O que é um Radical Livre?



RITA MARIA INÁCIO: Técnica em estética Facial e Corporal-SENAC

Resenha crítica

O que é um Radical Livre?

No início do século xx, cientistas de diversos lugares do mundo deram-se conta do que até então consideravam um elemento vital para a vida humana, o oxigênio, convertia-se em um inimigo feroz dentro do organismo durante os processos metabólicos: o radical livre.

Segundo Golberg (1999), a substância vital na respiração humana e orgânica mudava seu inocente rosto ao chegar a um dos centros da célula humana, a mitocôndria, organela responsável pela respiração celular, precisamente o coração que lhe dá energia.

De acordo com Perricone (2001), os radicais livres são moléculas de oxigênio que perderam um elétron nas interações com outras moléculas. Essas moléculas são extremamente instáveis ou reativas, na tentativa de equilibrar-se, roubam elétrons de outras moléculas, gerando outros radicais livres e danificando os componentes das células.

Os radicais livres não são produzidos pelo organismo, mas sim desencadeados por fatores externos, como a luz solar, fumaça de cigarro, poluição atmosférica entre outros. Embora sejam inteiramente naturais, um subproduto dos processos orgânicos naturais, como a respiração e a digestão de alimentos, os radicais livres são extremamente traiçoeiros, pois sempre que tentam estabilizar-se, danificam célulassaudáveis.

Estresse Oxidativo

Segundo Golberg(1999), para evitar a oxidação na célula, os radicais livres não deveriam desaparecer, e sim serem controlados pelos antioxidantes. Uma barreira estável de antioxidantes seria suficiente para impedir o processo de morte das células, pois quanto menor a quantidade de antioxidante no organismo, maior é a violência da ação dos radicais livres, como também o aumento da sua produção. Esse desequilíbrio é conhecido como estresse oxidativo.

Para Perricone(2001), os antioxidantes previnem os danos provocados pelos radicais livres porque oferecem à essas moléculas descontroladas os elétrons que elas procuram. Depois que o antioxidante junta-se ao radical livre, deixa de atacar os vários componentes de outras células. Os antioxidantes mais conhecidos são as vitaminas E, C e betacaroteno.

Portanto, deve-se ter em mente a questão do equilíbrio. Uma alimentação balanceada, principalmente com vitaminas E e C, uso de filtro solar, uma vida menos estressante, são algumas opções para desacelerara ação dos radicais livres.

Referências

GOLBERG, HUGO. Antioxidantes: los vigias de La salud, Buenos Aires: Editora La Grulla, 1999.

PERRICONE, NICHOLAS.O fim das rugas: método natural e definitivo para evitar o envelhecimento da pele. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2001.


Autor: Rita Maria Inácio


Artigos Relacionados


Saiba Mais Sobre Os Antioxidantes A,c E E

Mude Para Melhor, ConheÇa O Licopeno

MemÓria Boa Ou Fitinha No Dedo

Antioxidantes E Radicais Livres, As Faces Do Bem O Do Mal

Aspectos Da Vitamina C

O Ciclo Do Nitrogênio E A Camada De Ozônio

Os Sucos São Armas Poderosas Para A Saúde