Farmacêutico - A profissão do medicamento sobre novos olhares



Antigamente enxergávamos o profissional farmacêutico como aquele que está atrás do balcão na drogaria. Hoje em dia podemos perceber que não somente este profissional está atrás do balcão prestando a atenção farmacêutica, mais também está inserido em outros campos de atuação.

Genéricos
: Desde a criação da Lei do medicamento genérico no Brasil em 1998, o farmacêutico passou ter mais um campo de atuação, o da bioequivalência e biodisponibilidades. Deve analisar se o medicamento em teste corresponde ao medicamento de origem.
Hoje no Brasil existem diversas indústrias que possui sua equipe própria de farmacêutico que realizam estes testes e empresas que terceirizam estes serviços.

Perito criminal: Não é por nada que farmacêuticos estão atuando junto à polícia federal e civil brasileira. Uma vez que crimes envolvendo drogas e tráfico de drogas vem crescendo neste país.
O farmacêutico perito deve identificar substância com o objetivo de identificar sua origem, sua composição e sua relação com a morte.
Se uma pessoa é encontrada morta e há suspeita de que tenha sido assassinada com algum veneno caseiro, o farmacêutico procurará evidências deste fato, utilizando de substância e metabólitos encontrados na vítima.
Bem como se uma substância foi identificada e aprendida no aeroporto e é enviada ao laboratório, deve o farmacêutico identificar que substância é aquela.

Fiscalização: Também atua o farmacêutico junto a polícia brasileira na fiscalização de indústrias farmacêuticas, posto de saúde, laboratórios, drogarias. Sua função como fiscal é verificar se aquele estabelecimento atende as legislações atuais.
No Brasil neste ano de 2009, diversos medicamentos falsificados já foram apreendidos, conforme notícias, isto se deve a atuação destes profissionais.

Banco de Células troncos: No Brasil nos últimos 5 anos houve um grande aumento no número de laboratórios que oferecem o serviço de Criopreservação e neste ramo os farmacêuticos tem atuação estratégicas , uma vez que o conhecimento obtido durante a educação acadêmica é essencial para desenvolver as atividades nestes laboratórios.

Outros campos: além destes campos o farmacêutico já está atuando em diversos outros campos, como indústrias veterinárias, cosméticos, consultoria, distribuidoras, ensino, registro de novos produtos, pesquisas, concursos públicos.

No Brasil existem diversos sites voltados a profissão farmacêutica e muito sem tem debatido sobre os novos campos de atuação, caso tenha dúvidas acesse o fórum farmacêutico ou o site do conselho federal de seu estado , ou conselho federal de farmácia para saber mais sobre esta profissão.

Neste link é possível verificar diversos aspectos ligados a profissão farmacêutica, como perfil, Hino farmacêutico, Juramento, símbolo da farmácia .


Autor: Fábio Reis


Artigos Relacionados


Opinião Sobre O Livro Fitoterapia - Tratado De FitofÁrmacos Y NutracÉuticos 2ª Ed. 2007

I Congresso Brasileiro De Doenças Raras

Importância Da Apicultura

Nascimento De Um Novo Medicamento

Google Wave - Inovando Em Comunicação

A Importância De Ter Um Site Na Internet

Riqueza Farmacológica