CRENÇAS



Nossas crenças , são a parte fundamental de nossa vida. O que cremos, se manifesta; nossos pensamentos são ordens que serão obedecidas e veremos refletidas em nossa vida como experiências.

Sigmund Frend tinha razão: "Há palavras que curam e pensamentos que matam."

Se pensamos em medo, em carência, em desamor e fracasso, atrairemos de maneira natural, como um imã , em nossa realidade imediata.

Os pensamentos do presente, criam o nosso futuro. Imagine então quando alguém tem um pensamento diário: "Ninguém me quer" , " Todo mundo me faz mal"; " Eu nunca tenho dinheiro"; " Eu não tenho capacidade pra isso..."; " Eu sou feio(a)" etc.

Indubitavelmente, nós seres humanos, necessitamos crer para sobreviver. Todos cremos em algo, todos temos firmes convicções sobre nós mesmos, sobre as pessoas que nos rodeiam etc. Necessitamos disso para nos sustentar, para sermos coerentes e encontrar um equilíbrio dentro da complexidade do mundo. Mas, existem crenças sobre nós mesmos e sobre nosso redor, que nos limitam, limitam nossa vida e nossas relações e não nos permite aprender para superar essa limitação, de tal maneira que não potencializamos nossas capacidades para crescer como pessoas,produzindo em nós um mal estar emocional.

Detectar quais são nossas crenças negativas é de grande importância em nosso contexto atual. Perceber onde estamos paralisados , sem movimento e quais experiências se repetem e repetem, voltando sempre ao mesmo padrão.

Identificar quais são os mal estares emocionais que acompanham em nossa vida de forma repetida em determinadas situações.As emoções negativas produzem somatizações.( manifestar no corpo, na forma de uma doença ou um sintoma, algum conflito interno. Por exemplo, uma pessoa ansiosa que sente dor de cabeça, de estômagoetc., como resultado da sua ansiedade.)

Refletir quais são as crenças que convivem em nossas vidas de forma constante e que estão nos impedindo de conseguir nossos reais objetivos. Caso não consigamos descobrir qual ou quais as crenças que não nos ajudam mas prendem nossa vida, nossa evolução, nosso crescimento etc. Podemos pedir a colaboração de algum parente, amigo ou algum profissional para que juntos, descubramos de que há possibilidade de reverter nossas crenças negativas em crenças positivas, motivadoras, verdadeiras e assim alcançarmos o êxito – direito divino de todo e qualquer ser humano.


Autor: Marcos Esper


Artigos Relacionados


MatemÁtica Da SaÚde

Acreditar Nos Ajuda A Formar Hábitos

O Medo: Um Complexo De Diferenças

Precocidade Versus Doença Emocional

Você Joga Bem Fora De Casa?

Certezas E Incertezas

Conhecendo Os VÁrios Tipos De Humor