Lá vem mais uma: a bolsa cultura



O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, anunciou na última quarta-feira, dia 15 de abril, que está em discussão a reformulação da Lei Rouanet, que é a lei de fomento e incentivo a cultura. Segundo ele, existe também a intenção de criar um cartão de crédito cultural como o vale-refeição.

Atualmente, a lei oferece benefícios fiscais para as empresas que patrocinarem eventos culturais, sejam eles obras cinematográficas, shows ou apresentações teatrais, entre outras. Com a mudança, seriam criadas novas faixas de isenção de impostos e a escolha dos eventos a serem patrocinados seria realizada em parceria com o Governo. Assim, a distribuição dos recursos gerados pelos eventos culturais seria distribuída por todo o país.

A intenção é boa. A divulgação deve ser da melhor forma possível. O incentivo tem que partir de algum lugar. O Ministério mostra-se preocupado em levar cultura para todo o país, principalmente nas regiões onde as verbas captadas através de eventos são tão baixas. As empresas devem apoiar essa iniciativa, mostrarem-se aliadas ao projeto, afinal o Brasil todo tem a ganhar com isso.

A ideia do Ministro Juca Ferreira também é criar um cartão parecido com o vale-refeição. Só que, segundo ele, em vez de alimentar a fome do estômago, irá alimentar a fome de espírito. O objetivo é oferecer, em parceria com o empregado e com o empregador, 50 reais para serem gastos com cultura – seja na compra de livros, em teatros, etc. Parece ser interessante, desde que não comparado à bolsa família.

Parece que o Brasil está caminhando também nesse campo. Já era em tempo para que o país oferecesse novas oportunidades para o incentivo cultural, ou pelo menos abrisse espaço para discussão. No modelo antigo, apenas os grandalhões – tanto produtores como patrocinadores – eram os detentores de grande fatia do mercado cultural. Agora, parecem que as portas se abrem para os pequenos projetos, inclusive para aqueles que, nos lugares mais remotos do Brasil, possam oferecer um vasto conhecimento para o enriquecimento cultural da sociedade.

Autor: Hans Misfeldt


Artigos Relacionados


Grande Índio

MudanÇa E Cultura Organizacional

A Dor Que Cura

Empreendedorismo No Brasil

Consolidação Da Diversidade Cultural

Cabasp - Culto Afro Brasileiro Assistêncial São Pedro - Asé Ogunsile - Oscip Recebe Doações Da Oab/sp

Educação Física E Qualidade De Vida