IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS NA REGIÃO DE RIACHO DAS VACAS E INB



IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS NA REGIÃO DE RIACHO DAS VACAS E INB.

Márcia Valéria Chagas Nogueira

1 -Faculdade de Tecnologia e Ciência / Educação a Distância

2 - INB (Indústrias Nucleares do Brasil)

RESUMO:

O estudo etnobotânico de plantas medicinais tem como objetivo principal conhecer e registrar essas plantas juntamente com a população, bem como a forma de usá-las e cultivá-las adequadamente.

A etnografia é um esquema de pesquisa desenvolvida pêlos antropólogos para estudar a cultura e a sociedade e neste sentido as espécies de uso medicinal passam a apresentar um importante recurso para as pessoas, pois elas ainda são uma fonte indispensável de medicamentos.

A importância da preservação das plantas medicinais na comunidade de Riacho das Vacas e da INB são muito importantes, pois aqui encontramos Biomas ricos em espécies de uso medicinais que precisam ser estudadas e preservadas antes mesmo de sua extinção.

PALAVRA CHAVE: Preservação, etnografia e plantas medicinais.

ABSTRACT

The study etnobotânico of medicinal plants has like knowing principal objective and registering these plants together with the population, as well as the form of using them and using to cultivate appropriately.

The ethnography is a scheme of developed inquiry hairs anthropologists to study the culture and the society and in this sense the sorts of medicinal use start to present an important resource for the persons, since they are still an essential fountain of medicines.

The importance of the preservation of the medicinal plants in the community of Brook of the Cows and of the INB they are very important, since here we find rich Biomas in medicinal sorts of use that need to be even studied and preserved before of his extinction.

KEY WORD: Preservation, ethnography and medicinal plants.

INTRODUÇÃO

A preservação das plantas medicinais na Comunidade de Riacho das Vacas e na INB – Caetité – Ba, auxilia numa forma mais sustentável e econômica de obtenção dessas plantas.

Segundo Casali, 2002, os países que se interessar em utilizar essa grande herança de sua medicina popular, que é as plantas medicinais, devem estimular e investir em pesquisas etnobotânicas.

A etnobotânica estuda a interrelação que acontece entre o ser humano e as plantas, sendo que essas plantas podem ser utilizadas para diversos fins como: medicinais, alimento, elementos de beleza, obtenção de fibras têxteis etc.

AMOROZO (1996) aponta para a importância da conscientização da riqueza biológica e cultural que temos em mão.

Preservar esse recurso natural é preservar a cultura, a história de um povo e também o patrimônio genético que esse Bioma apresenta. Portanto a contribuição das universidades para a conservação e preservação desse Bioma é de suma importância, pois através das pesquisas e da conscientização da população não corremos o risco de perder essa herança cultural e genética.

MATERIAL E MÉTODO

A região estudada compreende um Bioma de transição entre caatinga e cerrado, localizado proximidades de Caetité - Ba. Região essa riquíssima em espécies vegetais, principalmente as medicinais.

As comunidades que ali vivem têm uma percepção do ambiente bem diferente daquela que a ciência tem. Portanto faz-se necessário entender o modo como às pessoas que ali vivem e como também manejam as plantas medicinais.

A pesquisa baseou-se em entrevista e observação participativa com a comunidade local e também com funcionários da INB, utilizando também uma abordagem etnobotânica.

RESULTADO E DISCUSÃO

Durante a realização da pesquisa constatou-se que as pessoas que ali moram fazem uso das plantas medicinais constantemente, para curar diversos tipos de enfermidades como:dores de cabeça, cólicas menstruais, pressão alta, verminoses, dores de ouvido, problemas de pele etc.

O cultivo dessas plantas se dá em hortas caseiras ou mesmo na INB, que muita das vezes cedem mudas para a população.

A INB apóia a preservação e conservação das espécies nativas desse Bioma e auxilia a população que ali moram a obter mais informação a respeito delas e também no modo de usá-las.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMOROZO, M. M. de M. Aabordagem etnobotânica na pesquisa de plantas medicinais. In:DI STASI, L. C. (Org). Plantas medicinais: arte e ciência; um guia de estudo interdisciplinar. São Paulo, SP: UNESP, 1996.

BAHIA. Subsecretaria da Ciência e Tecnologia do Governo. Inventário de plantas medicinais do estado da Bahia. Salvador: 1979.

Plantas medicinais e aromáticas : etnoecologia e etnofarmacologia/ Ângelo G. Rodrigues... [et al.] – Viçosa:UFV, departamento de Fitotecnia, 2002. 320p.: il.

Plantas medicinais e aromáticas : etnoecologia e etnofarmacologia/ Ângelo G. Rodrigues... [et al.] – Viçosa:UFV, departamento de Fitotecnia, 2002. 320p.: il.


Autor: Márcia Chagas


Artigos Relacionados


Riqueza Farmacológica

A Utilização Das Plantas Em Mato Grosso

As Potencialidades Das Plantas Medicinais

Alimentos Criados

Podas Da Vida

A Fotossíntese

O Medicamento Fitoterápico No Brasil