Derretimento da Calota Polar do Ártico



O que já era assustador, agora é aterrorizante. Últimos estudos revelam uma aceleração no processo de degelo no Ártico. Com base em estudos mais antigos, as estatísticas apontavam para um derretimento da calota polar do Ártico somente para o ano de 2100 com percentual de 80% de degelo. Esta estatística foi refeita e a previsão agora é para o ano de 2040 ou 2050.

Divulgada a estatística para 2100, o que vimos foi uma lentidão e descaso com o ambiente por parte dos governantes e população. Tanto os países do 1º mundo, quanto os demais, continuam a inundar o mundo com toda forma de tecnologia poluidora.

Com uma transição lenta e controlada de uma tecnologia menos poluidora dos dias atuais para o ano de 2100, previa-se uma frota de veículos menos poluentes, e indústrias mais consistentes às leis ambientais. Estudos realizados pela universidade do estado de Washington e pela administração americana para a atmosfera e os oceanos (N.O.A.A.), "permite prever um Ártico praticamente sem gelo dentro de 32 anos."

A consequência será a inundação de várias cidades como Londres , Miami, Nova York , Bancoc, Mumbai, Calcutá, Guangzhu, Ciudad de ho Lhi Minh, Shangai, Rangun, Hai Phong, Alexandria , Dacca. Os números em prejuízos seriam em torno de U$$ 35 trilhões em 2070. População ameaçada no mundo:150.000.000 hab.

No Brasil, 40% das praias estão vulneráveis as mudanças climáticas, ou seja, com o avanço gradual do mar, podem ser afetadas: Rio de janeiro, Caxias (1,5m abaixo do nível) e toda região costeira do nordeste, (Pernambuco será mais afetado), litoral catarinense e possivelmente outras tantas cidades.

Teremos que tomar medidas a curtíssimos prazos. Não poderemos continuar com o protecionismo das grandes marcas ou empresas (indústrias poluidoras) . Devemos solucionar o problema de abrigar milhões de pessoas nos próximos anos. Deixamos para última hora, esta já chegou . É só começarmos a tomar providências de verdade: não compre carros enormes e poluidores, eletrodomésticos e eletrônicos que consomem muita energia: troque-os por outros reconhecidamente econômicos; troque as lâmpadas incandescentes por gasosas; economize água; não jogue lixo em vias públicas; separe o lixo para reciclagem, inclusive pilhas, baterias, eletrodomésticos e computadores; diga NÃO aos móveis de madeiras-de-lei sem procedência; economize gasolina ou álcool evitando usar o carro desnecessariamente; não deixe de cobrar das autoridades soluções a curto e médio prazo para salvar o planeta; participe de abaixo-assinados em prol do ambiente. Diga NÃO ao consumismo. NÃO abra mão de viver bem.

*www.natureza.com.br\natureza\nivel_dos_oceanos.htm

*Http: \\br.noticias.yahoo.com\s\afp\090403\mundo\ema_clima_meioambienteeprinte=1

*Http: \\ www.multirio.rj.grr.br\sec u\ impressão.asp! cód: 2082&tipo:2

*www.fisiozone.com.br\ciencia-e-tecnologia\7090-populaçao-ameaçada-por-inundacao

...

*www.brasilmedicina.com\noticias\-check-printnot.asp!cod:1793&área:2

*http:// ami , Nova York , Bancoc.....www.brasilia.unesco.org\areas\ciencia\areastematica\

Recursos hídricos\ nível mar

Celio Vaz – Ambientegin.pro.br

Técnico Ambiental

Químico

Filiado ao Green Peace

digitado por: Rafaela Leão Marinha dos Reis


Autor: Célio Vaz dos Reis


Artigos Relacionados


Pássaros De Deus

Cibernético

Você é Meu Prêmio

Submissão Da Besta

Declaração

Para AlguÉm Que EstÁ SÓ

Desiquilíbrio Ambiental