Importância da História da Engenharia na Sociedade Contemporânea.



INTRODUÇÃO

Engenharia é a arte, a ciência e a técnica de bem conjugar os conhecimentos especializados de uma dada área do saber, com o apoio da viabilidade técnico-econômica, para produzir novas utilidades e transformar a natureza, em conformidade com idéias bem planejadas. Várias são suas especialidades que aliados às novas tecnologias, mais e mais especialidades continuamente estão a surgir. [1]

A história da engenharia é muito fascinante uma vez que, permite que se conheça e se valorize as extraordinárias construções edificadas pelo homem desde a pré-história até os dias atuais, ao mesmo tempo revelam que as construções, além de satisfazerem as necessidades do homem em uma determinada época, são valorosas e importantes expressões culturais, sociais, políticas e econômicas das sociedades que as construíram. Em paralelo mostra o papel fundamental que as novas estruturas e os novos sistemas estruturais tiveram, e continuam tendo, no processo da construção civil, e o papel do profissional engenheiro que aliado a outros profissionais podem elaborar projetos arrojados e seguros, melhorando a qualidade de vida da população.

O trabalho que ora apresentamos refere-se à Importância da História da Engenharia na Sociedade Contemporânea, de modo que o leitor possa compreender o processo evolutivo da Engenharia, por ser um grande tema, para a formação dos futuros engenheiros.

2. HISTÓRIA DA ENGENHARIA

O termo engenharia vem do latim "ingeniu", que quer dizer faculdade inventiva/criativa, talento. [2] O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para sua vida e com isso, inventando objetos a partir das suas necessidades. O conceito atual de engenharia, como profissão regulamentada, é relativamente recente podendo se dizer que data da segunda metade do Séc. XVIII.Entretanto, sua história confunde-se com a história da própria humanidade e teve início há cerca de sete milhões de anos, quando o homem abandonou as frias e úmidas cavernas. [3]

Com a descoberta da agricultura e da pecuária, o homem deixou de ser nômade, passando a estabelecerem-se em locais fixos, construindo inicialmente abrigos rudes, tendas, aldeias e construções primitivas. Associado a essa nova prática, veio à descoberta do fogo e a conquista da fala, que em muito permitiu a maior comunicação entre seus pares, e troca de informações necessárias capazes de conduzi-los a grandes conquistas.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.


Autor: Larissa Gomes


Artigos Relacionados


O Perfil Do Administrador Hospitalar Na Rede PÚblica Municipal De SaÚde De SÃo LuÍs - Ma

Estudo Para ImplantaÇÃo E ReestruturaÇÃo De Sistema Erp Para Gerenciamento De ProduÇÃo E DecisÕes Corporativas

A Ética Docente Como Influência No Ensino – Aprendizagem De Crianças Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Engenharia Social

Da Poética Libertadora

Engenharia Clínica: Um Passo Rumo à Acreditação Hospitalar

Relação Professor-aluno