CÂNCER DE BOCA, CABEÇA E PESCOÇO / Fonte INCA



CÂNCER DE BOCA / CABEÇA E PESCOÇO

O câncer de bocainclui os cânceres de lábio(especialmente o inferior)e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca)eé mais freqüente em homensbrancos do que em mulheres .

Fatores de risco
Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.
SINTOMAS
O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de FERIDAS na boca que não cicatrizam em uma semana, ULCERAÇÕES superficiais indolores (podendo sangrar ou não) e MANCHAS esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal,INCHAÇOS nas bochechas,perda de sensibilidade ou sensação de DORMÊNCIA. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (CAROÇO NO PESCOÇO) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO: Homens com mais de 40 anos de idade,e manter uma dieta saudável rica em vegetais e frutas. Deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.

EXAME CLÍNICO :Deve-se considerar sua realização anual por profissional médico ou dentista, para indivíduos com alto risco para câncer de boca.

TRATAMENTO : A cirurgia e/ou a radioterapia são, isolada ou associadamente, os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Para lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento (cura em 80% dos casos). As LESÕES INICIAIS são aquelas restritas ao seu local de origem e que não apresentam disseminação para gânglios linfáticos do pescoço ou para órgãos à distância. Mesmo lesões iniciais da cavidade oral, principalmente aquelas localizadas na língua e/ou assoalho de boca, podem apresentar disseminaçãopara os gânglios linfáticos cervicais em 10% a 20% dos casos. Portanto, nestes casos, pode ser indicado o tratamento cirúrgico ou radioterápico eletivo do pescoço. Nas demais lesões, se operáveis, a cirurgia está indicada, independentemente da radioterapia. A cirurgia radical do câncer de boca evoluiu com a incorporação de técnicas de reconstrução imediata, que permitiu largas ressecções e uma melhor recuperação do paciente. As deformidades, porém, ainda são grandes e o prognóstico dos casos, intermediário.Podem ocorrer problemas nos dentes,na fala,na voz e na deglutição.Assim, os aspectos psicológicos como humor deprimido,ansiedade, baixa auto estima, isolamento social, fobias, desfiguração da imagem corporal, ideação suicida,etc.podem afetar e muito o emocional destes pacientes,daí ser necessário o suporte psicológico continuado,tanto ao paciente como ao cuidador e equipe geral.

Suely Bischoff Machado de Oliveira / Psicóloga CRP 06/8495

Psicóloga hospitalar/Psico [email protected]

Pós grad.pelo Hosp.do Câncer A.C.Camargo


Autor: Suely Bischoff Machado de Oliveira


Artigos Relacionados


Câncer De Próstata

CÂncer De EsÔfago / Aparelho Digestivo / Fonte Inca

CÂncer De OvÁrio (fonte Inca)

Câncer De Pele

Câncer De Mama

Câncer Da Tireóide /cabeça E Pescoço Fonte Inca

Hepatoblastoma