A Grandeza De Deus



“Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jesus Cristo)

Quando viajamos de carro contemplamos a paisagem dos campos, o cheiro do mato, o tocar da brisa. Quando a viagem se dá em uma aeronave, a paisagem se amplia e observamos a beleza das nuvens, a grandeza do sol e a imensidade do Planeta Terra.

Comparando a nossa capacidade à de Deus, somos nada. Todavia, quando encontramos a Jesus, significa dizer que somos preciosos, vez que esta escolha não se dá pela nossa própria vontade mas pela do Criador

O Profeta Isaías assim deixou lavrado nas Escrituras Sagradas: “Agora, pois, ouça ó Jacó, servo meu, ó Israel, a quem escolhi. Assim diz o Senhor que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajuda: não temas, ó Jacó, servo meu, ó amado a quem escolhi. Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca, derramarei o meu Espírito, sobre a tua posteridade, e a minha benção, sobre os teus descendentes” (Isaías 44:1-3).

As condições do Planeta Terra já condicionam o homem à matéria, travando este uma verdadeira guerra entre a carne e o espírito, quando sua pretensão é caminhar com Deus, um ser espiritual.

A Bíblia nos ensina que para seguirmos a Jesus é necessário nascer de novo. O que é ser nascido de novo ?

Narrada está, no Livro de João, uma certa visita  que Jesus recebeu de um homem chamado Nicodemos, que era um dos principais dos Judeus. E este, de noite, foi ter com Jesus e perguntou-lhe: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele”. A isto, respondeu Jesus: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Perguntou-lhe Nicodemos: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?” Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne, é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. (João 3:1-7)

Podemos simplificar a resposta e dizer que “nascer de novo” é crer na palavra de Deus e procurar vivê-la no dia a dia.

Seguir, pois, a Jesus, aceitando-o e declarando-o ao mundo, é condição para sermos salvos. O dever do salvo é resistir ao pecado. Se eu sei acerca daquilo que me é recomendado por Jesus a não fazer e faço, estou a negá-lo.  E, se a minha vida está fundada na carne, ou seja, eu dou vazão aos meus instintos carnais, estes se sobrepõem ao homem espiritual.

O nosso esforço, ou seja, resistir à prática dos frutos da carne (Gálatas 5:16-22)  nos faz caminhar seguros, testificando assim o nosso espírito com o do Criador. E não é difícil de você identificar-se com esta realidade, porque todo aquele que é nascido de novo tem paz e discerne todas as cousas.

Há um texto no livro de Romanos (8:12-16) que fala do sucedâneo daqueles que optam por seguir a Jesus. Diz o texto:

“Assim, pois irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual chamamos: Aba, Pai (paizinho). O próprio espírito testifica que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados”.

Esta proposta é por demais excelente ! É por isso que insistimos em pregar o Evangelho, deixado por Jesus, para toda criatura.  Livrar-se das coisas carnais não é fácil ! Mas, a partir da nossa decisão, em seguir este caminho (Romanos 10:9), buscando a Deus, há uma transformação no nosso viver e passamos a receber do Espírito Santo a revelação, pela palavra.

E a palavra nos diz que o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece, vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós (João 14:17).

Poderemos, ainda, testificar a palavra de verdade, nos versos a seguir, que estão escritos em I João 2:27: “Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vós ensine: mas como a sua unção vós ensina a respeito de todas as cousas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ele vós ensinou”.

Jesus nos falou que “Ele é o caminho, a verdade e a vida e que ninguém vem ao Pai senão por mim” ( João 4:6 ). Portanto, claro está que somente há uma forma de se chegar a Deus, que é pela aceitação do seu filho. Impossível, pois, é o discordar desta verdade, pois a sua vinda estava prevista, há milhares de anos atrás,  pelos profetas e os grandes homens de Deus (Moisés, Davi, Samuel, Isaías, Oséias).

Daí, alguém poderá indagar como se chegar a uma convicção inabalável, tal qual a dos Apóstolos, em especial,  João e Paulo, ao dizerem que Jesus é o caminho ?

Voltando ao Velho Testamento, identificamos a presença de Deus na vida do homem, desde a sua criação. Ele criou tudo com a força da sua palavra (ver Gênesis 1:1-26). Todavia, no versículo 26, Deus disse: “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” O que significa dizer que o Pai não estava sozinho mas na companhia de seu filho unigênito  (João 1:1-2).

Por amor a sua criação, Deus enviou a Jesus até nós, feito homem, em carne e sangue, sendo este um pré-requisito para nós sermos aceitos no seu Reino (Apc. 22:14). E queira o homem aceitar esta realidade ou não, toda a palavra se cumprirá, assim como todo o joelho se dobrará , nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confessará que Jesus Cristo  é o Senhor (FP 2:10-11).

O Senhor nos advertiu que teríamos lutas, aflições (doenças, pobreza, etc) mas que tivéssemos bom ânimo (João 16:33), porque Ele havia vencido o mundo (desafios), tendo perseverado na sua vitória, ou seja, nos comprou a preço de sangue, nos resgatando do pecado. Daí, a necessidade de sermos fortes, resistirmos ao mal e escolher sempre a porta estreita, porque grande e larga é a que nos leva à perdição.

 A  grandeza de Deus é inimaginável. Nós não temos palavras que possam expressar o amor de  Deus para com o homem. Pois, sabemos, que mesmo diante da nossa infidelidade, Ele continua fiel. Se até o presente momento o Senhor não veio buscar o seu rebanho é porque, certamente, ainda faltam algumas pessoas importantes para o seu Reino. Necessário se faz que tenhamos disposição para pregar o Evangelho (Romanos 10:13-15), com ousadia, sem se deixar levar por imitações ou ventos de doutrinas. Jesus nos disse: “Eu sou a porta das ovelhas. Se alguém entrar por mim será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (João 10:9-10).

Que em tudo, esteja o Senhor contigo !

Autor: Zenaide Alcantara de Souza


Artigos Relacionados


Salvação - Somos Salvos Pela Graça!

Quem Poderá Endireitar O Que é Torto?

Andarão Dois Juntos, Se Não Estiverem De Acordo.

Rasgou-se O Véu

Jesus Venceu O Mundo, Você Também Pode Vencer

Da Sensação Do Místico

Dois Caminhos Rumo Ao Sobrenatural - Livro