EQUIVOCO PEDAGÓGICO



EQUIVOCO PEDAGÓGICO:

ORIENTAÇÃO:

Colegas coordenadoras depararam com uma situação um pouco complicada, precisamos resolver este problema.

COORDENAÇÃO:                 

Diga companheira, qual o problema que anda afligindo a colega?

ORIENTAÇÃO:

O problema é o índice de reprovação destes alunos.

COORDENAÇÃO:

É mesmo colega, tenho observado isso.

ORIENTAÇÃO:

Existem alunos que foram reprovados três anos consecutivos no 6º ano, isto é muito grave.

COORDENAÇÃO:

É muito grave colega e através deste problema nós vamos enfrentar outro problema maior.

ORIENTAÇÃO:

Esta estatística foi informada ao MEC e através disto teremos de desenvolver um programa de aproveitamento de aprendizagem com estes alunos.

COORDENAÇÃO:

Mas como assim colega? Pode explicar-me melhor?

ORIENTAÇÃO:

Deixe me ver como posso lhe explicar. Você já viu falar sobre o PDE/ PME?

COORDENAÇÃO:

Sim, o governo federal manda para a escola uma verba para investir nesses alunos com dificuldades de aprendizagem é isso?

COORDENAÇÃO:

É isto ai, mas dá um trabalho danado para prestar contas desta verba ao governo.

COORDENAÇÃO:

Vamos falar com a direção e convocar uma reunião com o corpo docente e ver o que podemos fazer para tentar solucionar este problema.

ORIENTAÇÃO e COORDENAÇÃO:

Senhora diretor, estávamos conversando sobre o índice de reprovação que está havendo no 6º ano nesta escola e chegamos a uma conclusão que devemos fazer alguma coisa para resolver esta situação.

DIREÇÃO:

Vocês têm alguma idéia do que podemos fazer para solucionar isto?

ORIENTAÇÃO e COORDENAÇÃO:

Na verdade não temos não, mas quem sabe pensando juntas podemos achar uma saída.

DIREÇÃO:

Olhem, estive conversando com a direção do CEEJA e a diretora disse que tem um projeto chamado Semestral que pode nos ajudar a resolver isto.

ORIENTAÇÃO:

Pronto ai está à solução do problema, mandamos os alunos repetentes pra lá e reprovação zero. O CEJA que se vira.

COORDENAÇÃO:

O que estamos esperando, vamos marcar uma reunião com o diretor do CEJA quanto mais rápido para livrarmos destes alunos.

EQUIPE PEDAGÓGICA:

Bom dia senhora diretora, como está passado? A senhora parece estar tão radiante hoje?

DIRETOR DO CEJA:

Tudo bem colegas, mas que prazer telas aqui em meu humilde recinto de trabalho.

EQUIPE PEDAGÓGICA:

Bem senhora diretora, estamos aqui, porque ficamos sabendo que  neste Estabelecimento de Ensino existe um Projeto Semestral.

DIRETORA DO CEJA::

A sim vieram ao lugar certo, gostaria de formar uma turma diurna começando este ano com o primeiro, segundo e sexto ano.

 EQUIPE PEDAGÓGICA:

Mas que coincidência, justamente isso que queremos, tem uma turma do sexto ano fora da faixa etária que daria certinho para o senhor formar sua turma.

DIRETORA DO CEJA:

Aguar respostas companheiras.

DIRETORA:

 Vamos convocar os pais a uma reunião e depois daremos a resposta.

EQUIPE PEDAGÓGICA:

Senhora diretora, fomos até o CEJA e já acertamos tudo com a diretora de lá, agora é só resolver com os pais e estaremos livres deste problema.

DIREÇÃO:

Que ótimo, vou mandar um bilhete para os pais destes alunos agora mesmo.

PAI:

Bom dia senhora diretora, qual o motivo desta reunião?

DIREÇÃO:

Olhe senhores o assunto é o seguinte, a Equipe gestora desta escola reuniu-se e deparou com um problema.

PAI:

Senhora, que problema é este?

DIREÇÃO:

É que os seus filhos já ficaram retidos no 6º anos uns três anos consecutivos, com exceção de alguns, ou seja, a minoria.

PAI:

Mas o que nós temos a ver com isto? Vocês não são os professores?

 DIREÇÃO:

Temos uma excelente noticia para vocês pais, o CEEJA tem um projeto que pode facilitar a vida de seus filhos, principalmente aqueles que estão fora da faixa etária.

PAI:

A senhora pode explicar melhor sobre isto?                 

DIREÇÃO:

Perfeitamente senhor. O seu filho se estudar mesmo vai poder concluir dois anos em um, isto é poderá fazer o sexto e o sétimo ano ainda em dois mil e nove.

 PAI:

Sendo assim senhora nós aceitamos este tal semestral.

EQUIPE PEDAGÓGICA:

Senhor diretor, deu tudo certo, conversamos com os pais e eles concordaram em transferirem seus filhos para sua escola.

DIRETOR DO CEEJA:

Que ótimo, então pode mandar os pais virem matricularem seus filhos.

PAIS:

O senhor é o diretor desta escola? Viemos matricular nossos filhos.

DIRETOR DO CEEJA:

Estejam à vontade senhores.

DIRETOR DO CEEJA::

Olhem companheiros, não temos professores necessários, vamos ter de colocar estes alunos para estudarem a noite, mas para isto teremos de avisar os pais.

PROFESSORES DO CEEJA:

Será que isto vai dar certo?

DIRETOR DO CEEJA:

Vamos tentar para ver no que dá.

PROFESSOR:

Eu não agüento estes alunos, se estes alunos continuarem assim eu não vou voltar mais a dar aulas para eles.

COORDENAÇÃO:

Na verdade eu não acredito que isto vai dar certo, estou igual a Tomé só acredito vendo.

DIRETOR DO CEEJA:

Você está vendo professor, parece que os alunos aos poucos estão se adaptando aqui.

PROFESSOR:

Tomara que estes alunos cheguem aos dezoito anos e vão logo para o modular e se virem, assim não atrapalhe o silencio desta escola.

DIRETOR DO CEEJA:

Vamos ter paciência quem sabe eles possam melhorar você não está vendo, até os pais estão se preocupando, estão ligando para saber deles.

.

COORDENAÇÃO:

Vamos ver até onde isto vai.

.


Autor: João do Rozario Lima


Artigos Relacionados


SolidÃo...

TraÇos De Um Povo

No Vale Terá Tura

Maior LiÇÃo De Vida

Moradores Do Tempo

Quem Sou Eu...quem és Tu ?!

DiÁrio De Um Depressivo