Métodos e Aplicações do Planejamento Estratégico de Marketing



Faculdade da Amazônia- FAMA

Aluna: Giselly Brito Costa6ª ADM-NOITE

Professor: Diego Fidalgo

Resenha: Métodos e aplicações do Planejamento estratégico de Marketing.

As empresas bem sucedidas sabem como se adaptar a mercados em continua mudança baseado na prática do planejamento estratégico orientado pra o mercado.

O processo gerenciado bem desenvolvido ajusta os recursos e habilidades de uma organização, de modo que eles possibilitem os lucros e o crescimento almejado. Além disso de ajudar os negócios a manter-se saudável, ajuda a solucionar eventos inesperados e ofertam de maneira adversa algum de seus negócios ou alguma linha de produto.

O planejamento estratégico exige ações em três áreas principais na empresa como, gerenciar os negócios da empresa com uma carteira de investimento, envolve a avaliação dos pontos fortes de cada negócio considerando o crescimento do mercado e a posição competitiva, outra área e a estratégia possibilita ação para cada um de seus negócios, atingir seus objetivos a longo prazo.

O plano de marketing é amparado por cada nível de produto (linha de produto, marca) dentro de uma unidade de negócio, para atingir seus objetivos no mercado e produto. O plano de marketing direciona e coordena o esforço de marketing nas organizações modernas.Visto que a uma monitoração de resultados e,quando necessário, efetuar ações corretivas.

O Mercado exige uma diferenciação estratégica de marketing. Dessa maneira a empresa melhor segue sua estratégia conseguirá. Aqueles que não tem estratégia clara "ficam em cima do muro" tem pior desempenho.A análise SWOT depois de realizada pela empresa após desenvolver metas específicas para o período de planejamento denominado de formulação de metas, e transformar os objetivos em metas mensuráveis facilita o planejamento o implementação e o controle.

Dessa forma as organizações desenvolvem a matriz corporativa empresarial que dentro da estrutura empresarial dentro da qual as divisões e unidades de negócio preparam seus planos estratégicos que dão origem a quatro atividades, a definição corporativa, criação de unidades estratégicas de negócios (UENS), a locação de recursos para cada UENS com base na atividade do mercado e na força de negócio, o planejamento de novos negócios e a redução de negócios ultrapassados.

Portanto os planos de negócios estão sendo orientados para os clientes e concorrentes, são mais bem elaborados do que no passado, por tornarem o processo contínuo para responder a condição de mercado que mudam em grande velocidade, as tendências que analisamos até que estão em pleno vigor no mundo do marketing.
Autor: gisa brito


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