Seu Eco... Sua Bússola



Por mais que estas linhas sejam bem harmonizadas e toquem o seu coração, nada poderá acontecer em sua atual existência sem a sua participação. É preciso constantemente fazer algumas reflexões, e com o livre arbítrio examinar novamente o seu coração, passar em revista em seu calendário interior. Algumas ações podem ser determinantes para o seu destino. Momentaneamente, a palavra é a bússola da alma, a força que abre portas e avenidas do nosso coração às fontes luminosas da vida ou às correntezas obscuras da desarmonia, caminhos para a doença, o pessimismo e a solidão. Tal sabedoria poder ilustrar tais apontamentos, estimulando o poder milagroso de alcançar riquezas infinitas, mas alguns deles nos chamam a atenção. Um turista foi visitar um famoso monge e ficou surpreso e incomodado ao ver que ele morava num quarto simples, com poucas mobílias, poucas roupas e alguns livros. Questionou o monge por ter tanta sabedoria e tão pouca bagagem. O monge perguntou a ele onde estão as suas? E ele respondeu que estava ali apenas de passagem. Eu também, disse o monge. Com isto podemos começar a concluir que a vida neste planeta de expiação e provas é somente uma curta passagem. No entanto, algumas pessoas vivem como se fossem determinantes da inteligência infinita e para ficar aqui eternamente e o pior de tudo, como se pudessem levar todos os seus objetos.

Em outra reflexão, são os filhos que estão hereditariamente envolvidos com os erros ou os acertos dos pais. Nossos filhos e futuras gerações precisam atentar-se a grande Teia da Vida. Foi assim que filho e pai caminhavam pelas montanhas e o filho ao escorregar gritou por socorro. Para sua surpresa, escutou uma voz se repetir em algum lugar da montanha, socorro. Curioso, o jovem pergunta quem é você? E recebe como resposta, quem é você? Contrariado, grita, seu covarde. Escuta como resposta, seu covarde. Desesperado, olha para o pai e pergunta o que é isso? O pai fala ao filho, preste atenção, e grita em direção à montanha, eu admiro você, e a voz responde, eu admiro você. E mais uma vez, você nasceu para vencer. A voz responde, você nasceu para vencer. O filho fica surpreso. O pai explica que as pessoas chamam isso de eco, ou seja, o espelho da vida. Podemos então entender que a vida lhe dá de volta tudo o que você diz ou faz, e é simplesmente o reflexo das nossas ações. O mundo é momentaneamente uma preparação para a oportunidade e provação da nossa capacidade para uma travessia consciente e pela Lei Universal vai lhe dar de volta exatamente o que você deu a ela. Cada um a suas obras.

E como um fazendeiro que vinha arando suas terras e por diversas vezes havia quebrado várias lâminas do arado. Um dia, depois de quebrar outras lâminas deste arado, decidiu finalmente fazer algo. Quando olhou para o local viu uma pedra e ficou surpreso ao descobrir que ela tinha aproximadamente apenas uns vinte centímetros, e que ela facilmente poderia ser retirada ou quebrada com um martelo. Com isso, seria bem melhor se ele tivesse tido a percepção necessária e enfrentado já da primeira vez este obstáculo e evitando assim tantos transtornos. O pior conflito é aquele que é ignorado ou não enfrentado.

Mas a vida é mesmo assim, esquenta e esfria, aperta e afrouxa, tempos para plantar, tempos para colher, mas o que a vida quer da gente é coragem e sabedoria para respeitar e saber o valor de cada um. Cada pessoa nos ensina muito em nosso dia a dia. E para finalizar nossas linhas harmoniosas, em uma de minhas recentes conferencias de final de ano, segurando uma nota de alguns reais, perguntei para o público quem a queria. Em alto e bom tom, muitos a queriam. Amassei a nota e depois perguntei se alguém ainda a queria. Muitos. Deixei a nota cair no chão e pisei sobre ela e perguntei quem quer essa nota. Puxa foi surpreendente, pois muitos ainda a desejavam e expressando grande energia. Com isto aprendemos mais uma valiosa lição que deveria ser aplicada em todos os relacionamentos, seja no trabalho, no lazer, na família ou na sociedade, principalmente para estimular a arte esquecida de ser diferente. Na verdade, não importou o que eu fizesse com a nota, pois, ela não perdeu o seu valor. Será que isto acontece com pessoas? Muitas vezes somos amassados e pisados e às vezes nós nos sentimos sem valor e sem importância. Mas não importa, você ainda é muito valioso para Deus. A vida é e sempre será entre você e Deus. O preço de sua vida não é pelo que você faz ou sabe, mas, pelo que você é na atual existência. Lembre-se que, nada, absolutamente nada do que os humanos disserem de você, te fará maior ou menor diante dos olhos de Deus. Nada pode tirar a sua dança, pois você nasceu para vencer. Seu desejo é uma ordem e nada acontece ao acaso. Bom dia e boas energias. Eu acredito em você.

Gilberto Pompermayer é psicanalista clínico e organizacional. www.gilbertopompermayer.ipira.net


Autor: Gilberto Pompermayer


Artigos Relacionados


Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

Livre ArbÍtrio.

A Viagem

Nessa Hora NÃo Perca A FÉ, Ache-a!

Amor é Fogo Que Arde Sem Se Ver

Escuta-me

Emoção Partida