Fatores Motivacionais para Manutencão do Cliente Interno



    O presente artigo busca explicitar a importância do reconhecimento profissional resultante do estímulo da motivação individual e de equipe, levando em consideração, principalmente, que as organizações dependem cada vez mais do conhecimento, habilidade, criatividade e motivação de sua força de trabalho para que a empresa sobreviva.E para que a empresa permaneça viva ela deve estar atenta ä situação da sua força de trabalho, o que ela pensa, seus anseios e perspectivas e como está o seu comportamento psicológico, uma vez que na troca de objetivos pessoais e empresariais, empregado e empresa devem sair ganhando e andarem juntos. Os administradores devem estar atentos para identificar qual tipo de ambiente podem proporcionar para estimular um desempenho melhor e mais eficaz do empregado. Por ser a motivação individual, o administrador deve ter habilidade suficiente para perceber, compreender e prever as reações das pessoas ao desempenhar suas tarefas, para estimular os empregados a desempenhar suas funções com eficácia.

    Vale salientar que motivar não é manipular as pessoas com elogios ou coisas semelhantes ou suborná-los com recompensas fantasiosas, mas é o reconhecimento pela administração, quando as metas e objetivos são atingidos, é a celebração pública desse reconhecimento, é enaltecer as atitudes das pessoas com melhor desempenho do seu trabalho, dando ao funcionário a certeza de realização profissional, resultando em uma auto-estima favorável. Toda organização deve atentar para a grande importância de se ter uma equipe motivada.

    O homem é um ser racional e que tem consciência dos próprios desejos, bem como é capaz de conhecer a sua capacidade de satisfazê-los.
As pessoas são diferentes no que tange à motivação: as necessidades variam de indivíduo para indivíduo, produzindo diferentes tipos de comportamento. A motivação depende, basicamente, de três variáveis: da percepção do estímulo (que varia conforme a pessoa na mesma pessoa, conforme o tempo), das necessidades (que também variam conforme a pessoa) e da cognição de cada pessoa. Ela refere-se ao motivo pelo qual as pessoas fazem as coisas – o porquê de envolverem-se em um dado esforço. A motivação é um processo mais complexo, que não depende somente da vontade de quem quer motivar, mas de disposição intrínseca daqueles a quem se dirige a estratégia motivacional.

    Visto que a motivação não é alcançada através de uma atitude coercitiva ou imposta, torna-se um grande desafio para as empresas alcançá-la. Jornadas de trabalho prolongadas, trabalhos desgastantes, podem levar ao ponto crucial, a desmotivação profissional.

    Os gestores podem devem o nível de desempenho em consequência no nível da motivação dos colaboradores, podem ainda verificar quais métodos são adotados atualmente e o nível de satisfação na atividade exercida e averiguar quais influências deverão ser geradas para integrar as pessoas nos objetivos e metas estabelecidas pela organização, identificando o melhor caminho para percorrer com intuito de melhor entender a motivação e conseguir manter a força de trabalho de acordo com os desafios propostos pela organização.
Autor: Mayra Miguez


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