Falhas na liderânça



Vamos lá...

 

Baseado em minha experiência como líder de equipe, estudando e observando alguns gestores no qual convivi, coloco aqui neste artigo, de forma simples e objetiva o que acredito serem as principais causas que prejudicam o líder.

 

Vamos considerar que este líder já tenha características básicas de sua personalidade como egoísmo, descontrole emocional e deslealdade, bem trabalhadas.

 

  • Incapacidade para organizar detalhes. Nunca tropeçaremos nas montanhas, mas eventualmente nas pequenas pedras que surgem em nosso caminho. Estar sempre “ocupado demais” é um sinal de que algo em seu planejamento ou em sua forma de gerir processos e pessoas está errado e te impede de organizar e controlar justamente os detalhes.
  • Má disposição para atividades modestas. Para liderar é preciso garantir condições para que os liderados possam trabalhar e se desenvolverem e para isso é necessário servir com humildade e dedicação, conquistando autoridade através do respeito e da admiração.
  • Expectativas de reconhecimento pelo que “conhecem” e não pelo que fazem com aquilo que “conhecem”. Hoje vivemos em um mundo em que geralmente se pagam não só pelo que se conhece, mas pelo modo com que se usa esse conhecimento, dando resultado para a empresa e desenvolvendo sua equipe.
  • Temor diante da competência da sua equipe. O líder que teme por sua posição ser tomada por um de seus liderados está condenado a ver se cumprir seu temor. É dever de todo líder preparar seu sucessor, delegando, capacitando e treinando-o em outras habilidades que não as possua. Só dessa forma o líder pode multiplicar-se, preparar-se para estar em muitos lugares e prestar atenção em muitas coisas ao mesmo tempo.
  • Falta de imaginação. Sem criatividade perde-se muito, pois é o que salva bons líderes em situações emergências e também na elaboração de planos que o permita guiar com eficácia seus seguidores.
  • Acentuar a autoridade imposta pela posição. Lembremos sempre que “liderança” é uma característica de nossa natureza, que pode ser desenvolvida, e não se trata de uma posição hierárquica. Impressionar seus liderados com uma autoridade forçada te proporcionará antipatia por parte de uma equipe desmotivada e que comprometerá os resultados a serem alcançados.

 

Um líder competente não necessita de um cargo para obter o respeito de seus liderados. Se a pessoa insiste demais na importância do cargo em si, geralmente é porque não tem mais em que apoiar-se.

 

 

André Martin Marquez Ventura, Analista de negócios, Acadêmico do curso de MBA em gestão de projetos e processos organizacionais pela FATEC


Autor: André Martin Marquez Ventura


Artigos Relacionados


Quem SerÁ Contra NÓs?

Camaleão

Confesso

Theo De Carvalho - Segundo AniversÁrio

Regras De Boa Convivência

Mar Dos Sonhos

Despoética