O Professor diante de alunos com Condutas Típicas



Sabemos que nenhuma criança com Condutas Típicas é igual à outra, cada uma apresenta particularidades e especificidades inerentes a cada caso.

Nesse sentido a relação professor/aluno necessita basear-se no conhecimento que se tem sobre as Condutas Típicas e as características individuais dos alunos, de maneira afetiva abolindo toda forma de preconceito e estimulando o respeito ao outro.

Compreendemos que o perfil do educador comprometido com a inclusão de seus alunos, necessita estar vinculado aos valores éticos, com sólida formação acadêmica e teórica, com uma postura observadora, questionadora e humanista. Procurando parcerias com outros profissionais para diagnosticar e saber trabalhar com esses comportamentos, em consonância com a família que possui o poder de decidir ou não por uma intervenção ou tratamento.

Cabe ainda ao professor estar em constante formação continuada, avaliando suas práticas para planejar, implantar e avaliar programas, planos e projetos de atendimento individual especializado, incentivando a participação de toda a comunidade escolar no processo educacional.

E à instituição escolar cabe a tarefa imprescindível de subsidiar as práticas pedagógicas de seus educadores nesse processo de inclusão.

Cleusa Borges Bessa

Mariléia Barreto de Araújo

Tânia Mara T. Trecino

Tânia Regina Silva Borges

Alunas do Curso de Pós Graduação em Educação Especial IBPEX/FACINTER

Boa Vista, maio de 2008.


Autor: Tânia Trecino


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