PERFIL DOS ALUNOS PARTICIPANTES DO VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE XADREZ ESCOLAR REALIZADO NA CIDADE DE PINHÃO – PARANÁ EM 2007



Introdução: Com intuito de elevar a compreensão sobre o desenvolvimento do xadrez escolar e seus processos de ensino aprendizagem, foi desenvolvida uma oficina de pesquisa no VI Seminário Internacional de Xadrez Escolar realizado na cidade de Pinhão – Paraná dos dias 10 a 14 de dezembro de 2007. Objetivo: O estudo procurou identificar o perfil e os métodos de treinamentos dos alunos participantes do evento, e a formação de seus professores. Metodologia: O estudo avaliou 285 alunos de colégios Estaduais do Paraná, através de um questionário com sete (07) perguntas abertas, a coleta de dados foi realizada durante os dias do evento das 17h – 18h. Resultados: O primeiro questionamento procurou identificar com quem os alunos aprenderam a jogar xadrez, verificou-se que 50% aprenderam a jogar com seus professores, 30% com parentes, 14% com amigos, 06% aprenderam sozinho. O segundo questionamento identificou onde os alunos praticavam xadrez, 53% praticam no colégio, 18% no colégio e casa, 14% em casa, 10% no computador e 05% clube. O terceiro questionamento identificou quem incentiva os alunos a praticar xadrez, em 77% são o colégio, 11% a prefeitura, 06% ninguém incentiva, 04% os parentes e 02% clube. No quarto questionamento identificou a formação de quem ministra aulas de xadrez, pode verificar que em 87% são professores, 06% jogador, 04% acadêmicos, 02% amigos, 01% ninguém incentiva. No quinto questionamento procurou identificar qual disciplina o professor de xadrez ministra no colégio, em 85% são professores de educação física, 09% professor de matemática, 02% professor de português, 01% professor de Inglês, 03% ninguém ministra aula. No sexto questionamento procurou identificar como o colégio incentiva os alunos a praticar xadrez, em 34% através de material e viagem, 28% treinos no colégio, 16% treino e viagem, 10% material, treino e viagem, 09% apoio moral e 3% através de livros. No último questionamento identificou quais são os recursos que os alunos utilizam para treinar xadrez, podemos verificar que em 32% são livros de xadrez, 30% prática no colégio, 27% praticam através da internet, 10% praticam em campeonatos e 01% praticam através do colégio. Discussão: Segundo Santana e Calegari (2006) o desenvolvimento do ensino-aprendizagem enxadristico os professores obtêm um papel significativo na formação do aluno, pois 50% dos alunos aprenderam a jogar xadrez com seus professores nos colégios, 53% dos alunos praticam xadrez no colégio e 77% dos alunos são incentivados a praticar xadrez pelo colégio. Sobre o perfil dos professores, 87% são professores com graduação, e 85% são professores de educação física. Conclusão: A função do xadrez no colégio e maximizar os recursos de aprendizagem ao aluno, para desenvolver suas habilidades individuais e coletivas, de forma comprometida e organizada, entendendo que neste processo, que o xadrez é a ferramenta, e o professor o motivador (SANTANA, 2008). Referências Bibliográficas: SANTANA, C. M.; CALEGARI, D. R. Perfil dos Atletas do Xadrez Masculino nos Jogos da Juventude do Paraná/2005. In: Anais do V Encontro de Iniciação Científica, V Fórum de Pesquisa da UNIPAR, I Encontro Científico do Mestrado em Ciência Animal e I Encontro Universidade e Comunidade: Compartilhando a construção do conhecimento., 2006. p. 109-109. SANTANA, C. M. Investigação sobre as inferências dos cursos de formação e capacitação dos docentes e sobre as atividades de implementação e manutenção do xadrez escolar nos municípios. Relatório de Iniciação Científica e Integração Acadêmica da Universidade Federal do Paraná por ocasião da conclusão das atividades de Iniciação Científica – Matinhos – Paraná 2007- 2008.
Autor: Cleiton Marino Santana


Artigos Relacionados


O Estudo Comparativo De Xadrez Entre Os Melhores E Os Menores Colocados Na Categoria Masculino Dos Jogos Da Juventude Do ParanÁ De 2005

O Perfil Da PrÁtica Dos Catarinenses No 52º Catarinense Absoluto E Femino De Xadrez Realizado Em Piratuba-sc Em 2006

O Perfil Dos Atletas Do Xadrez Feminino Nos Jogos Da Juventude Do ParanÁ De 2005

O Perfil Dos Atletas Do Xadrez Masculino Nos Jogos Da Juventude Do ParanÁ De 2005

O Perfil Da PrÁtica Do Xadrez Feminino Nos Jogos Colegiais Do ParanÁ De 2005

O Perfil Da PrÁtica Dos UniversitÁrios Que Participaram Da Modalidade De Xadrez RÁpido Nos Jogos Universitarios De 2007

Xadrez No Ensino Da MatemÁtica: Uma ExperiÊncia De Ensino