O Poder do Aconselhamento



Quem não precisa, de vez em quando, partilhar um problema com alguém, uma decisão que precisa ser tomada, uma proposta recebida que necessita de resposta, uma crise conjugal, um desentendimento familiar, o falecimento de um parente, a iminência de um divórcio...

O corpo e a mente têm uma relação tão íntima que uma perturbação física por dar origem a distúrbios psicológicos ou vice-versa. Uma dor muscular ou uma prisão de ventre pode estar associada à depressão, estresse, ou o vômito constante relacionado ao medo, à tensão...a dor-de-cabeça e as tonturas podem estar interligadas a um estado de ansiedade crônica.

O aconselhamento a uma situação específica NÃO é Psicoterapia, e sim uma orientação para que pessoas saudáveis possam enfrentar melhor uma crise, seja ela no trabalho, de convivência, uma fobia social... Uma análise profunda da personalidade só deve ser realizada em consultório, sob a orientação de um Psiquiatra, Psicólogo ou Psicanalista.

Certamente o conselho leigo tem seus riscos, pois a pessoa, por mais bem intencionada que seja, colocará para você como solução a experiência de vida dela, seus próprios conceitos, crenças, hábitos, pois não se encontra preparada para entrar no seu universo e ver as coisas sob o seu ponto de vista,de forma neutra, respeitando a sua individualidade e vivência, e isso pesará no resultado. De qualquer forma, um conselho, mesmo que não seja seguido à risca, abre portas para o famoso "insight", faz você refletir, analisar e chegar a uma conclusão, mesmo que a sua decisão nada tenha a ver com o conselho recebido, mas certamente ele mexeu com você, provocou emoções, comparações, enfim, funcionou, mesmo que de forma indireta.

Assim, o ideal é que a pessoa que vai prestar o aconselhamento tenha, além de uma preparação teórica e prática, a capacidade de compreender e de entrar em sintonia com o sofrimento alheio. Foi por isso que Sigmund Freud, o Pai da Psicanálise, afirmou que a Psicanálise não é um método para doutores, e sim para leigos que possuem o dom de curar. O dom de curar! Eis o essencial no sucesso de um aconselhamento, designado como imprescindível pelo homem com quem o mundo estará eternamente em dívida por suas magníficas pesquisas e descobertas sobre o funcionamento da mente humana!

Todos os tipos de problemas sugerem um aconselhamento: Problemas legais, educacionais, sociais, familiares, profissionais... O que você deve ter em mente é saber escolher a pessoa/profissional que seja adequada ao seu caso. Qual é a natureza do problema? Precisa apenas ser ouvido e receber um apoio emocional ou é necessário recorrer a um advogado, um médico, psicólogo,assistente social?

Para obter um bom aconselhamento você deve inicialmente buscar a afinidade, a confiança, a sintonia com o conselheiro acima de tudo para conseguir se sentir à vontade. E lembre-se: As principais qualidades de um bom conselheiro são:
1 saber ouvir e
2 tornar você confiante para vencer suas inibições, sem receber qualquer tipo de juízo ou crítica
3  te dar a certeza de que o aconselhamento será confidencial.

O conselheiro analisa toda a situação e aponta os padrões de pensamento ou comportamento que estão influindo ou sendo diretamente responsáveis pela crise que você está passando, mostra tudo que é inadequado ou bom para que você saiba como lidar com ela. Se você precisa tomar uma decisão, o conselheiro te ajudará a enxergar os prós e contras, te apresentará opções, mas quem tomará a decisão final será sempre você.

Quando o  conselheiro te auxilia a compreender suas emoções, necessidades, estimula a autoconfiança, esclarece dúvidas, abre a mente, isso já ajuda e te deixa bem mais preparado para solucionar os seus problemas. Mas, para tirar o máximo proveito de um aconselhamento, você deve estar disposto a se abrir, a participar ativamente, a fazer a sua parte.


CONTATOS:

Tel: (21) 3315-0645
E-mail: [email protected]


Autor: Marcia Sampaio


Artigos Relacionados


A Vida Em Sua Complexidade

Poetas Contemporâneos - Francisco Medeiros

Para AlguÉm Que EstÁ SÓ

Poetas Contemporâneos

Poetas CntemporÂneos

Educar é Se Realizar

Josias Maciel Um Poeta Imparcialista