ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES DO TURISMÓLOGO NAS EMPRESAS TURÍSTICAS DE PETROLINA



A participação efetiva do turismólogo para o crescimento do setor turístico de Petrolina é de fundamental importância para o desenvolvimento regional. Para que se possa comprovar a necessidade desse profissional como elemento propulsor desse desenvolvimento, o artigo inicia indicando as principais características do turismólogo e, dentre elas, segundo a pesquisa realizada em campo na cidade de Petrolina, aquelas que se destacam como atuantes e necessárias por suas empresas. Outro ponto importante será demonstrar o ambiente favorável para o crescimento do turismo internacional, nacional e regional intrinsicamente ligado à participação do turismólogo. Por fim, será demonstrado a importância do bacharel em turismo para o desenvolvimento setorial a nível regional e nas empresas localizadas em Petrolina. Palavras-Chave: Turismólogo, Turismo, Características do Turismólogo, Participação, Desenvolvimento e Potencialidades do Turísmólogo, Crescimento do Setor Turístico e Ambiente Favorável ao Turismo em Petrolina.

1 CARACTERÍSTICAS DO TURISMÓLOGO

O bacharel turismólogo acumula em toda sua vivência acadêmica conhecimentos inerentes a sua área de atuação, que é o turismo, dentre eles destaca-se a coordenação e orientação de trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesses turísticos, visando o adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; atuar como responsável técnico em empreendimentos que tenham o turismo e o lazer como seu objetivo social ou estatutário; diagnosticar as potencialidades e as deficiências para o desenvolvimento do turismo nos municípios, regiões e estados da federação; criar e implantar roteiros e rotas turísticas. Todas essas características se identificam numa área mais científica e de pesquisa do turismo no âmbito social.

No que se refere às características e potencialidades que poderão ser desenvolvidas a nível de empresas, podemos destacar as pesquisas, orientação e elaboração de planos e projetos de marketing; formular programas e projetos que viabilizem a permanência e a fidelidade dos turistas na região e no empreendimento turístico; planejar, organizar, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimento ligados ao turismo e capacidade para gerir e operacionalizar empresas turísticas de todas as esferas, em conjunto com outros profissionais afins, como agências de viagens e turismo, transportadores e terminais turísticos, organizadoras de eventos, serviços de animação turística, parques temáticos, hotelaria e demais empreendimentos do setor. Todas essas características apontadas, ou pelo menos uma delas, foram apontadas por todas as empresas pesquisadas como atividades que já desempenhadas por outros profissionais.

Outro dado importante colhido na pesquisa foi à unanimidade dos pesquisados em reconhecer que os turístias sentem carência de idéias inovadores nas empresas turísticas. Conforme os dados apresentados, se torna claro o entendimento de que existem atividades relacionadas às características do turismólogo nas empresas, contudo sendo atribuída a pessoas que não possuem habilidades para potencializar resultados favoráveis às empresas turísticas, bem como o reconhecimento pelos próprios empresários e pelos turistas de profissionais criativos e que se adaptem ao contexto atual e em pleno dinamismo.

2 AMBIENTE FAVORÁVEL PARA O CRESCIMENTO DO TURISMO INTRINSICAMENTE LIGADO À PARTICIPAÇÃO DOS TURISMÓLOGOS

O turismo se tornou em muitos países emergentes a possibilidade de rentabilidade econômica e social como conseqüência da grande quantidade de atrações turísticas, pode-se citar como exemplo Cuba, um país socialista e que passa por problemas econômicos e que tem no turismo a única opção de sobrevivência econômica para manter o atual sistema político no país.

Segundo Miguel Angel Acerenza, o turismo pode contribuir significativamente com o desenvolvimento dos povos, não só no campo econômico, mas também no que se refere aos aspectos sociais, culturais e políticos, desenvolvimento ao qual deve ser dedicado o esforço integral de um país.

No Vale do São Francisco a atividade agrícola, comercial e a distância dos grandes centros proporcionam o crescimento de atividades turísticas, tais como o incremento de serviços de hotelaria para os visitantes, locação de veículos, aumento dos movimentos em bares, restaurantes, festejos, visitas às viniculturas, congressos e eventos culturais. Essa diversidade de serviços disponíveis ao turista que visita a região contribui para o crescimento dessas empresas que fornecem tais serviços e, em contrapartida, a tamanha responsabilidade desses mesmos prestadores de serviços pela manutenção e o desenvolvimento desse setor que repercute seus efeitos em todas as esferas da sociedade no qual esta inserida.

3.A IMPORTÂNCIA DO TURISMÓLOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO REGIONAL E DAS EMPRESAS

Nesse contexto, o turismólogo se apresenta como peça fundamental na engrenagem do desenvolvimento do setor turístico. A atuação desse profissional não deve se limitar apenas nos conselhos municipais de turismo ou em repartições públicas, mas sim atuando diretamente nas empresas, desbravando novas áreas turísticas, desenvolvendo e comercializando novos produtos turísticos, gerir e operacionalizar as diversas empresas que se beneficiam direta ou indiretamente do turismo, de maneira a guiar o empreendimento para a qualidade no atendimento do turista.

O setor de serviços possui um crescente espaço na economia mundial, por isso o turismo é uma das áreas que tem uma ampla lista de serviços a serem prestados aos seus clientes. Mas paradoxalmente no que diz respeito à qualidade e eficiência dos serviços, os integrantes do "trade" turístico deixam em muito a desejar. E como uma forma de alerta sobre esse descaso e é importante ressalta que:

"Todas as empresas que compõem o "trade" turístico precisam se esmerar na excelência dos serviços se desejam competir num mundo cada vez mais globalizado. Não basta apenas "anunciar que a empresa possui ou acredita na qualidade. É preciso demonstrar através de ações práticas. (CASTELLI, 2001 :141)"

Para o sucesso de uma empresa turística em Petrolina, se torna necessário de profissionais com conhecimentos específicos e adequados para sua atividade, fundamentando assim, as atitudes tomadas a nível da prestação do serviço ao cliente, se integrando ao desenvolvimento. E esses profissionais, são justamente, os graduados, pós-graduados, etc, que são capacitados especificamente para atuar na área de turismo, conforme nos lembra Santos:

"É preciso lembrar que a função do turismólogo vai muito além de hotéis e agencias de viagem. Na verdade, trata-se de um profissional capacitado para fazer pesquisas das potencialidades turística de uma determinada localidade; traçar objetivos e metas para desenvolver a atividade; traçar o perfil dos turistas que visitam determinado lugar, planejar de acordo com a vocação turística da localidade, gerenciar hotéis, organizar eventos, trabalhar nas companhias aéreas e prestar consultoria para empresas do trade, entre outras funções." (SANTOS, 2008)

O resultado do trabalho do bacharel em turismo será aliar o crescente desenvolvimento dos diversos tipos de serviços turísticos que irão surgir com aplicação de seu conhecimento intrinsecamente ligado ao alto nível de qualidade desses serviços, bem como a satisfação do turista para que ele retorne e assim garantir a fidelização, aliado à maximização dos lucros e investimentos da empresas turísticas.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Buscou-se sintetizar nesse artigo sobre as principais características do turismólogo e como os efeitos positivos do seu trabalho poderão proporcionar para a sociedade e principalmente para as empresas que se beneficiam do setor turístico. Destacou-se também sobre o ambiente favorável e promissor da região do Vale do São Francisco para turismo e como as empresas prestadoras de serviços turísticos poderiam aproveitar esse momento com a contratação do turismólogo, bem como a importância desse profissional para o desenvolvimento de todas essas potencialidades oferecidas.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ACERENZA, Miguel Angel. Administração do Turismo: Conceituação e organização / Miguel Ágenl Acerenza; tradução: Graciela Rabuske Hendges. - - Bauru, SP : EDUSC, 2002. V

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 11. ed. São Paulo: Senac, 2006.

CASTELLI, Geraldo. Turismo: atividade marcante. 4. ed. Caxias do Sul: Educs,2001.

CURSO de Graduação Bacharelado em Turismo – Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE. Site: http://www.facape.br/turismo/

PETROCCHI, Mario. Hotelaria: Planejamento e Gestão. São Paulo: Pearson, 2007.

SANTOS, M. A. C. Turismólogo. [s. l.: s. n.], 2008.

SILVA, F. C. C. da; Fabris, C. A atuação do turismológo na sociedade da informação. 2008. Artigo Científico publicado na Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação,Campinas, v.5, n. 1, p 40-54, jan./jun. 2007– ISSN: 1678-765X.


Autor: Leone Coelho Bagagi


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