UM BOM COMEÇO



Um bom começo

 

 

Tenho ocupado com certa freqüência este espaço de comunicação. Muito vezes falando ao vento! Parto da premissa de que as coisas são mais simples do que parecem. A educação começa antes do berço, e, portanto, falar de educação, de criança e de infância nos remete também aos cuidados de suas necessidades básicas, no tempo e espaço certos, isto é, no aqui e no agora. Com os pés fincados em nossa realidade, costumo dizer que “não moramos na Suíça”!

Uma das idéias simples que tenho tentando passar durante esses anos é que as crianças das classes populares - maioria da clientela das creches públicas - não podem entrar de férias! Muitas vezes, e, mais do que se imagina, é na creche que recebem a única alimentação do dia. Muitas pessoas argumentam que oferecer este atendimento nas férias é impossível porque as professoras precisam de férias, o que concordo! Mas a organização e o funcionamento das creches, nas férias, não depende disto!

Com muita alegria vejo que esta idéia tomou corpo em Corumbá, em que nove creches municipais funcionarão nestas férias, pelo projeto “Integração com as famílias na vivência com as crianças”, desenvolvido pela prefeitura desde 2006, também conhecido como “Mães Crecheiras”. Este projeto prevê remuneração para as mães que estão desempregadas cuidar, neste período, dos filhos de quem trabalha fora.  A supervisão será feita por quatro professores habilitados em Educação Infantil que desenvolverão as atividades de recreação e artes. Nestes 21 dias letivos as crianças farão cinco refeições diárias e participarão de atividades como passeios, aulas de música, pintura e projeções de cinema. A meta é atender 815 crianças, na faixa etária que vai dos três meses aos três anos e 11 meses de idade. O projeto está orçado em R$ 128.134,04, o que dá um custo de apenas R$157,00 por criança!

Apenas como sugestão, integraria a este projeto, os setores da saúde e da justiça de modo que aproveitassem este período também para revisões da saúde das crianças com pediatras, vacinas, dentistas, atendimento à família, além de palestras de educação e orientações para os pais sobre questões específicas, principalmente, sobre os direitos da criança. Está comprovado que as intervenções que englobam ao mesmo tempo nutrição, saúde, cuidados e educação são mais eficazes para melhorar o bem-estar e o desenvolvimento das crianças do que aquelas que se limitam a um determinado aspecto.

Espero que este projeto simples, mas necessário, seja copiado, o quanto antes, pelos outros municípios do Estado, principalmente, pelos prefeitos que assinaram recentemente o termo de compromisso - Prefeito Amigo da Criança. O apoio político é um elemento essencial, para se desenvolver uma política para crianças, do nascimento até os oito anos de idade, especificando as responsabilidades administrativas e os compromissos orçamentários dos setores envolvidos e das agências de governo. E sonhando um pouco mais, ainda hei de ver, em algum lugar de nosso Estado a criação de uma secretaria ou agência para lidar com a política relacionada à primeira infância, que seja capaz de criar mecanismos de coordenação intersetorial e de estabelecer parcerias mais numerosas e sólidas entre o governo e o setor privado - importante co-participe e cofinanciador da ECPI - Educação e Cuidado na Primeira Infância, em muitas regiões do mundo.

A prefeitura de Corumbá começou muito bem 2009! O município tem sido pioneira no atendimento à criança pequena e é um dos poucos, de Mato Grosso do Sul, a integrar, de verdade, as creches ao sistema municipal de ensino, e isto desde 1999! E com este projeto “Integração com as famílias na vivência com as crianças” cumpre o primeiro objetivo da Educação Para Todos, que é: expandir e melhorar “a educação e os cuidados na primeira infância, especialmente para as crianças mais vulneráveis e em maior desvantagem”.

“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade!"

 


 

 

 

 


Autor: Ângela Maria Costa


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