MENTE TERRENA E MENTE ESPIRITUAL



MENTE TERRENA E MENTE ESPIRITUAL

ROMANOS 10.1 À 8....Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento.Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus.

I - Só faz falar assim quem tem o Espírito santo em seu coração, quem é guiado pelo sua direção. Só se fala de Cristo quem tem sua atuação.

O poder de Deus que convence os homens dos seus maus caminhos.

Os homens de Corinto dado ao seu poder econômico e manipulador, sobre 2/3 de outros homens escravos, numa cidade de aproximadamente 600.000 habitantes- homens da época, determinavam costumes e manipulavam atitudes.

A prostituição, o culto à idolatria, as orgias, os afeminados, todos já estavam presentes naquela época. E estas atitudes atingiram a igreja, precisando o Apóstolo Paulo escrever cartas dedisciplina da fé aos homens "cristãos" da época, repudiando os envolvimentos e a corrupção do evangelho.Ainda que alguns mestres PROTELASSEM tais fatos, dizendo não haver problemas, eis que alguns eram seguidores de Paulo, outros de Apolo, outros de Pedro e outros de Cristo. A mentira e as contendas permeavam o alicerce da igreja, levando seus envolvidos às barras dos tribunais. Desprezando assim o amor e a piedadeàs coisas de Deus na vida da Igreja. Algo diferente de hoje no tocante ao respeito mútuo ouo juízo entre seus participantes, como se a Obrade Deus na vidas dos seus chamados fosse de exclusividadede alguns?

Paulo buscava nas palavras, pois era extremamente culto, tanto na palavra da Lei quanto nas letras dos romanos, conclamava os seuscontemporâneos que aceitassem sua pregação como Poder de Deus em sua vida para salvação das almas dos seus ouvintes.

Toda nossa redenção deve ser centrada na cruz de Cristo, títulos, diplomas, riqueza, poder, ostentaçãoterrena, não causa salvação, a Cruz sim, é dela e por ela a nossa fé.

INTERESSANTE que busquemos saber sobre o que significa Justiça de Deus e salvação de Deus:

-. A Justiça de Deus é a nossa posição diante de Deus.

-.A Salvação é a nossa demonstração de santidade perante Deus, nossa vida interior, que não depende somente da crença no coração, mas que requer a confiança do qual o sacrifício de Jesus produzem requer novas atitudes daqueles que carregam a sua cruz, como se fosse o próprio Cristo, em seus corações. Exteriormente posso falar ser cristão, mas internamente tenho meu próprio conceito da obra redentora e de capacitação em ser cristão. Daí posso pelo meu conceito de muito saber, menosprezar o poder de Deus na vida dos demais que como eu carregam a Cruz.

Eis que a justiça de Deus é objetiva, e a Salvação é subjetiva, pois requer quebra de conceitos, requer quebra da intolerância, requer quebra do orgulho e principalmente requer contrição, afonte de Deus em aceitar nossa salvação que é pelo seu grande amor a todos, razão de Deus ter enviado seu filho para morrer pela humanidade, não somente por mim e você, mas todos.

A fé é despertada na contrição do entendimento que Cristo é o Senhor da palavra, que ele nos salva, único caminho, por mais que se queira dizer conhecedor, se Cristo não for o centro da mensagem, nada tem valor, pois nada causa nada.

II-.Os experimentados na fé, são aqueles que se tornando adultos espiritualmenteprecisam de algo sólido, inclusive, porque de muito ouvirem da pregação, a fé ocasionada, poderádespertar entendimentos paralelos às Escrituras, distorcendo a verdadeira vocação das Sagradas Escrituras. Não havendo nova revelação, procuram algo novo que não advêm da Palavra, mas a Palavra pode levar a interpretações alheias a Vontade do Senhor, razão de surgiremfalsas doutrinas e igrejas que pregam suas heresias como se elas fossem fruto da própria Palavra. Pregam pelos seus próprios entendimentos, ocasião de surgir outros evangelhos complementares às Escrituras

Os olhos e ouvidos humanos não entendem as coisas de Deus, se não estiverem espiritualmente ligados a Deus. Se estiverem ligados nas possessões terrenas, como literaturas, diplomas, ou meramente leitores da Bíblia, sem se aprofundarem, nos seus conteúdos, não entenderão as Palavras que testificam da fonte de Deus, isto é, o esclarecimento de quem é Deus para os homens. A mente natural não consegue compreender ou aceitar a ação de Deus à humanidade.

Os que conhecem a Cristo não devem se contentar com os meros rudimentos do evangelho, mas seguir avante em conhecer as coisas mais profundas que escapam aos que são apenas inteligentes, eis que estas coisas são reveladas aos que são realmente bons, e tem coração sincero perante Deus, pois pelas palavras Deus esclarece seusmistérios. E ali pelos frutos, Deus demonstra aos homens quem verdadeiramente O tem por Senhor e Salvador, não somente o Deus distante que só contempla.

Os dois tipos de homens acima, tanto o natural quanto o espiritual, exercitam em conhecerao Senhor, um procurando a salvação e os seus mistérios (o espiritual), outro desejando sondar os pensamentos de Deus para saber se Ele é real(o natural), para se possível contestar sua existência, obra e desejo, pois tem em seu intelecto, a consciência que há o Criador mas sua mente comum não deseja tereste Criador como Senhor. Precisando pois; que passe pela Cruz e aceite o penhor do Perdão que dela provem.

Jesus um dia falou: QUE os homens deveriam, negar-se a si mesmo. Tomar a Cruz, quer dizer recebe-la, suporta-la e além disso, deixar Ele ceiar comaqueles que desejem carregar suas próprias cruzes. Ele está à porta, quem verdadeiramente abrirá o coração para Ele entrar? Os mansos, pois este herdarão a Terra.

CONCLUSÃO: Romanos 8.12 à 14: Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr, 11.4.2009


Autor: Valdir Carvalho


Artigos Relacionados


Reformadores Do Pentateuco

Deus Só Pode...

Sobre Homossexualismo, Você Sabia?

Jesus Me Ama

Hoje & Amanhã; O Presente & O Futuro

Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

Liberdade Cristã