O Menino de Pijama Listrado



O longa metragem, O menino de pijama listrado, foi produzido pela BBC Films, Heyday Films e Miramax Films, filmado na Hungria e dirigido por Mark Herman. É um drama de 93 minutos. Seu elenco conta com David Thewles, Jack Scanhon, Vera Farmigo e Asa Butterfield. Estreiou no Brasil no dia 17 de outubro de 2008, na Mostra Internacional de São Paulo.

O filme mostra, de maneira emocionante, duas realidades destoantes, vivenciada na Alemanha Nazista, na época da segunda guerra. Bruno, menino puro, de oito anos de idade, filho de um oficial nazista, muda-se com a família para uma nova casa, próxima a um campo de concentração e ali acontece toda a trama. O garoto não consegue entender o ódio que sua nação sente pelos judeus, apesar de toda uma educação que tentava convencê-lo de que isso era adequado e necessário.

Durante o filme o protagonista, sentia-se sozinho por não ter amigos para brincar. Em busca de garotos da sua idade, ultrapassa os limites permitidos dos muros de sua casa e conhece Shmuel, que é da sua idade, porém judeu e prisioneiro de um campo de concentração. Entre os dois se forma uma linda amizade, livre de preconceitos.

Ao final, para se redimir de uma “traição” que fez com Shmuel, Bruno resolve entrar no campo de concentração para ajudar-lo a encontrar seu pai. Ocorre então uma tragédia, ambos os garotos são vítimas de um regime político inescrupuloso e cheio de ódio.

O filme mostra três lados, o do ódio dos alemães contra os judeus, a inocência da infância que não consegue assimilar a lógica dos adultos e o de alemães que desconheciam ou eram contra os verdadeiro horrores cometidos no campo de concentração. Assim como Operação Valquíria, este filme deixou claro que apesar de toda barbárie, não era toda a Alemanha que compartilhava desse ódio.

O autor trás inúmeras e necessárias reflexões para um mundo, onde alguns países ainda são acusados de xenofóbicos. Ao final do filme questionamos também o papel da educação, que como um aparelho ideológico, estava a favor de quem estava no poder e buscava incutir o preconceito e o &oac
ute;dio nas crianças e adolescente, para dessa forma garantir que perpetuasse a situação instaurada.

Saímos da sala de cinema com a certeza de que é preciso aprender com os erros da história, para evitarmos novas atrocidades. Vale apena assistir e refletir sobre o que foi passado.
Autor: Glacy Calassa


Artigos Relacionados


Mistura De Conan Com Predador

O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias - Resumo

Nos Palcos Da Vida

Lixo Importado / OctÁvio Guerra

Blindness

O Ciclo Do Nitrogênio E A Camada De Ozônio

Educação Física Escolar