O ESTUDO COMPARATIVO DE XADREZ ENTRE OS MELHORES E OS MENORES COLOCADOS NA CATEGORIA MASCULINO DOS JOGOS DA JUVENTUDE DO PARANÁ DE 2005
Introdução: O envolvimento do autor com a prática do xadrez em âmbito escolar, instigou a procura de
desvendar o perfil dos melhores jogadores do Paraná, para que através disso, pudesse transferir esse
conceitos dos melhores, para os alunos que estão iniciando na prática.
Objetivo: Descrever a diferença do perfil dos melhores e menores colocados nas categorias relâmpago,
rápido, e convencional, ‘’ Partida Relâmpago é aquela aonde todos os lances devem ser feito num limite de
tempo predeterminado inferior a 15 minutos para cada jogador, o rápido num limite de tempo
predeterminado inferior a 15 a 60 minutos, e o convencional num limite de tempo predeterminado de 1 a 4
horas para cada jogador. (CALLEROS, 1998 E SHITSUKA, 2004),que participam da fase final dos Jogos da
Juventude do Paraná na Categoria Masculino com faixa etária entre 12 e 17 anos.
Metodologia: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e transversal, com abordagem
qualitativa que avaliou 60 atletas, o estudo foi realizado através de questionário aberto com oito perguntas,
mais os resultados das pesquisas foram organizados com 4 perguntas, necessárias para o estudo
comparativo. A coleta de dados foi realizada nos dias 29 e 30 de setembro de 2005, nas dependências da UNIPAR CAMPUS 02, TOLEDO/PR.
Discussão: A primeira pergunta identificou que entres os melhores 58% aprenderam a jogar com os
professores, 25% com parentes e 17% com os amigos, enquanto entre os menores, 40% com professores,
30% aprenderam com os amigos, 16,5% aprenderam com os amigos, 10,2% aprendeu sozinho e 3,3% com
os vizinhos, pode-se verificar que houve pouca diferença nos conceitos de aprendizagem, mas é importante
ressaltar que tanto entre os melhores e menores pontuadores 49% dos alunos aprenderam a jogar com
seus professores,mostrando assim que os professores tem uma papel importante na formação do
enxadrista, tanto em aspectos pedagógicos, como para a iniciação dos atletas em esporte de rendimento.A
segunda e a terceira sobre o tempo gasto de semanalmente com a prática de xadrez, pode identificar que
em média os melhores treinam 1 hora e 30 minutos por dia, enquanto os menores pontuadores treinam
apenas 34 minutos, isso evidência que quem prática e estuda mais xadrez, tem um melhor rendimento em
competições em todas as categorias: relâmpago, rápido, e convencional, pois os melhores treinam 63% a
mais do que os menores pontuadores. Quando questionados sobre o local da prática, dentre os melhores
67,8% praticam no clube, 10,7% praticam em casa e 21,2% praticam e outros lugares como: ginásio da
cidade, casa e no clube, na casa e na internet e na fundação esportiva, e entre os menores pode-se
identificar que 50% praticam no colégio, 23,3% praticam em casa e 26,5% praticam em outros lugares,
como: ginásio da cidade, clube ou em qualquer lugar, verifica-se aqui um grande contraste, entre os
melhores 67,8% praticam no clube, onde estão reunidos jogadores de nível mais elevado, lugares como
clube ou associações de xadrez são hoje considerados lugares essenciais para a prática de xadrez como
esporte de rendimento, enquanto que entre os menores 50% praticam no colégio, pode-se verificar que
dentro dos colégios tanto particulares como estaduais, os professores não são capacitados para ministrar
aulas especificas de xadrez, pois dentro da educação física o xadrez e visto como uma das muitas
atividades a serem trabalhas, e os alunos que sobre-saem a uma grande maioria no colégio, são
convidados a participar de jogos, mas pela falta de experiência e contato com o xadrez profissional, acabam tento um rendimento baixo nas competições.
Conclusão: O estudo permite concluir que a prática diária do xadrez e muito importante para o
desempenho dos atletas, pois os melhores praticam 1 hora e 30 minutos por dia, enquanto entre os
menores praticam apenas 34 minutos, o local da prática mostra-se muito importante para formação, pois
dentre os melhores 67,8% praticam no clube, enquanto 50% praticam no colégio, onde muitas vezes não é
possível encontrar professores capacitados enxadristicamente.
Referências:
CALLEROS, Carlos. Xadrez: Introdução á Organização e Arbitragem. 2º Edição.Curitiba,1998. 128p.
SHITSUKA, Rabbith I. C. M; SHITSUKA, Caleb D. W. M; SHITSUKA, Ricardo; SHITSUKA, Dorlivete M. Meu
primeiro livro de Xadrez. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda. 2004. 31pg.
Autor: Cleiton Marino Santana
Artigos Relacionados
O Perfil Dos Atletas Do Xadrez Masculino Nos Jogos Da Juventude Do ParanÁ De 2005
O Perfil Da PrÁtica Dos Catarinenses No 52º Catarinense Absoluto E Femino De Xadrez Realizado Em Piratuba-sc Em 2006
Perfil Dos Alunos Participantes Do Vi SeminÁrio Internacional De Xadrez Escolar Realizado Na Cidade De PinhÃo – ParanÁ Em 2007
O Perfil Da PrÁtica Dos UniversitÁrios Que Participaram Da Modalidade De Xadrez RÁpido Nos Jogos Universitarios De 2007
O Perfil Da PrÁtica Do Xadrez Feminino Nos Jogos Colegiais Do ParanÁ De 2005
O Desenvolvimento Do Xadrez Na Escola Como Apoio PedagÓgico
AnÁlise Sobre O Desempenho De MemÓria Apartir Do Rating Dos Atletas De Xadrez Que Participaram Dos Jogos Da Juventude Do ParanÁ 2006