A Importância da Família Para o Desenvolvimento do aluno Surdo



A família é a primeira instancia social da qual a criança faz parte, ela é o ponto de apoio e sustentação do ser humano. Por isso quanto melhor a parceria entre família e escola, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do sujeito. Traduzindo, a família é o "agente modificador da realidade" das crianças e os professores funcionam como "agentes de apoio”, então, todos os esforços para uma parceria entre ambos são válidos.

Aquilo que acontece no âmbito familiar de qualquer aluno tem uma grande importância em seu desenvolvimento e em sua aprendizagem, ou seja, em seu sucesso escolar. As relações que existem na família, o clima social e emocional, o acompanhamento do progresso das crianças e as expectativas em relação a elas são fatores de grande influência na evolução de todos os alunos. No caso das crianças surdas, além daqueles, há um aspecto no ambiente familiar que tem uma relevância particular: o tipo de comunicação que se utiliza em casa.

A forma e o estilo de comunicação que os pais utilizam com a criança surda tem uma grande importância para o desenvolvimento da mesma. Por isso é de fundamental importância que haja uma estreita correlação entre o modo de comunicação que se emprega na família e o modo de comunicação que se emprega na escola.

A criança passará por muitos professores, porém os pais são os mais importantes nesse processo. Nenhum professor conhecerá os filhos tão bem quanto os pais, nenhum professor passará tanto tempo com eles e os verá em diferentes situações. Dessa forma, quando os dois formam uma saudável parceria o aluno só tem a ganhar.

Há algumas ações que podem facilitar o bom relacionamento com a família, dentre tantas, podemos citar:

• Conhecer a família do aluno e se mostrar disponível.
• Mostrar a evolução do aluno e não se fixar somente nos pontos negativos.
• Buscar Informações de profissionais especializados para se sentir mais seguro para orientar os pais.
• Ser positivo e otimista.
• Promover palestras e debates que tenham como objetivo a orientar os pais, tratando de assuntos que sejam de interesse deles.
• Elaborar projetos que estimulem a participação da família (como: plantio, bazar, coleta de produtos recicláveis, etc).
• Utilizar textos interessantes e dinâmicas nas reuniões de pais.
• Conscientizar os pais da importância de motivar e reconhecer as capacidades e os avanços das crianças.
• Conscientizar os pais que a casa é repleta de estímulos e boas oportunidades de aprendizagem e que eles podem contribuir para o sucesso escolar do filho.
Autor: Glacy Calassa


Artigos Relacionados


10 Motivos A Favor Do Aborto

Computador, Você Conhece?

Políticas Educacionais Eficientes Favorecem O Bom Desempenho Dos Alunos

…homem E Natureza: Um Resgate De Valores…

RelaÇÃo FamÍlia-escola

O Papel Do Professor De Educação Infantil

Criança Tem Que Estudar,brincar E Também Trabalhar!