Nietzche, Platão e Kant



Outro dia, eu estava lendo um livro sobre Filosofia e, em meio a tantos nomes ilustres, não encontrei o de Nietzche. Depois, me dei conta que como o livro em questão servia de base para o estudo de uma determinada religião, seria lógico, dentro daquele contexto, que Nietzche não afigurasse ali, afinal ele muito criticou os preceitos e dogmas judaico-cristãos. Uma rápida pesquisa sobre suas frases e serão encontradas uma abundância delas relacionadas ao que ele pensava desses dogmas.
Tenho alguns colegas ateus, mas em geral não sou de falar sobre religião, pois como já mencionei, a ética paira acima de todos os padrões morais religiosos. Não é possível entender porque a religião vigente na época não combateu a escravidão ou o massacre nos campos de concentração. Não é possível compreender como essa mesma religião se impôs com violência no início da era cristã e mesmo durante a Idade Média. Muito menos o uso da discriminação contra certos grupos sociais, ou a insistência de que não se deve usar contraceptivos, mesmo que que em alguns países, a taxa de natalidade seja absurda, levando crianças e famílias a morrerem de fome.
Se impõe o certo e o errado com o prêmio do paraíso ou a punição com o fogo do inferno. E assusta à muitos incautos ainda hoje.
Muitos de nós não questionamos o que nos é imposto porque embarcamos na ilusão que o outro (igreja, Estado, guru, mídia, seja lá quem for) sabe mais que nós, tem mais poder que nós. Mas como alguém de fora pode saber o que é melhor para nós, para mim? Meu caráter, minha inteligência, minhas experiências, minhas pesquisas, estudos, eu mesma não conto? Só conta o que os outros determinam o que é melhor para mim?
Isso não significa que eu assine embaixo de tudo o que Nietzche escreveu, pois ainda prefiro a ética segundo Kant e Platão, e mesmo assim com todo o direito de raciocinar sobre o que leio, pesquiso e estudo.
Não sou incrédula, pois a lógica de um universo onde tudo funciona magnificamente, a Terra, os planetas em seus movimentos, o funcionamento da vida, da natureza, me levam a crer que há uma causa primária e superior à todas as coisas, que certamente pela sua inteligência e sabedoria, não está nem aí para a cor da nossa pele, nossa orientação sexual, local de origem religião, partido político ou time de futebol, estado civil ou se decidimos ter filhos ou não. A inteligência maior, em sua magnitude não se ocuparia dessas coisas que a maioria de nós se comprazem em discriminar e oprimir os demais.
Acredito que inteligência, liberdade, trabalho e estudo podem nos levar a sermos seres mais conscientes, abertos, responsáveis e respeitadores dentro da sociedade e do meio ambiente com tudo e todos a nossa volta.


Autor: Antonia Ataide


Artigos Relacionados


Papel Da Religião No Poder

Livre ArbÍtrio.

Ciência Versus Religião: Os Extremismos Religiosos E As Decisões Políticas

FÉ Ou ReligiÃo

Quem Escreveu A BÍblia?

O Problema Da Fé

País De Duas Faces