O DESENVOLVIMENTO DO XADREZ NA ESCOLA COMO APOIO PEDAGÓGICO
Introdução: Diante do baixo rendimento dos alunos em sala de aula, houve a necessidades de criar
uma alternativa educacional para minimizar o problema, com isso foi implementado o projeto de
Xadrez “Mate em Dois” para desenvolver as faculdades mentais dos alunos (CBXE, 2007).
Objetivo: Identificar se a prática do xadrez pode ajudar no desenvolvimento escolar dos alunos,
identificar a familiaridade do professor com o xadrez, e as principais dificuldades dos alunos em
sala de aula.
Metodologia: O estudo avaliou 13 professores da Escola Municipal José Cezário de Castilho, do
Município de São José do Rio Claro – Mato Grosso, através de um questionário com seis (06)
perguntas abertas, a coleta de dados foi realizada no dia 10 de Julho de 2008.
Resultados: O primeiro questionamento verificou que 85% dos professores não sabiam jogar
xadrez, mas no segundo questionamento, verificou que 100% gostariam de aprender. No terceiro
questionamento verificou que 77% dos professores acham o xadrez um jogo difícil. No quarto
questionamento quando questionados quais são as principais dificuldades dos alunos na
aprendizagem escolar, 37% descreveram falta de concentração, 25% falta de interpretação, 19%
falta de atenção, 19% falta de raciocínio. O quinto questionamento procurou verificar as habilidades
que ajudariam os alunos a melhorar na aprendizagem escolar, 41% descreveram mais concentração,
30% raciocínio lógico, 19% disciplina, 10% melhor convivência familiar. No sexto questionamento
identificou que 100% dos professores acreditam que esses benefícios adquiridos no xadrez, possam
melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula.
Discussão: O estudo identificou que 85% dos professores não sabiam jogar xadrez, mas 100%
gostariam de aprender, isso demonstra que entre os professores o xadrez é uma ferramenta nova,
mas tem muita aceitação entre os docentes. Verificaram que 37% dos professores observaram falta
de concentração nos alunos, 24% problemas na interpretação, 19% falta de atenção e 19% falta de
raciocínio em sala de aula, essas habilidades podem ser desenvolvidas pelo professor de xadrez
através das aulas, pois o xadrez é uma ferramenta que possibilita o aluno a desenvolver habilidades
como: pensamento lógico poder de atenção e concentração, imaginação, criatividade, julgamento,
planejamento, imaginação, antecipação, vontade de vencer, paciência, autocontrole, o espírito de
decisão e a coragem, a inteligência e o interesse pelas línguas estrangeiras FERRACINI (1998).
Conclusão: Verificou-se que as principais dificuldades encontradas pelos professores nos alunos
são: falta de concentração, interpretação, atenção e de raciocínio, e que essas dificuldades
correspondem diretamente com as habilidades que o xadrez desenvolve, assim 100% dos
professores que vivenciaram o projeto acreditam que a prática do xadrez possa melhor o
desempenho do aluno em sala de aula, verificando que o xadrez pode ser usado com ferramenta
pedagógica.
Referências bibliográficas:
MATE EM DOIS. Confederação Brasileira de Xadrez Escolar. Capacitação de professores, e
desenvolvimento do xadrez Escolar no Brasil. Paranaguá- 2007.
FERRACINI, L.G. Xadrez no Currículo Escolar - Ensinando xadrez para crianças a partir dos 3
anos de idade.Paraná:Editora Midiograf,1998.
Autor: Cleiton Marino Santana
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