O Novo Papel da Escola



O conviver diário entre pais e filhos anestesiam percepções, levando aqueles à não percepção do surgimento de problemas nesses, pois estes não surgem de repente.

Na escola, ao trabalharmos com alunos da mesma faixa etária, quando algo de diferente notamos em algum deles, percebemos que determinado comportamento não se ajusta ao dos demais colegas.

Existe pois, a necessidade de que Escola e Família unidas, baseiem-se num tripé, ao agir em relação ao filho/ aluno: coerência, constância e conseqüência.

É certeza que a impunidade, relativamente ao jovem, poderá leva-lo à delinqüência, motivo pelo qual, os pais não devemencobrir falhas dos filhos para que possam ser corrigidas.

A escola tem um compromisso com a educação, devendo atuar forma abrangente, não só tendo como objetivo a "instrução". Deve manter uma visão holística, procurando avaliar, para melhorar, todos os aspetos dos quais o "ser humano" é constituído..

Infelizmente, na maioria das vezes, percebemos um "abismo" entre família e escola. No Ensino Médio, que a faixa etária é a mais problemática, o comparecimento dos pais às reuniões deixa muito a desejar.

A união das células sociais mais importantes levam a uma educação homogênea e equilibrada.

Somente ir à escola, não permite que o aluno tenha uma educação plena. Há necessidade da participação dos pais para que seu filho sinta a união das duas comunidades às quais pertence.

Desde pequenas as crianças devem interiorizar aspetos disciplinares, como fazer as coisas certas na hora certa e no lugar certo. Há necessidade da formação de hábito para que esse se incorpore ao seu comportamento. Deverá portanto, ter horários para lazer e para cumprir obrigações, que devem crescer em doses homeopáticas (deveres e direitos)

Há grande diferença entre educar filhos "ricos" e filhos "de ricos".

Filhos ricosterão uma estrutura firme para que nela se desenvolva uma personalidade saudável. Os pais devem organizar horários de estudo para que haja aprendizagem efetiva, não deixando para estudar às vésperas das provas quando não haverá fixação na memória remota, sendo portanto esquecida a pretensa aprendizagem

A educação dada aos filhos de rico, tendem a criar jovens folgados, alimentado a idéia de que o dinheiro compra tudo, e não terão uma estrutura sólida para que se desenvolva uma personalidade aceita socialmente.

Por fim, é importante lembramos que os pais devem dialogar, serem compreensivos, ficarem atualizados frente às mudanças sociais, porém Pai é Pai. Amigo é amigo!

Maria Edmir Andolpho de Albuquerque Maranhão

Pedagoga, psicopedagoga, diretora de Escola


Autor: Maria Edmir Maranhão


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