Terceira Idade: Qualidade de Vida e Conflito dos Idosos



Com base nas questões da Qualidade de Vida que envolvem o idoso, nesta pesquisa foram feitas coletas de dados para se identificar e comparar algumas características dos idosos em três fases especificas, sendo o Idoso Interno em Casa de Repouso, o Idoso Domiciliado, ou seja, o idoso que reside com a família e os idosos que freqüentam Clubes de 3ª Idade e que praticam algum tipo de atividade física. O que se objetivou foi avaliar e analisar comportamentos, depressão, solidão, alta ou baixa auto-estima, inclusão e exclusão no meio social, a participação do idoso como individuo ativo na sociedade, e outras características de extrema importância para a conclusão deste trabalho. Levou-se em consideração, principalmente a importância da Qualidade de Vida dos Idosos sob o ponto de vista bio-psico-social. O estudo em questão é comparar qualitativamente, levantar dados, refletir sobre o que a Instituição pesquisada oferece para a Qualidade de Vida dos Idosos. As etapas do estudo foram desenvolvidas em Casa de Repouso, domicílio, e na própria instituição onde os idosos se encontram internados, que também oferece atividades de vários seguimentos para os idosos externos. O que mais se pode perceber é que o idoso asilado tem maior tendência a apresentar depressão, comprometimento da pressão arterial, tomam mais medicamentos e o quadro de stress é mais alterado do que os demais. O que se conclui com esta pesquisa é que os idosos que se preocupam com uma qualidade de vida são mais saudáveis, dinâmicos, alegres, tomam menos medicamentos, ao contrário dos idosos que estão internos em asilos. Esses já apresentam um declínio no quadro clÍnico, estão limitados no espaço físico e na participação social, o que os impossibilita de terem uma vida social saudável e ativa. Palavras Chave: Idosos, Qualidade de Vida, auto estima, família.

Segundo ALBUQUERQUE (2003): A "Qualidade de vida na velhice" é uma meta a ser alcançada, adotando-se medidas e programas para que os idosos sejam vistos como um recurso valioso para a sociedade e não um fardo..."

Segundo PAPALÉO NETTO (1996): Pelo laser, em que o mesmo se presta à ampliação da consciência individual e social, ao aguçamento da sensibilidade com relação às manifestações culturais, ao desenvolvimento da criatividade e à estimulação de sentimentos de solidariedade e práticas de cooperação entre grupo e pessoas para o laser, como a possibilidade de desenvolvimento de um processo educacional de crescimento humano aproximando gerações e facilitando oportunidades de surgimento de talentos.

Finalmente o laser é encarado como desenvolvimento da personalidade, como tempo de sociabilidade que permite a participação criteriosa do individuo na vida política, social, econômica e cultural.

Então pode-se concluir, que o laser, ainda mais para os idosos é de suma importância, pois faz com que eles participem da vida cultural, social e econômica, tendo participação ativa na sociedade, ou seja, conforme PAPALÉO NETTO (1996, p 99), O "fazer", a "ação", é uma entre as necessidades básicas do homem. É através da ação que o individuo, seja qual for a sua idade, explora e domina a si próprio e ao mundo que o cerca. Ele cria, descobre, aprende, se realiza, se relaciona, se transforma e transforma seu meio e seu mundo. Desta forma constrói sua própria história determinando inclusive o que conseguir, objetivando e assimilando valores.

O fazer incluí atividades que vão desde os cuidados pessoais (higiene), as atividades da vida diária (AVD) – comer, vestir, locomoção, comunicação, etc; as atividades da vida prática (AVP) – telefonar, fazer compras, pagar contas, etc; o trabalho, o laser e a manutenção dos direitos e papéis sociais.

PAPALÉO NETTO (1996) determina que na terceira idade, na velhice, ou ainda na aposentadoria, o individuo, na maioria das vezes, deixa seu trabalho remunerado, mas não deixa de "fazer".

Essa necessidade continua, pois é constante, é dinâmica, é evolutiva. O fato de se ouvir por parte de alguns "já fiz muito, quero descansar, plantei, agora quero colher os frutos" não deixa de ser um direito adquirido, mas não é uma atitude saudável, principalmente quando as pessoas se limitam a permanecer só com essas respostas: poderíamos dizer até que é uma atitude desmobilizadora.

O descansar é importante, o colher os frutos também, mas só isso não basta para esse período da vida em que o indivíduo adquiriu toda uma experiência, uma vivência: ele tem ainda muito a dar e a receber, principalmente a trocar, precisa continuar vivendo, lutando, crescendo. O crescimento evidentemente não é nem em tamanho, nem em competência profissional, mas é na vida afetiva, social e intelectual.

O dimensionamento do laser reside na possibilidade de suscitar atitudes ativas durante a utilização do tempo livre, como a participação consciente e voluntária na vida social, opondo-se ao isolamento e ao recolhimento social, e a exigência de um progresso pessoal livre, de um equilíbrio na medida do possível pessoal, entre o repouso, a distração e o desenvolvimento contínuo e harmonioso da personalidade.

Segundo Dumazedier (apud PAPALÉO NETTO, 1996, p.102), distingue no lazer três funções principais:

A – Descanso, como a função segundo a qual o laser é um reparador dos desgastes físicos e mentais provocados pelas tensões das obrigações cotidianas;

B – Recreação, divertimento e entretenimento, como a função que tem um caráter de reparador do tédio

C – A terceira função é a de desenvolvimento pessoal que, segundo o autor, "é a função que permite uma participação social maior e mais livre, a prática de uma cultura desinteressada do corpo, da sensibilidade e da razão. Além da formação prática e técnica oferece novas possibilidades de integração voluntária à vida de agrupamentos recreativos, culturais e sociais, cria novas formas de aprendizagem voluntária a serem praticadas durante toda vida e contribuí para o surgimento de condutas inovadoras e criadoras. Suscita no indivíduo livre de suas obrigações profissionais comportamentais deliberadamente escolhidos e que visem ao completo desenvolvimento da personalidade dentro de um estilo de vida pessoal e social".

Também pode-se citar a classificação, que segundo Dumazedier (apud PAPALÉO NETTO, 1996, p.103) fez das atividades de laser distinguindo-as por áreas de interesse, que são:

a)manuais – são atividades práticas que trazem prazer através do manuseio da matéria-prima imprimindo-lhes um sentido estético ou utilitário;

b)intelectuais – o laser pode ser um exercício do conhecimento em qualquer campo, pois tudo na vida é fonte de conhecimento, de informação e de aprendizagem;

c)associativas – sempre pode haver um conteúdo de sociabilidade expresso no contato com amigos, parentes, colegas de trabalho ou de bairro, é o prazer do convívio social com outras pessoas;

d)artísticas – ligadas ao campo estético, do belo, da emoção, do encantamento, do sentimento;

e)físicas – são aquelas atividades que levam o individuo a conhecer novos lugares, novas formas de vida permitindo um curto períodoalterar a rotina cotidiana, utilizar férias, fins de semana, praia, montanha, lugares históricos, sítios, casa de campo, visitas a shopping center, parques e outras.

Além da classificação acima, para PAPALÉO NETTO (1996), pode-se também destacar que existem os centros de convivência para os idosos, também chamados grupos de idosos, grupos de terceira idade, clubes e similares, e existem com diferentes objetivos, como para criar novos valores, novas maneiras de pensar e de agir.

Nesses centros as pessoas conhecem outras pessoas, redescobrem-se, trocam, vivem, sonham, ajudam-se. De um modo geral estes centros tem contribuído para:

a)facilitar a oportunidade grupal, de sociabilização, de participação, de vivência de manutenção dos direitos e papéis sociais;

b)ajudar ao idoso através das diferentes atividades a vencer sua constante incapacidade para lidar com perdas múltiplas;

c)manter e adaptar pelo maior tempo possível a sua independência física, mental e social;

d)auto estimular o individuo para realizar atividades visando o treinamento sensorial e o desenvolvimento da criatividade;

e)reconstruir padrões de vida e atividades;

f)avaliar o desempenho adaptativo do idoso como um dos indicadores da saúde;

Tais centros podem então ser:

a)de ação social, por exemplo, para visitas e cuidados a idosos doentes, confecções de roupas, atividades em creches, etc.

b)De desenvolvimento de atividades culturais; teatro, música, coral, oficina literária, etc.

c)De socialização, onde as pessoas se reúnem para trocar;

d)De produção, confecção de objetos para serem comercializados. Ex: artesanato, criação de animais, horticulturas, etc.

e)De desenvolvimento de atividades educacionais: palestras, filmes, informações, etc


Autor: Ana Maria Nogueira Pastor


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