Estudo de Caso Psicoterapia Cognitivo-Comportamental



DESCRIÇÃO DO CASO

Joaozinho, paciente de 11 anos, irá completar 12 no próximo mês,em abril, classe média alta, iniciou a terapia cognitivo comportamental em outubro / 2007.

Seus pais vieram na primeira consulta para conversar sobre o filho. Relataram que Joaozinho é uma criança dócil, responsável,educada e carinhosa.

Pedro tem um bom desempenho escolar, é jogador de futebol do Flamengo (federado), tem muitos amigos, apresenta uma boa relação com sua família, amigos e professores. Nos momentos vagos, Joaozinho procura sempre ir a praia com seus pais, jogar videogame e futebol com os amigos. Não apresenta traços de agressividade. Joaozinho completou todas as suas etapas de desenvolvimento dentro dos limites normais de idade. Os pais também relataram que Joaozinho parece ter mais intimidade e liberdade com sua mãe do que com o pai, se sentindo mais à vontade para falar sobre suas notas escolares, o desempenho no futebol e até mesmo para pedir para comprar alguma coisa, coisa que com o pai, Joaozinho não faz. Sempre foi muito comparado com a figura do seu pai pelas pessoas, inclusive pelo próprio pai, que relata o tempo todo que o filho se parece muito com ele em todos os aspectos.

O pai também trabalha no Flamengo e é muito bem sucedido profissionalmente. A mãe disse que há algum tempo vem observando que Joaozinho tem demonstrado uma certa ansiedade quando seu pai assiste seus treinos no futebol, com receio de não ter um bom desempenho e decepcionar o pai. Além disso, quando Joaozinho tira uma nota 6.0, por exemplo, chora, dizendo que deveria ter tirado uma nota mais alta e fica com medo de contar para o pai, mesmo sabendo que seu pai vai apóia -lo e ficar satisfeito com a nota 6,0. O pai nunca exerceu nenhum tipo de cobrança ou exigência em relação ao filho.

Os pais queixaram-se que Joaozinho apresenta ansiedade em determinadas situações, como evitar comprar um remédio na farmácia, entrar numa loja para comprar roupa, pedir de volta dinheiro que emprestou aos colegas da escola, dentre outras situações parecidas. O pai vem tentando modificar o comportamento de Joaozinho nessas situações e comentou sobre o fato do filho falar muito "baixinho" com as pessoas e olhando sempre para baixo.

Os pais decidiram procurar o tratamento com o objetivo de melhorar a ansiedade social e promover uma relação mais intima e aberta com o pai.

A relação familiar permite o acesso a informações bastante significativas possibilitando o terapeuta ter mais informações sobre a criança, colocando o seu comportamento dentro de um contexto. A conceituação do caso permite que o terapeuta possa observar os pensamentos automáticos, pressupostos subjacentes, esquemas e distorções cognitivas.

CONCEITUAÇÃO COGNITIVA

VARIÁVEIS COGNITIVAS

Os pensamentos automáticos de Joaozinho incluem crenças como: "Eu preciso da aprovação do meu pai","tenho sempre que tirar notas muito altas nas provas","Não posso ter um mal desempenho no jogo de futebol", "as pessoas estão sempre reparando no tom da minha voz e me avaliando negativamente", "se eu entrar numa loja pra comprar uma roupa, o vendedor vai achar que falo muito baixo", "preciso sempre fazer tudo perfeito", "não posso falhar nunca", "tenho sempre que agradar meus amigos".

ANTECEDENTES COMPORTAMENTAIS E SUAS CONSEQUENCIAS

Desde pequeno, a família de Joaozinho sempre o comparou muito com o seu pai, tanto nos aspectos relativos a personalidade, quanto na aparência física. Inclusive o pai freqüentemente fala que seu filho é ele em "miniatura".O pai, desde criança sempre foi muito bom em matemática, alem de ser craque em futebol e de alguma forma, Joaozinho se sentiu pressionado a ter um desempenho tão bom quanto o de seu pai, tornando-se uma criança extremamente perfeccionista e exigente consigo mesmo. Suas distorções cognitivas características incluem pensamentos de tudo ou nada, ou seja, dicotômico que podeser observado quando Joaozinho fica extremamente insatisfeito quando tira6,0 na prova, a catastrofização , prevendo que o pior irá acontecer,que a funcionária da farmácia não vai entender o que ele está pedindo,devido ao seu tom de voz baixo, filtro negativo, no qual Joaozinho foca apenas nos aspectos negativos da situação como "meu desempenho foi péssimo","quando meu pai está presente, eu jogo futebol muito mal", leitura mental, quando Joaozinho prevê o que os outros estão pensando,"a vendedora da loja está percebendo que estou com vergonha","meu pai deve estar achando que sou burro" .

HIPOTESE DIAGNÓSTICA: Ansiedade Social

CARACTERISTICAS DO QUADRO APRESENTADO: É importante ressaltar que as queixas relativas a Joaozinho apresentada pelos pais sobre ansiedade social são relativamente comuns a faixa etária de uma criança de 11 anos,pois são situações novas que estão sendo inseridas na vida da criança. Portanto é normal sentir um certo nível de desconforto e ansiedade nessas ocasiões. Por outro lado, o fato de Joaozinho ficar auto focado no seu desempenho e demonstrar preocupação em relação ao seu tom de voz, achando que fala muito baixo e a dificuldade em manter contato visual, permite observar que existe a presença de pensamentos disfuncionais.

Joaozinho apresenta medo de ser avaliado e não obter aprovação do seu comportamento social, o que o leva a evitar determinadas situações sociais .

SINTOMAS

Critérios DSMIV

·Medo acentuado e persistente de uma ou mais situações sociais ou de desempenho, onde o individuo é exposto a pessoas estranhas. O individuo tende a agir de um modo (ou mostrar sintomas de ansiedade) que lhe seja humilhante e embaraçoso. EX: Joaozinho, ao comprar algo fica ruborizado, com vergonha e fala muito baixo, evitando contato visual.

·As situações sociais ou de desempenho temidas são evitadas ou suportadas com extrema ansiedade ou sofrimento. EX: Joaozinho não conta notas que ele considera baixas para seu pai; joga futebol mal na frente de seu pai...

·A esquiva, antecipação ansiosa ou sofrimento na situação social ou de desempenho temida interferem significativamente na rotina de,funcionamento ocupacional(escolar), atividades sociais ou relacionamentos dos indivíduos. EX: Por ficar ansioso, Joaozinho evita conversar com seu pai sobre alguns assuntos, o que dificulta a relação de ambos.

·Em indivíduos com menos de 18 anos ,a duração é de no mínimo 6 meses.EX: Os sintomas de Joaozinho já dura 1 ano.

·O temor ou esquiva não se deve aos efeitos de uma substancia ou de uma condição medica geral nem é explicado por outro transtorno mental.

ENTENDIMENTO DO CASO

Através de uma avaliação funcional dos comportamentos, pensamentos e sentimentos é possível ter acesso ao entendimento do caso mais detalhadamente.

Observa-se que Joaozinho possui elevados padrões relativos a sua avaliação de desempenho social, além de apresentar características extremamente perfeccionistas e auto cobrança exagerada, como por exemplo exigir a perfeição do seu desempenho nos jogos de futebol,não admitindo falhas sob hipótese algumae apenas ficar satisfeito se tirar notas acima de 8,0.

Joaozinho também apresenta uma avaliação negativa de seu desempenho social, ao achar que todas as pessoas irão perceber que ele está nervoso, falando muito baixo e olhando para baixo.

Em função das características observadas em Joaozinho, pode-se observar padrões comportamentais de evitação e reasseguramento. O reasseguramentopode ser identificado nos momentos que Joaozinho está na aula de inglês e passa a ficar auto focado nas suas sensações corporais e no seu desempenho perante a turma e a professora ,tentando controlar "sinais" que demonstrem sua ansiedade,como seu tom de voz e o contato visual .Joaozinho também fica extremamente auto focado em suas sensações corporais ao andar de elevador com outras pessoas, comprar um remédio na farmácia, comprar o lanche na cantina do colégio, jogar futebol na frente do pai, dentre outras situações.

O padrão de pensamentos disfuncionais, como: "Estão percebendo que estou nervoso", "meu pai está vendo que eu estou errando passes"; contribui para o excesso de atenção auto focada nas suas próprias sensações (tom de voz,contato visual, coordenação motora.)

HIPÓTESES DE CRENÇAS CENTRAIS

"Eu sou incompetente"

"Precisoagradar"

CRENÇAS INTERMEDIÁRIAS

"Se eu jogar mal, meu pai vai achar que eu sou burro"

"Se eu mostrar essa nota pro meu pai ele vai achar que eu nao sou bom o suficiente"

"Se eu entrar na loja pra comprar alguma coisa, o vendedor vai achar que eu falo muito baixo"

PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS

"Tenho sempre que tirar notas altas nas provas"

"Não posso jogar mal no futebol qundo meu pai estiver aqui"

"Não posso falhar nunca"

"Preciso fazer sempre tudo perfeito"

"As pessoas estão percebendo que eu estou nervoso"

" Preciso agradar meu pai"

COMPORTAMENTOS

Evitação de situações em que há avaliação do pai, Reasseguramento quando joga futebol na frente do pai ou quando vai comprar algo.

PLANO DE INTERVENÇÃO

No caso de Joaozinho, hipotetizado como Ansiedade Social, foram utilizadas as seguintes técnicas durante o tratamento l:

PSICOEDUCAÇÃO – Técnica que oferece a divulgação de informações sobre o transtorno em questão no intuito de promover a educação sobre o mesmo.

ORIENTAÇÃO AOS PAIS – Indispensável em tratamentos com crianças e adolescentes. Os pais participam ativamente do processo terapêutico, inclusive mudando seus próprios comportamentos e cognições para uma melhor resposta na criança.

TREINAMENTO EM RELAXAMENTO COM BIOFEEDBACK – Tecnologia que permite o controle da ansiedade através da respiração.

REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA ATRAVES DO QUESTIONAMENTO SOCRATICO – Confrontação de pensamentos possivelmente disfuncionais com o intuito de melhor adapta-los.

TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS – Inúmeras técnicas para promover uma melhora em sua interação interpessoal, possibilitando contato mais adaptativo e postura mais assertiva.

ROLE PLAY- Dramatização que permite ao paciente vivenciar situações ansiogênicas em consultório, permitindo-lhe observar-se no lugar da outra pessoa, tendo assim uma visão mais crítica de suas expressões, identificando pensamentos automáticos distorcidos e reestruturando-os em seguida.

EXPOSIÇÃO GRADUAL AO VIVO –Detalhada abaixo.

EXPOSIÇÃO GRADUAL AO VIVO

Antes da exposição gradual ao vivo, a terapeuta realizou técnicas como role play, que permitiu simular as situações ansiogênicas de Joaozinho, identificando seus pensamentos disfuncionais e fazendo a reestruturação cognitiva.

Junto com a ajuda do cliente, foi construída uma escala hierárquica do nível 1 ao 10, começando pelas situações menos ansiogênicas até as situações consideradasmais difíceis para ele.

A escala ficou dividida da seguinte forma:

1) Perguntar as horas para uma pessoa na rua

2) Entrar no elevador sozinho com pessoas estranhas

3) Falar" bom dia"para o porteiro do seu prédio

4) Pedir uma orientação para um estranho na rua

5) Pedir para seu pai comprar um brinquedo que tenha gostado.

6) Entrar numa farmácia e comprar remédio para dor de cabeça

7) Pedir de voltaumdinheiro que emprestou a um colega na escola

8) Entrar numa loja e experimentar uma camisa e perguntar o valor.

9) Pedir desconto na compra de um refrigerante na cantina do colégio(foi adaptado a uma lanchonete perto do consultório).O refrigerante custava 2,20 e Joaozinho só tinha 2 reais.

10) Entrar numa loja para comprar uma chuteira, experimentar, depois perguntar se a loja poderia parcelar o valor em 10 vezes.

Os itens da escala foram sendo realizados repetitivamente e de forma gradual, iniciando-se sempre pelo item menos ansiogenico.

Após varias sessões terapêuticas de exposição ao vivo,Joaozinho está bem mais auto confiante e seguro em suas atitudes.

Inclusive sua mãe está bastante satisfeita, pois esta percebendo que o filho está mais comunicativo e independente. Quando vão ao shopping,a mãe relatou estar notando que o próprio filho estátomando ainiciativa entrar nas lojas e se comunicar .com o vendedor.


Autor: Ana Carolina Veras


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