Ensino de filosofia: entre a reflexão e a criação
A palavra "reflexão" dá a idéia de movimento à marcha-ré, de volta. No caso da filosofia, trata-se daquele pensamento que pensa o próprio pensamento. Conteúdo do pensamento e ato de pensar coincidem e se identificam.
Criar, um pouco além de apenas retomar o que já se produziu em termos de conhecimento filosófico, pressupõe a idéia de conceber e inventar. Aqui, no sentido de propor novas formas de investigar, conceitualmente falando, a realidade vivida, em busca daquelas soluções de que os humanos carecem, no concreto mesmo da vida pessoal, profissional e social.
Isso, parece, a filosofia como "reflexão sobre" não dá conta. Deleuze e
Guattari, no livro "O que é filosofia?", disseram o seguinte: "Ela [a
filosofia] não é reflexão, porque ninguém precisa de filosofia para refletir sobre o que quer que seja: acredita-se dar muito à filosofia fazendo dela a arte da reflexão, mas retira-se tudo dela, pois os matemáticos como tais não esperaram jamais os filósofos para refletir sobre a matemática, nem os artistas sobre a pintura ou a música; dizer que eles se tornam então filósofos é uma brincadeira de mau gosto, já que sua reflexão pertence à sua criação respectiva".
Agora, que as escolas e colégios tem de incluir o ensino de filosofia em seus currículos, essa discussão volta à baila. São os nossos estudantes capazes de criar? Podem eles conceber novas formas de investigar a realidade, a vida, a sociedade? Terão eles a capacidade para irem em direção ao novo?
Se a tentativa é a de se encaminhar rumo à autoria de pensamento; se o objetivo é formar sujeitos sociais ativos nos âmbitos pessoal, profissional e social; se a finalidade é dar aos nossos estudantes condições reais de escolha sobre estilos existenciais autodeterminados, então, penso, talvez seja a hora de começarmos a acreditar que sim, e que não nos basta tão-somente a tal da reflexão.
Autor: Wilson Correia
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