A Hierarquia das Necessidades do Ser Humano



Levando em consideração que a realidade humana é composta de três entidades (corpo mente e espírito), cada qual deve ter suas próprias necessidades.

O objetivo é mostrar as principais necessidades do ser humano; classificadas em três partes: a primeira são as necessidades do corpo. A segunda apresenta os meios essenciais para o desenvolvimento intelectual. A última, subdividida em duas, indica as condições favoráveis e indispensáveis para o crescimento do espírito e os exercícios necessários para o seu aperfeiçoamento.

A hierarquia das necessidades das três entidades*, de acordo com esta visão seria da seguinte maneira:

Corpo: como a estrutura de uma construção que é feita para abrigar, o corpo — estrutura física — tem o nobre objetivo de ser o ninho do espírito. Esta estrutura deve crescer e ser mantida em perfeita condição de saúde, de tal forma que permita o repouso e desenvolvimento do espírito.

No início da vida, o crescimento do corpo é rápido, mas, gradualmente, esta velocidade diminui até que o corpo chegue a um equilíbrio físico, onde o crescimento é mínimo, mas a renovação e reposição das células devem ser constantes. Obviamente, para melhor resultado, é necessário que, no percurso da vida, a pessoa siga precisamente os padrões ideais, onde todas as condições como alimentação, higiene, hábitos e o ambiente estejam favoráveis. Portanto, as necessidades básicas do corpo são: uma alimentação adequada, o esporte, a higiene e o sono. Estes são os direitos mais elementares do indivíduo.

Mente: Assim como o corpo, a mente requer desenvolvimento num ambiente saudável. Ela dispõe como instrumento bilhões de neurônios que a auxiliam no processamento e armazenamento das informações. O cérebro constitui-se de aproximadamente dez bilhões de neurônios. Cada neurônio recebe informação de milhares de outros e envia sinais a tantos outros. Portanto, o poder da mente é proporcional ao volume de informações, conhecimento e experiências adquiridas.

A sua evolução deve ser constante e nos mais variados aspectos, através de convivência com a natureza, de estudos, aquisição de ciências, artes e ofícios, invenções, descobertas, trabalhos, serviços e tudo o que aumenta o grau de percepção do homem. A seguir, algumas necessidades essenciais da mente, que são atividades que devem acontecer sempre para o desenvolvimento intelectual 6 :

Curiosidade, alimentar o desejo de ver, examinar, saber, desvendar, aprender e conhecer;

Convivência com a natureza, para ter conhecimento abrangente de todos os seres e objetos que constituem o universo;

Organização, para estabelecer ordem em tudo que pertence à pessoa;

Adquirir Conhecimentos através da aprendizagem e o estudo das ciências;

Apurar o dom da Criatividade, oferecer oportunidade à capacidade criativa e à imaginação produtiva e inventiva;

Acelerar o Raciocínio, exercer atividades que ampliem o poder de raciocínio e desenvolvam a lógica;

Aumentar a Percepção, pôr em ação a faculdade de perceber, distinguir as verdades ocultas.

Perfeição, melhorar e aperfeiçoar constantemente tudo o que faz, no trabalho, no ofício e nos relacionamentos;

Associação, associar-se aos outros e cooperar nos assuntos de interesse coletivo;

Comunicação, interagir com os outros e expressar sua própria opinião;

Trabalho, ocupar-se com uma atividade que resulte em benefícios para outros e dela retire o próprio sustento.

Pesquisa, desvendar os segredos e mistérios dos seres, da natureza e da criação;

Ofício, desenvolver suas habilidades;

Arte, estudar e desenvolver a capacidade de pôr em prática, transmitir e cristalizar idéias e sentimentos;

Música, ouvir belas e harmoniosas melodias.

Espírito: O espírito é uma dádiva divina que se manifesta no corpo humano. Seu progresso e aperfeiçoamento, enquanto estiver ligado ao corpo, estão condicionados ao estado físico, à capacidade mental e aquisição das virtudes. Antes de o indivíduo atingir a maturidade, o progresso do espírito é lento, porque é preciso tempo para que a mente e o corpo atinjam o ponto mais elevado do desenvolvimento. Quando estes atingem a condição e combinações apropriadas, tem início um acelerado progresso do espírito que, com sua potencialidade, ilumina o corpo e a mente, dando-lhes maior maturidade e equilíbrio, o que, por sua vez, impulsiona mais o seu próprio desenvolvimento.

Os cuidados com o espírito têm como objetivo levar o homem a alcançar a perfeição espiritual e lhe conferir a sua verdadeira posição. Destinam-se a retificar o seu caráter, capacitá-lo a produzir frutos nobres. Tais cuidados e necessidades, durante a infância e adolescência, são basicamente da responsabilidade dos pais e educadores, e constituem a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento espiritual da criança. São eles:

Amor, alimentar o "feto do espírito" com amor e calor humano, através de palavras carinhosas e gestos cativantes.

Confiança, depositar confiança nela, criando desta forma o sentimento de segurança.

Respeito, tratar a criança com respeito, consideração e reverência.

Conhecimento do Criador, ensinar que Deus criou o mundo e que Ele é a origem da nossa existência.

Propósito da vida, explicar que o aperfeiçoamento do espírito é o nosso propósito.

, gerar confiança em Deus.

Oração, estabelecer um estado de comunicação com Deus e pedir a sua bênção e proteção.

Harmonia, o espírito da criança necessita sentir harmonia entre as pessoas e a sociedade, especialmente entre os pais.

A segunda parte das necessidades espirituais se afigura a partir da maturidade física, sendo o próprio indivíduo responsável por ela. São atitudes que devem ser incorporadas ao comportamento e ao modo de vida, algumas imediatamente, outras requerendo um exercício constante até sua completa assimilação. As mais fundamentais são:

Meditação, concentração do espírito na sua origem;

Paciência, tolerar as adversidades, conservar a tranqüilidade;

Tolerância, ser flexível e compreensivo em relação aos erros dos outros;

Veracidade, ser sincero e veraz em qualquer circunstância;

Honestidade, agir com toda honra e transparência.

Humildade, purificar-se de todo sentimento de orgulho, arrogância, vanglória e inveja.

Justiça, ser vigilante para não cometer injustiça com pessoa alguma.

Unidade, considerar todos os seres humanos como células de um único corpo.

Eqüidade, ter disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um.

Castidade, ser puro, abster-se dos prazeres sensuais ilegítimos;

Fidedignidade, ser digno da confiança dos outros.

Desprendimento, reconhecer o valor limitado e transitório das coisas materiais;

Perdão, aprender a perdoar os erros dos outros.

Gratidão, ser grato por toda a existência e não focalizar a mente nas pequenas adversidades.

Servitude, dedicar-se ao serviço da humanidade;

Cooperação, trabalhar em grupo e contribuir com sua opinião e seu esforço para o progresso coletivo;

Lealdade, ser sincero, franco e honesto. Fiel aos seus compromissos;

Sabedoria, ter percepção das coisas invisíveis e ver as coisas visíveis da dimensão mais espiritual;

Auto-avaliação, examinar a si mesmo, cada dia, reconhecendo as falhas e corrigindo-as;

Auto-realização, colocar suas potencialidades em ação;

Autocontrole, ter domínio sobre suas emoções e sentimentos egoísticos;

De acordo com esta teoria, as necessidades mais essenciais do ser humano, como foi visto, se dividem em três grupos: as necessidades do corpo, da mente e do espírito. E o desenvolvimento pleno do indivíduo depende do grau de seriedade e da dedicação com que se empenha em cada item, no dia-a-dia da sua vida. A questão agora é como atender a estas necessidades?

Trechos do Livro "Você ainda Vai Nascer" da autora de Felora Daliri Sherafat.

Desenvolvimento Pleno

Em todos os momentos deve-se ter na mente os três níveis de necessidades do ser humano:

As necessidades materiais; As necessidades intelectuais; As necessidades espirituais.

Durante a infância é responsabilidade dos pais proporcionar atmosfera favorável para atender aos três níveis de necessidades dos filhos. Depois, a missão é completada com atividades escolares e estudos na universidade. Entretanto, quando o indivíduo se torna adulto, deve assumir toda a responsabilidade de dar continuidade ao processo de seu desenvolvimento em todos os aspectos. Este é um processo contínuo que evolui a vida inteira.

Quando adulto, em primeiro lugar, o indivíduo deve sustentar a sua família e a si mesmo, suprindo suas necessidades básicas. Em segundo lugar vêm as necessidades mental e intelectual, que consistem em estudo, desenvolvimento de arte, ofício, ciência e todos os itens citados no segundo grupo das necessidades. É importante lembrar que, da mesma forma que qualquer célula viva necessita de alimento, os neurônios almejam por conhecimento e informação. A ausência destes é tão fatal para os neurônios quanto o alimento para o corpo.

Em terceiro lugar, o indivíduo precisa valorizar a sua dimensão espiritual e agir de acordo com a sua consciência transcendental. Para isso, é necessário atuar dentro dos padrões dos atributos dignos que consistem no aperfeiçoamento das virtudes. Assim, a terceira dimensão humana poderá ser geradora de um estado de tranqüilidade, paz e felicidade.

Para alcançar a plenitude humana é preciso atender às necessidades de todas as três entidades. Nessa nova visão, uma pessoa, a cada momento, deve se desenvolver nos três aspectos paralela e gradualmente.

ATUAL MODO DE VIDA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

As atuais condições de vida e os padrões do progresso material não favorecem os requisitos essenciais vistos na seção anterior, imprescindíveis para o progresso do ser humano, nem estimulam uma vida sadia e concordante com sua natureza espiritual. Não é nosso objetivo fazer análise no ponto de vista coletivo e social destas falhas, o que é de extrema relevância, mas abordar o seu impacto no atual modo de viver dos indivíduos e das famílias.

Grande parte das populações vive abaixo das condições mínimas de sobrevivência, constituída por crianças abandonadas e adultos marginalizados. Os quais, lamentavelmente, estão privados de todos os recursos materiais e educacionaise sem orientação qualquer.

A outra parte da população, formada pelas classes mais favorecidas - os que têm acesso a meios materiais, à educação e cultura - procura assimilar, inconscientemente, hábitos e atitudes alheios às suas necessidades reais. A maior parte das crianças e adolescentes destas classes são tão vítimas do atual modelo de vida quanto as crianças abandonadas da classe miserável, embora aparentemente tenham melhores condições de vida.

A seguir, vamos retratar a forma de vida e os hábitos das crianças e adolescentes desse grupo, bem como o tratamento que recebem dos pais. É claro que não estamos falando da totalidade, mas, sim, da média entre a maioria. Novamente, vamos organizar esses elementos comportamentais sob aspectos do corpo, da mente e do espírito.

1 - Em relação ao corpo

- Valoriza exageradamente o vestuário e os pertences.

- Permanece mais de 80% do tempo nos ambientes fechados.

- Mantém o corpo sem movimento diante do vídeo.

- Consome muitos comestíveis fantasiosos, alimentos industrializados e refrigerantes.

- Não tem disciplina alimentar; come na hora que der vontade.

- Exagera no volume de alimentos e na repetição dos lanches.

- Dorme muito tarde e levanta muito tarde.

- Diverte-se em festas grandiosas de aniversário em sua homenagem.

- Acompanha o ritmo de vida dos adultos, sacrificando o seu próprio ritmo.

- Participa dos círculos e reuniões impróprias, assimilando vícios e maus hábitos.

2 - Em relação à mente

- O uso de brinquedos se limita apenas aos fabricados, que em grande parte não têm efeito no

desenvolvimento mental.

- Assiste a programas não educativos na TV, com cenas que agridem a natureza humana, deixando

marcas profundas na mente,especialmente na idade pequena.

- Recebe ordem dos pais, sem ter direito de expressar sua própria opinião.

- É estimulada a ser competitiva.

- Não colabora nos serviços domésticos, não é treinada para ser cooperativa.

- É criticada e humilhada por seus erros e, às vezes, até agredida fisicamente.

- Inicia o namoro antes da maturação sexual e emocional, muitas vezes estimulada pelos

parentes e amigos, sem que ela mesma sentir a necessidade.

- Estuda para ganhar nota. Decora sem interesse.

- Não tem equilíbrio entre horários de estudo, trabalho e lazer; em geral, o lazer tem um peso

maior no seu programa.

- Não tem programas definidos para atividades criativas.

- Mantém a mente horas sem desenvolvimento, assistindo a TV.

- A sua leitura se limita a revistinhas e outros escritos inúteis.

- Adquire hábito de usar bebidas alcoólicas, sem tomar conhecimento de seus efeitos e riscos.

- Freqüenta, sem interesse, curso sobre algum ofício, como dança, balé, ou música, por

exigência dos pais.

3 - Em relação ao espírito

- Pratica os rituais e cerimônias da sua igreja e conhece a religião de forma parcial.

- Devido à crença dos adultos, chega a adorar imagens e acreditar em dogmas.

- Segue os hábitos e tradições dos pais sem conhecimento profundo.

- Participa das cerimônias religiosas por medo do castigo de Deus, ou simplesmente como imitação.

- Recebe conselhos dos pais a respeito de boa conduta, o que não encontra no comportamento

dos mesmos.

- Não tem conhecimento dos efeitos positivos da oração e meditação de forma individual.

- Escuta muitos levantarem faltas dos outros, sem se preocuparem com os próprios defeitos.

- Abusa da liberdade, especialmente quando se trata de programas de lazer com os colegas.

- Sofre muito, quando os adultos tentam resolver os seus problemas com discussão ou

brigas na sua presença.

- Não é treinada para conhecer os valores humanos, nem estimulada a adquirir as qualidades

espirituais.

- O seu espírito não recebe tratamento nobre e adequado e, de modo geral, fica desprezada a sua

existência.

- Não há critério na escolha dos ambientes de lazer e diversão que freqüenta.

- A origem de suas brigas com os irmãos é, geralmente, a vontade de ter posse de alguma

coisa. Adquire uma visão egoística de propriedade.

- Não tem controle sobre seus desejos e fica deprimida se não se realizarem.

- Luta pelos seus direitos, mas não reconhece os dos outros.

- A seu redor há uma grande preocupação com ganho de bens materiais, mas não há a mesma em relação à aquisição das virtudes humanas.

- Vê afetado o seu sentimento de amor irrestrito às pessoas, quando percebe disputas entre os membros da família, amigos e colegas.

- No meio social em que a criança convive, encontram-se tantas inverdades, falsidades, faz-de-contas e mentiras convenientes que afetam, o seu caráter e fazem com que ela adquira dupla personalidade.

SUGESTÕES PARA FACILITAR O PROCESSO DE EDUCAÇÃO

A título de sugestão, apresentamos um modelo de vida alternativa para crianças , adolescentes e jovens, indicando forma mais saudável de tratar e atender às suas necessidades. Cada item procura corrigir alguma situação ou atitude, entre aquelas relacionadas na seção anterior.

1 - Em relação ao corpo

- Comprar as roupas e pertences os mais simples e necessários.

- Conviver o máximo possível com a natureza.

- Dormir cedo e na hora certa.

- Alimentar-se de comidas naturais e suco de frutas.

- Brincar e movimentar-se ao ar livre; evitar longa permanência nas ambientes fechados.

- Comer nas horas programadas. Dar tempo para digerir o alimento, antes da próxima refeição.

- Oferecer uma quantidade que o estômago consiga aproveitar.

- Consultar com elas sobre o seu dia de aniversário; as festas e surpresas nem sempre são

melhores opções. Relatar o valor que eventualmente deva ser gasto para a festa,

e dar-lheschance de opinar. Assim, pode surgir um destino mais lógico para o dinheiro.

- Caso os membros da família tenham algum vício, explicar a elas os prejuízos do mesmo e

dificuldade daqueles em abandoná-lo.

- Evitar a participação delas nas reuniões dos adultos, tentar criar programas mais sadios.

2 - Em relação à mente

- Fazer junto com a criança brinquedos com papel, madeira ou barro para desenvolver as faculdades

mentais.

- Fazer uma triagem dos programas de TV, selecionando aqueles, que realmente têm conteúdo educacional. Evitar filmes ou novelas que exibem cenas de violência e de sexo antes do

amadurecimento mental.

- Consultar, em conjunto, sobre as questões que surgem e, após a troca de idéias, chegar a uma

conclusão aceitável para todos.

- Elogiar o que ela faz certo e evitar ficar apontando os erros.

- Definir algumas responsabilidades, mesmo que não sejam muito importantes. Convidá-las a

colaborar nos afazeres domésticos.

- Explicar que o relacionamento sexual só é saudável e necessário depois da maturação sexual

e mental e no quadro de casamento.

- Explicar que a finalidade dos estudos no colégio não é passar nas provas e sim desenvolver a mente

e adquirir conhecimentos como seu patrimônio.

- Definir horários para dormir, estudar e brincar, entre outras atividades. O prolongamento de cada

atividade depende da idade.

- Fazer trabalhos criativos e artesanais junto com a criança.

- Muitas atividades rotineiras para adultos são bastante agradáveis e, ao mesmo tempo, benéficos

para as crianças, caso sejam convidadas a participarem juntos. Tarefas como molhar as plantas,

cozinhar, costurar, lavar o carro, ir ao banco, fazer compras, ou consertar um equipamento podem

tirar facilmente a criança da frente do vídeo.

- Trocar as revistinhas por literatura infanto-juvenil.

- Explicar à criança os danos e prejuízos que o consumo de álcool e fumo pode causar ao

corpo e à mente.

- Estimular a cooperação com os colegas da turma,e ensinar que todos "somos flores do mesmo jardim", e que, se sentir um superior aos outros não tem sentido.

- Evitar discussões e brigas familiares, especialmente na frente delas.

- Antes de enquadrá-las numa atividade artística ou ofício,tentar descobrir a sua verdadeira

vocação.

3 - Em relação ao espírito

- Falar de Deus e seus atributos e que Ele é justo; por essa razão, devem ser respeitadas Suas leis.

- Explicar o princípio da " livre pesquisa da verdade", para que possam estudar e respeitar

todas as religiões.

- Falar de Deus como nosso Criador e de seus enviados como grandes educadores da humanidade.

- Ensinar as histórias de todas as grandes religiões reveladas ao homem.

- Treinar com elas, desde pequenas, a orar e meditar em silêncio para aprender a aproveitar

as forças mentais e espirituais.

- Ajudá-las a fazer auto-avaliação, quando se tratar de pedidos e desejos inadmissíveis.

Treiná-las no exercício do autocontrole.

- Evitar qualquer "fofoca" para não manchar a mente nem o coração das crianças.

- Exemplificar com atitudes os conselhos que damos a elas.

- Valorizar e dignificar as qualidades espirituais, tais como a bondade, a justiça, a cortesia, a

generosidade, a veracidade, a honestidade, a humildade, analisando as situações reais que

surgem no dia-a-dia, identificando as virtudes que funcionariam em cada caso.

- Nas oportunidades de optar entre as diversões e passeios, escolher lugares que proporcionam amaior convivência com a natureza.

- Quando surgirem desentendimentos entre os irmãos, aproveitar a oportunidade para contar histórias e exemplos que mostrem as desvantagens da briga e os benefícios da compreensão e concórdia.

- Ajudar na escolha dos amigos, orientar na procura de companhia dos retos, justos e honestos.

- Ao aconselhar e orientá-las a respeito de determinado comportamento, transmitir também a

a confiança na capacidade delas para o seu cumprimento. Todavia, se a criança for policiada

para tal efeito, passará a duvidar desta capacidade.

- Não exigir que, antes do tempo, produzam frutos e virem personagens importantes, ter paciência com

elas e dar o tempo necessário para que se desenvolvam suficientemente.

- Respeitar suas características inatas, procurar desenvolvê-las e não as desviar para o que não

combina com sua natureza.

- Trocar a crítica em relação aos problemas pessoais ou sociais por sugestões para a forma

correta de resolvê-los.

- Tratar todas as pessoas com amor e respeito, para não semear nenhuma forma de preconceito na

mente delas.

- Transmitir-lhes o pensamento positivo e que todas as coisas poderão ser resolvidas com mente

e espírito confiantes no poder divino.

RETROSPECTO

Ò FILHO DO HOMEM ! Tu és Meu domínio, e Meu domínio não perece; por que temes perecer? És Minha luz, e minha luz jamais se extinguirá; por que receias extinção? És Minha gloria, e Minha glória não se esvaece; és Minha vestimenta, e minha vestimenta jamais se desgastará. Permanece firme, pois, em teu amor por Mim, a fim de Me encontrares no Reino da Glória." **

O homem, nessa vida material, desde o momento que nasce, é gestante do "feto do espírito" que lhe foi confiado por Deus. O objetivo maior, então, desta vida é educar o espírito e elevar o seu grau.

Esta essência é inocente, pura e nobre. Nela reside a verdadeira beleza do homem, mesmo que não seja visível. Todas as pessoas -- pobres, ricos, aleijados, ou criminosos carregam, igualmente, esta carga valiosa que se chama espírito, que pode ser, eventualmente carente de amor e respeito.

"Verdadeiramente, nas almas dos homens repousa sua única glória."***

É importante aprender a perceber a luz do espírito no rosto e nos olhos das pessoas e sentir sua glória, seus anseios e suas profundas necessidades que não são de origem material. Os comportamentos censuráveis são devidos às faltas afetivas e outras carências de ordem espiritual. Todas as pessoas são amáveis, quando pensamos na inocência, pureza e nobreza de seu espírito.

O aperfeiçoamento e treinamento do espírito proporcionam o equilíbrio emocional, uma vida sadia e um excelente desempenho intelectual e, ao mesmo tempo, promovem um feliz nascimento espiritual. O estudo e análise sobre a realidade do homem, apresentado neste trabalho, focaliza esta meta primordial e mostra que o progresso do homem neste mundo, como também nas próximas condições da existência, depende do aproveitamento das oportunidades valiosas que surgem, para purificação do caráter e retificação da conduta das impurezas deste mundo.

Trechos do Livro "Você ainda Vai Nascer" da autora de Felora Daliri Sherafat,

*Sherafat, Felora Daliri. Você Ainda Vai Nascer. Aracaju. Editora J. Andrade, 1995.

**As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh. 5a Edição. Mogi Mirim. Editora Bahá'í, 2000

***Esslemont, John. Bahá'u'lláh e a Nova Era. 5a Edição. Mogi Mirim. Editora Bahá'í, 2001.


Autor: Felora Daliri Sherafat


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