Câncer do colo do útero /câncer cervical
FATORES DE RISCO
Vários são os fatores de risco associados parao câncer do colo do útero, como as BAIXAS CONDIÇÕES SÓCIO ECONÔMICAS, INÍCIO PRECOCE DA ATIVIDADE SEXUAL, MULTIPLICIDADE DE PARCEIROS SEXUAIS, TABAGISMO(diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados), à HIGIENE ÍNTIMA INADEQUADA e USO PROLONGADO DE CONTRACEPTIVOS ORAIS. Estima-se em 900 MIL NOVOS CASOS DE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO /ANO NO MUNDO.
PREVENÇÃO
A PREVENÇÃO PRIMÁRIAdo câncer do colo do útero pode ser realizada através do uso de PRESERVATIVOSnuma relação sexual. A prática do sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV(PAPILOMAVIRUS HUMANO).
A principal estratégia utilizada para detecção e diagnóstico precoce do câncer (PREVENÇÃO SECUNDÁRIA) no Brasil é através da realização do EXAME PREVENTIVO conhecido popularmente como exame de PAPANICOLAU . Mulheres GRÁVIDAS PODEM REALIZAR O EXAME também. O exame consiste na coleta de material do colo do útero , e pode ser realizado nos postos ou unidades de saúde que tenham profissionais da saúde capacitados para realizá-los.A fim de garantir a EFICÁCIA dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disto, o exame não deve ser feito no PERÍODO MENSTRUAL pois a presença de sangue pode alterar o resultado.
QUEM E QUANDO FAZER O EXAME PREVENTIVO
Toda mulher na faixa etária dos 25 aos 59 anos, que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo anual .
VACINAÇÃO
Recentemente foi liberada uma vacina para o HPV. É importante enfatizar que esta vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.
SINTOMAS
Existe uma FASE PRÉ CLÍNICA, sem sintomas do câncer do colo do útero, e uma FASE CLÍNICA com os sintomas de SANGRAMENTO VAGINAL, CORRIMENTO UTERINO e DOR.
Tratamento
O tratamento adequado para cada caso deve ser avaliado e orientado por uma equipe multidisciplinar ( médico, psicóloga, etc...).Os EFEITOS PSICOLÓGICOS podem se fazer notar em mulheres com câncer de modo geral. O CÂNCER é UMA DOENÇA CRÔNICA e pode o paciente apresentar sintomas como HUMOR DEPRIMIDO, ANSIEDADE, BAIXA AUTO ESTIMA, ALTERAÇÕES NA PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL, IDÉIAS SUICIDAS, etc...
Suely Bischoff Machado de Oliveira
Psicóloga CRP 06/8495
Psicóloga hospitalar/Psico oncologista
Pós grad. pelo Hosp. do Câncer A. C. Camargo
Autor: Suely Bischoff Machado de Oliveira
Artigos Relacionados
Câncer De Mama
Câncer De Próstata
Câncer De Pele
Dez Dicas Para Se Prevenir Do CÂncer
Câncer De Pênis
CÂncer De Boca, CabeÇa E PescoÇo / Fonte Inca
CÂncer Anal/ Aparelho Digestivo