Clima Organizacional



O clima organizacional nasce através do comportamento humano nas organizações e das já conhecidas pesquisas de cultura organizacional difundida na década de 50 e que chega realmente ao Brasil na década de 80, já o interesse inerente ao clima organizacional surge em meados da década de 70, é necessário primeiramente entender que a pesquisa de clima organizacional não tem como foco estudar a cultura da organização, essa mais antiga implica tão somente em entender a cultura das organizações, ou seja as atitudes, valores e o comportamento humano, a pesquisa de clima traz uma abordagem diferente procura entender as expectativas das pessoas em relação aos mais variados pontos e de várias maneiras possíveis, afim de tornar a empresa um local mais agradável aliando o bem estar dos colaboradores ao resultado da organização.

Na teoria a pesquisa de clima é linda e maravilhosa, trará a solução dos problemas de ambas as partes (empresa/colaborador), mais por que tantas pesquisas de clima não alcançam os resultados esperados?

As empresas na maioria das vezes erram na primeira pesquisa, entender os anseios dos colaboradores e aliar isso a um bom ou mau desempenho organizacional e agir com eficiência para sanar esses pontos não é tão simples como parece, não se trata apenas de entregar questionários e tabulá-los em seguida, a prática da gestão de clima organizacional esta aliada a vários fatores principalmente os fatores psicológicos. Costuma-se distribuir questionários com várias perguntas sobre temas diversificados para que os colaboradores respondam, esses questionários serão tabulados e geraram o resultado da pesquisa de clima. Muito bem temos então uma pesquisa de clima, é importante que fique claro que uma pesquisa de clima é simples e fácil de ser realizada gastando apenas tempo para formulação de questionário, entrega e tabulação, entretanto a gestão do clima é algo que vai além de um simples questionário é preciso envolvimento da gestão da empresa é preciso criar um sentimento de confiança nos colaboradores e na gestão da empresa, os colaboradores devem ter um sentimento de que com a pesquisa problemas existentes serão sanados, e esses devem ser sanados na sua totalidade caso isso não aconteça a gestão perde sua credibilidade e as próximas pesquisas não serão respondidas com veracidade total ou na maioria das vezes nem serão respondidas, onde surge o velho dito "preencher isso pra que não vai adiantar nada mesmo". É necessário entre tudo que a gestão apresente os resultados e o plano de ação que mostrem seu envolvimento, o quão estão preocupados com os seus colaboradores.

A motivação para com os colaboradores vêem de muitas formas, entretanto a priori as empresas se preocupavam apenas como fato da remuneração ainda sim podemos ver empresas que se preocupam apenas com a remuneração achando que é somente esta a forma de motivação, a clima organizacional quando bem aplicado e com propostas e planos de ação trazresultados. No contexto em que vivemos é imprescindível que a direção da empresa saiba dos anseios, expectativas e descontentamento de seus colaboradores, afim de que eles tragam ainda mais resultados e claro que depois de efetuado o plano de ação os resultados sejam cobrados dos mesmos.


Autor: Maycon Diniz


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