Planejamento. E para que planejar?



 

(*) Nelson Valente


Sabemos, pelo conceito de planejamento, que ele visa a racionalizar as atividades do professor e do aluno. Isto quer dizer, em outras palavras que o planejamento visa a:
assegurar um ensino efetivo e econômico;
conduzir os alunos ao alcance dos objetivos; e
verificar a marcha do processo educativo, possibilitando ao professor avaliação constante do processo e permitindo, igualmente, a tomada de decisões com vistas ao ajustamento do processo.

Pelo significativo apoio que o planejamento empresta à atividade do professor e dos alunos, é considerado etapa obrigatória de todo o trabalho docente. Tende a prevenir as vacilações do professor, oferecendo maior segurança na consecução dos objetivos previstos, bem como na verificação da qualidade e quantidade do ensino que está sendo orientado.


OBJETIVOS INSTRUCIONAIS

Para que vou ensinar? OBJETIVOS INSTRUCIONAIS
O que vou ensinar? CONTEÚDOS INSTRUCIONAIS
Como vou ensinar: ESTRATÉGIAS (procedimentos, meios e eventos instrucionais).
Como vou saber se os alunos aprenderam? AVALIAÇÃO



Que são objetivos?
Os objetivos representam a expectativa de comportamento que se espera os alunos demonstrem ao final do processo de instrução. São eles frutos da reflexão sobre a realidade humana do educando quanto às suas necessidades, realidade e possibilidades, bem como das exigências socioculturais da sociedade em que vive.
Os objetivos existem em todos os níveis de planejamento, a partir dos objetivos da educação determinados pela política educacional e, cada vez mais especificados, irão se fazer presentes no planejamento curricular e no planejamento do ensino ou da instrução (planos de curso, de unidades e de aulas).
No que diz respeito ao planejamento da instrução, os objetivos devem ser determinados rigorosamente em termos de comportamentos observáveis, de modo que seu atingimento seja passível de avaliação, permitindo ao professor verificar, na maneira de agir do aluno, a ocorrência ou não dos comportamentos esperados.
O termo comportamento, aqui empregado, refere-se a comportamento intelectivo e emocional ou a reações psicomotoras. Assim, constituem mudanças de comportamento:
aumento em conhecimento;
aprofundamento de compreensão;
melhora numa habilidade psicomotora;
mudança de atitude; e
aprofundamento de apreciação.

Para que servem os objetivos instrucionais?
Os objetivos norteiam toda a ação didática: a seleção dos conteúdos instrucionais das estratégias e a avaliação da aprendizagem. Assim, podemos dizer que os objetivos do ponto de vista do professor, servem para:
capacitá-lo a planejar as etapas que os alunos devem vencer para atingi-los;
auxiliá-lo na seleção dos procedimentos de avaliação, facilitando a elaboração de testes.
Do ponto de vista dos alunos, servem para:
fornecer-lhes uma direção clara para as suas atividades, pois comunica-lhes o que deverão ser capazes de fazer após uma determinada seqüência instrucional.
Disto se conclui que não só o professor mas também os alunos devem conhecer os objetivos propostos para a situação de ensino-aprendizagem. Tal conhecimento evita as expectativas dos alunos em face da realização de testes, bem como as “surpresas” do professor à época da avaliação, pois os objetivos, ao expressarem o que se espera os alunos demonstrem, indicam exatamente o que será exigido deles como avaliação da aprendizagem. Desde que os alunos já estejam alfabetizados, o professor pode familiarizá-los com os objetivos, expressando-os, é claro, em linguagem acessível à sua compreensão.


Formulação dos objetivos instrucionais
Os objetivos instrucionais expressam mudanças de comportamento, de tal forma que o novo comportamento possa ser observado na maneira de agir do educando.
Assim, os objetivos instrucionais, ao serem formulados, precisam ser claros e específicos, evitando o mais possível, diversidade de interpretação.
Um objetivo instrucional apresenta três componentes:

COMPORTAMENTO TERMINAL aquilo que o aluno deverá ser capaz de
ou DESTREZA fazer após a sequência instrucional.
ou DESEMPENHO
a situação em que o aluno deverá demonstrar o comportamento
CONDIÇÃO ou os materiais ou recursos que poderá (ou não poderá) usar ao
demonstrá-lo.
CRITÉRIO Definição do resultado considerado satisfatório para que se
considere o objetivo atingido.


Comportamento Terminal (ou destreza ou desempenho) é a ação observável que o aluno desempenha ao alcançar o objetivo.
Condição de um objetivo instrucional é a indicação da situação na qual o aluno demonstrará o comportamento desejado, consiste em definir os materiais ou recursos que o aluno poderá ou não poderá usar ao demonstrar o alcance do objetivo na situação de avaliação.
Critério é o padrão que deve ser utilizado para avaliar e determinar quando o objetivo foi alcançado. O critério especifica a qualidade, a quantidade ou o tempo máximo permitido para o desempenho.

(*) é professor universitário, jornalista e escritor

 


Autor: Nelson Valente


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