Os Caçadores De Cabeças



Todo empresário se assemelha aos caçadores de cabeça da nova guine, eu particularmente também me considero um caçador de cabeças. Todo dia ao acordar tenho que sair para rua com alguns endereços previamente agendados e tentar persuadir algumas cabeças. Algumas nem sabiam que eu iria aparecer para vender meu peixe, outras pediram para mim me apresentar e apresentar meus orçamentos assim conheço todo o tipo de cabeça.

Tem as cabeças duras, os que sabem tudo, os curiosos, os indecisos e até os sem cabeça, tem dias que chego a conversar com mais de 20 cabeças diferentes, e isto enriquece meu conhecimento sobre cabeças.

Mas porque estou falando de cabeças?

Acontece que nós que estamos nesta corrida por mais dinheiro, mais conhecimento e mais segurança, precisamos nos lembrar que a verdadeira guerra de marketing antes de acontecerem nos shoppings, nas gôndolas do supermercado e nas prateleiras das lojas acontecem em um local escuro e diminuto; A CABEÇA DAS PESSOAS.

A verdade é que as pessoas a quem você se dirige são egoístas como somos todos nós.

Ninguém é mais importante para Pedro, do que Pedro, ensinava o filosofo Aristóteles há dois mil anos e o ensinamento continua válido, porque o mundo gira em torno de cada um de nós. As pessoas não se importam nada com seus lucros o seus interesses. Procuram benefícios para si próprias, e ignorar este fato é um erro e um erro caro nos dias atuais de concorrência crescente e acirrada.

Neste contexto entra a propaganda, pois propaganda e aquilo que você faz quando não pode ir pessoalmente, na verdade propaganda é parte do negócio que aparece para o consumidor.

E propaganda é comunicação, e nesta sociedade saturada de comunicação, não existe uma fórmula mágica para o sucesso de uma empresa. Todavia, existem certas regras que, quando não observadas, tiram sua empresa do jogo dos negócios.

Pois existe muito barulho no mercado, todos querem se comunicar querem vender seu peixe, são centenas de guias, jornais de bairro, panfletos, mapas, sms, internet, e-marketing que são literalmente jogados em cima do consumidor.

Minha caixa de correspondência todos os dias esta lotada de spanfleto, isto mesmo assim como existe o e-mail não solicitado chamado de spam existe, os panfletos não solicitado que eu chamo de spanfleto. Não que eu seja contra, pois minha empresa cria matériais gráficos, não sou contra os e-mails não solicitados como não sou contra os panfletos.

Mas isto é outra conversa, a questão é sua empresa tem feito comunicação ou tem feito barulho. Pois só existe comunicação quando o receptor entende o que diz o transmissor.

E só existe venda quando sua empresa consegue através da comunicação adentrar a mente do consumidor penetrar com sua mensagem de vendas a cabeça do consumidor, e se destacar, já que, o que torna uma empresa forte não é o produto ou o serviço, mas a posição mental que você ocupa.

Você já notou que ninguém sai de casa para comprar manteiga mas sua marca preferida santa rosa com sal, nescafé, colgate, pedigree para seu cão, são marcas que já adentraram nossas cabeças e ocupam uma posição mental e dificilmente serão trocas por outras.

Portanto ou você ocupa este lugar escuro e diminuto que é a cabeça dos consumidores ou você vai acabar desocupado. E para ocupar este lugar você tem que ter a comunicação certa para a cabeça que você quer conquistar.

Para fazer boa comunicação não é preciso montanhas de dinheiro, mas antes montanhas de boas idéias, planejamento, pesquisa e bom senso.

Quer ser um bom caçador de cabeça? Pois, lembre-se sempre disso; Ninguém é mais importante para Pedro do que Pedro. Tudo que as pessoas fazem, fazem-no para seu próprio prazer, com isto em mente você vai começar a fazer menos barulho e muito mais comunicação.

E boa comunicação atrai sucesso, e sucesso e sempre algo que dá para colocar no banco.


Autor: Francisco Amado


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