O PERFIL DA PRÁTICA DOS CATARINENSES NO 52º CATARINENSE ABSOLUTO E FEMINO DE XADREZ REALIZADO EM PIRATUBA-SC EM 2006
Introdução: Com o intuito de avaliar o perfil da pratica do Xadrez no estado de Santa Catarina, buscaremos
identificar o perfil das atletas, e assim, para posteriormente, fazer uma analogia, com atletas de outros
estados.
Objetivo: Descrever os perfis das atletas catarinenses, que participaram do 52º Catarinense Absoluto e
Feminino, da modalidade de Xadrez Convencional “o Xadrez Convencional é a modalidade onde todos os
movimentos devem ser feitos num limite de tempo predeterminado inferior a 60 a 120 minutos, (CALLEROS,
1998 E SHITSUKA, 2004), realizado em Piratuba- Sc.
Metodologia: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e transversal, com abordagem
qualitativa que avaliou 31 atletas,19 do absoluto e 12 do feminino, através de um questionário com 07
perguntas aberta, A coleta de dados foi realizada nos dia 11 a 14 de dezembro, de 2006, nas dependências
do Hotel Tirolesas, em Piratuba.
Discussão: A primeira pergunta identificou que 60% aprenderam com o professores, 20% aprenderam com
os pais, 10% com os irmãos e 10% com os tios, essa grande porcentagem que aprenderam com os
professores, também é identificada no Paraná, essa é uma grande questão que esta sendo identificada no
sul do Brasil, a segunda pergunta e a terceira pergunta, sobre quanto tempo, você pratica Xadrez, pode-se
identificar que a 60% participam a mais de 12 anos, 20% a mais de 2 anos, 10% mais de 6 anos e 10% a
mais de 1 ano,pode observar que a metade dos jogadores, tem 12 anos, de experiência, com a pratica do
xadrez, isso é simplesmente um fator primordial, para o despenho do xadrez, isso se revela pelo grande
nível, na qual se encontra o evento, a quarta pergunta sobre, onde praticam,60% praticam no clube de
cidade e 40% em casa,pode-se observar que grande parte dos jogadores (60%),praticam xadrez nos clube
das cidades, “os atletas praticam xadrez nos clube, porque encontram-se os jogadores de maiores nível,
tornando assim, um grande incentivador da cultura do pensar” (CALEGARI E SANTANA, 2006), a quinta
pergunta,sobre por que eles praticam Xadrez, identificou que 40% por que gostam, 20% desenvolve a
mente, 20% por que acham o jogo interessante, 10% para viajar e 10% pela profissão, destaca aqui, a
aptidão por praticas intelectuais, pois a (40%), praticam o xadrez, pelo fato de gostar, sexta pergunta, sobre
qual é o objetivo com a prática do Xadrez, 30% responderam que é se tornar GM ‘’Grande Metres são
jogadores que tem um rating de 2399 acima’’(EADE, 2002) , 20% ganhar o Brasileiro, 20% ajudar a mente,
20% ter experiência para profissão e 10% para obter bom resultados, a sétima pergunta, sobre se praticam
algum outro esporte além do Xadrez, podemos identificar que 80% não praticam, e 20% praticam futebol.
Conclusão: O estudo permite concluir que o professor assume um papel fundamental no desenvolvimento
do xadrez, pois o mesmo é responsável por ensinar as atletas (60%), sendo esse percentual também visto
no Paraná, verifica-se também que (60%) dos enxadristas, praticam o Xadrez nos clubes das cidades,
mostrando a grande importância do Clube para a formação enxadristica, essas perspectiva também é
acentuada no Paraná.
Referências:
CALLEROS, Carlos. Xadrez: Introdução á Organização e Arbitragem. 2º Edição. Curitiba, 1998. 128p.
CALEGARI. D. R; SANTANA. M.C. O perfil dos atletas do xadrez masculino nos jogos da Juventude
do Paraná de 2005. 5º Encontro de Iniciação Cientifica do Paraná – Umuarama, 2006.
SHITSUKA, Rabbith I. C. M; SHITSUKA, Caleb D. W. M; SHITSUKA, Ricardo; SHITSUKA, Dorlivete M. Meu
primeiro livro de Xadrez. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda. 2004. 31pg.
EADE, James. Xadrez para Leigos. 3ª ed. São Paulo: Editora Mandarim, 2002.379p.
Autor: Cleiton Marino Santana
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