Tire suas idéias do papel!
Em contato com muitos profissionais criativos(de informática, artes
e música, principalmente), percebo que muitos mantém o mesmo fantasma
em suas mentes: o 'como' transformar suas idéias (muitas vezes
brilhantes/inovadoras)em resultados palpáveis e financeiramente justos.
Algumas destas pessoas possuem dons incríveis e no entanto não
sentem-se firmes ou confiantes o bastante para inserir-se no mercado. A
desculpa, na maioria dos casos, é de que é primeiro necessário uma
absorção grande ou completa de conhecimento sobre o assunto, para que a
assim estejam prontos para o mesmo.
O que acontece é que, na
grande maioria dos casos, o 'período de estudo' não acaba e, o que era
para ser um grande produto ou serviço, acaba virando uma página
amarelada na gaveta.
Quando idealizamos um projeto, geralmente
o fazemos rabiscando-o em seus pequenos detalhes. De forma meticulosa,
as conseqüências de quase 'todos os atos' são colocadas no papel, de
forma a alertar sobre todos os possíveis fracassos de nosso projeto.
Isto é comum e até certo ponto importante. O problema, porém, vêm
quando o idealizador não consegue determinar o período em que realmente
fará parte do mercado com seu produto, e acaba por afogar-se em
problemas que ainda não existem. Acha que sempre terá um assunto para
se preocupar antes de iniciar o negócio e não inicia-o nunca.
Este é o primeiro grande desafio de um idealizador que pretende lançar
sua idéia; em alguns casos é o maior. Para esclarecer a solução do
problema, utilizo-me das palavras do célebre escritor T. Harv. Eker: "É loucura pensar que se pode saber tudo o que vai
ocorrer no futuro. É ilusão supor que é possível estar preparado para
qualquer circunstância que surja no processo e também protegido contra
ela. No universo não há linha reta, você sabia? A vida não viaja em
linhas perfeitamente retas. Ela se assemelha mais a uma estrada
sinuosa. Em geral, só conseguimos ver a curva seguinte e, só depois de
alcançá-la, é que somos capazes de avistar mais."
Segundo
este conceito, nossa linha de ação deve ser baseada não no clássico
"preparar, apontar, fogo!", mas sim no "preparar, fogo!, apontar". Em
outras palavras, deve-se lançar imediatamente o produto, pois as
correções e estratégias são concebidas durante o percurso, e não antes
dele. Quantas vezes você já deve ter se deparado com a seguinte
situação: ter gostado de determinado assunto, ter feito um curso
relacionado para depois descobrir que aquilo não era o que você queria?
Ou, de uma outra forma, descoberto que as possibilidades eram muito
maiores, e não apenas a ponta do iceberg que você enxergava? Pois bem,
isto é um exemplo de que apenas 'estar no meio' faz as oportunidades
surgirem e os problemas se solucionarem.
Faça um exercício: Se
você tiver algum projeto/plano em mente, coloque-o no papel. Estipule
um nome, uma marca (caso se aplique). Porém, após uma definição de
conceitos, VÁ ATRÁS de pessoas relacionadas àquele assunto:
aproxime-se, envie emails (mesmo que sejam apenas de 'admiração'),
elogie, faça parte.
Quando você menos esperar, esta pessoa
poderá te fazer uma proposta, um convite, ou um elogio. Se acontecer,
você talvez precise mudar algumas peças do seu quebra-cabeça e, quando
menos esperar, estará em alto-mar com seu produto.
Se você
quer lançar um site por exemplo, não desenhe-o no papel sem antes
registrar o domínio. Quando isto acontecer, sua criação será
fundamentada no fato de que você já tem um endereço e precisa fazê-lo
funcionar. Assim, não é mais um sonho distante, é um compromisso a ser
cumprido.
Se você se considera um bom músico, a primeira coisa
a fazer é gravar sua música. Isto parece óbvio, mas é aí que a grande
maioria erra: trabalha duramente para juntar um valor X para pagar um
estúdio e, como não consegue o valor, não grava. Ao invés disso, grave
sua música com o microfone do seu computador. Quando ouvir sua música
gravada, estará criando uma forte corrente magnética em torno de seu
desejo e com certeza terá impulso para mostrar seu trabalho e obter uma
promoção/patrocínio.
Você estará preparando, 'abrindo fogo' e apontando...
Diego Medeiros
Desenvolvimento de sites
www.diegomedeiros.com.br
Autor: Diego Medeiros
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