Complexibilidade Existencial



Complexibilidade Existencial

“Só sei que nada sei”
 
Essa frase de Sócrates, o pai da filosofia nos leva a questionar sobre os nossos conhecimentos. Porque nenhuma verdade é tão absoluta que não se possa ser derrubada; então será que somos “donos da verdade?” se a mesma é destituída da qual se foi construída e alimentada pelos homens.

Não podemos nos esquecer que entender o homem e o mundo que o cerca, é tão complexo que não se pode ser respondido.

O exemplo clássico é tentar entender como se forma as cadeias de pensamentos em milésimos de segundos, reconstruímos milhares de informações arquivadas há anos atrás. Como é esse processo? Quais as funções, que o homem tem que desempenhar para que isso aconteça? Porque ele relembra as informações passadas?

A psicologia e a psiquiatria, até hoje não conseguiram responder a essas perguntas com muita precisão; porque emanaram de nossa existência. Podemos dizer que isso é complexo? Os grandes pensadores humanistas tentaram durante séculos encontra respostas lúcidas para a compreensão desses fenômenos, mais morreram em suas dúvidas crescentes.

A sociedade faz parte do dia-a-dia do individuo, o qual esta inserida na sociedade e participar dela, como um agente transformador.

Paulo freire nos deixa claro que somos sujeitos históricos inacabados, porque a todo o momento estamos em constante transformação. Então podemos deixar claro, que somos a interação da sociedade como indivíduo.

Tentar pensar no indivíduo, como um sujeito separado, é tentar simplificar a sua inquietude diante da vida e das suas concepções.

Levantar novos paradigmas é se expor à idéia de que não temos respostas para tudo, e que há mais incertezas do que certezas.

A educação clássica tem calada há anos os seus educandos, com respostas prontas, tirando deles a arte da duvida; de ver alem das aparências e da ingenuidade de pensarem que são donos da verdade. Quando as suas verdades são tão pequenas, que se espalham como os grãos de areia, em meio a uma tempestade de vento.

É tempo de se abrir caminhos para humildade acadêmica, para que essa não seja absoluta e incontestável.

Autor: Jose Wellington Jesus


Artigos Relacionados


Sonhos Não São Apenas Sonhos

O Que Nao Poderia Esconder

Reflexão De Um Coração Ferido

Amar Por Amar

A Cura Para Isso

Amor/desejo/odio

Melhore Sua ConexÃo Em 20%