Câncer de Pele



A pele é o maior órgão do corpo humano. É dividida em DUAS CAMADAS: uma externa, a EPIDERME, e outra interna, a DERME. A pele protege o corpo contra o calor, a luz e as infecções. Embora o câncer de pele seja o tipo de câncer mais freqüente, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura. As neoplasias cutâneas estão relacionadas a alguns fatores de risco, principalmente à EXPOSIÇÃO AOS RAIOS ULTRAVIOLETAS DO SOL

Câncer  de pele é mais comum em indivíduos com mais de 40 anos sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles que apresentam doenças cutâneas prévias. Indivíduos de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vitimas do câncer de pele. Os negros normalmente têm câncer de pele nas regiões palmares e plantares.

Como a pele é um órgão heterogêneo, esse tipo de câncer pode apresentar neoplasias de diferentes linhagens. Segundo o INCA(Instituto Nacional do Câncer),os  mais freqüentes   são: CARCINOMA BASOCELULAR (CBC), que ocorre em regiões onde se têm pêlos, é menos agressivo e é  responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele. O CARCINOMA EPIDERMÓIDE  com 25% dos casos e o MELANOMA(o pior), detectado em 4% dos pacientes.

Suely B. M. de Oliveira
Psicóloga CRP 06/8495
Psicóloga hospitalar/Psico oncologista
Pós grad. Pelo Hosp. Do Câncer  A.C.Camargo


Autor: Suely Bischoff Machado de Oliveira


Artigos Relacionados


Câncer (poesia)

Câncer De Mama

Melanoma

Câncer De Próstata

CÂncer De OvÁrio (fonte Inca)

Câncer De Pele (poesia)

Dez Dicas Para Se Prevenir Do CÂncer