Como saber se sua empresa está mal assombrada



Os fantasmas do desemprego e da crise estão rondando por aí.

Os dois companheiros de assombração estão procurando empresas e profissionais para se "encostar".

Os empresários e profissionais têm que se manter atentos, pois a melhor maneira de combater os fantasmas é impedir que eles se instalem.

Por exemplo, o fantasma da crise tem um gosto muito especial por empresas que:

Suas vendas estão em queda: um sinal clássico de que a crise está repercutindo na companhia. Há vários motivos para que os pedidos caiam nesta crise: a desaceleração econômica, o aumento do desemprego, a queda do nível de confiança do consumidor, a escassez de crédito para os clientes e a retração do preço das commodities, para quem é exportador, são alguns deles.

Têm aumento de seus custos e das despesas financeiras: a disparada do dólar e os juros ainda elevados podem pegar sua empresa no contrapé, se tiver muitas dívidas atreladas à moeda estrangeira ou títulos de dívidas. Mesmo que este não seja o caso, a redução do ritmo da atividade vai aumentar o peso dos custos fixos - entre eles, a folha de pagamento - para a empresa.

Têm dificuldade para obter capital de giro: com vendas menores e custos maiores, as empresas recorrem cada vez mais ao banco para financiar suas operações. O problema é que vivemos uma crise mundial de crédito, e a companhia pode não encontrar quem a financie.

Estão com compromissos atrasados: a próxima volta da espiral negativa é o não-cumprimento das obrigações. Os impostos deixam de ser recolhidos, os salários atrasam, os fornecedores ficam sem receber.

Importantes executivos estão saindo: quando nomes de peso da empresa começam a sair, pode ser um sinal de que as coisas estão piorando.

São obrigadas a dar férias coletivas e cortes: estágio mais temido pela maioria das pessoas, é um sinal claro de que a companhia está revendo sua capacidade produtiva, a começar pela mão-de-obra.

Se sua empresa se enquadra em alguma dessas características você tem que agir rápido e contratar um bom exorcista. Você vai precisar.

Bibliografia:
Portal Exame, publicado em 26 de janeiro de 2009

Autor: Alexsandro Rebello Bonatto


Artigos Relacionados


Sonhos Não São Apenas Sonhos

Melhore Sua ConexÃo Em 20%

Amor/desejo/odio

Diacronização!

Lacrimando O Sonho

Gabriela

Reflexão De Um Coração Ferido