A Tecnologia no Ambiente Educacional



Estamos vivendo uma revolução no que diz respeito ao acesso das informações. Ambientes tradicionais como bibliotecas já não são a única fonte de consultas das mais variadas áreas do conhecimento.  Não podemos contestar que estes ambientes instigam a leitura e a fome pelo aprendizado de muitos estudantes e pesquisadores pelo mundo afora, contudo, o vertiginoso avanço e fusão da informática com as telecomunicações traz para o aconchego de nossos lares todo o conteúdo das bibliotecas e um pouco mais.

É verdade que esse “um pouco mais” também traz o indesejável, porém o mau uso da tecnologia é assunto para outro artigo.

Infelizmente as escolas, se não todas, a maioria, não acompanha o avanço tecnológico e, consequentemente, não tira proveito dos recursos que a revolução digital disponibiliza, como lousas interativas ou digitais, canetas eletrônicas para estas lousas, datashow’s e outros equipamentos como o próprio computador.

Com base em informações do Instituto Galileo Galilei, o jornal Diário Catarinense, edição de 01 de março de 2009,  simulou como seria o novo ambiente de estudo.

Sala de aula com recursos multimidia segundo simulação do jornal diário catarinense com base em informações do Instituto Galileo Galilei.
O mínimo de recurso tecnlógico aliado a criatividade do professor traz muitos benefícios e enriquece e muito o processo de ensino/aprendizagem.  O que nos faz lembrar que nada adianta uma sala de aula com equipamentos de ponta, no que diz respeito a tecnologia, se o professor não está treinado para utilizá-los, ou melhor dizendo, se o professor “não faz idéia” das ferramentas que estão a sua disposição.  Falta de planejamento aliada a tecnologia em sala de aula também não é uma boa combinação, pois as consultas a internet, por exemplo, tem que ser determinadas e autorizadas pelo educador em momentos oportunos.

Mais uma vez enfatizo que a tecnologia tem que ser aliada do professor em sala de aula, e não aliada do ócio e desinteresse por parte do aluno com relação ao assunto abordado pelo professor. Sabemos que alguns aprendem melhor ouvindo, outros escrevendo ou anotando, e outros vendo, vizualizando.  Perfeito!  O ambiente multimídia moderno nos possibilita levar tudo isto para a sala de aula, por isso colegas educadores, planejem os conteúdos a serem abordados com o auxílio de todos os recursos e façam brotar o que há de melhor na mente dos alunos.


Autor: Anderson Barbosa


Artigos Relacionados


Um Professor Disciplinado Precisa De Um Plano De Aula

Avaliação Na Educação Infantil

Mapas Conceituais

A RecuperaÇÃo No Processo Ensino-aprendizagem.

A Análise De Swot Da Seduc/ma

TraÇos De Um Povo

Livro Didático - Como Ocorre O Processo De Escolha?