O Diagnóstico de um Problema de Base Através da Análise de Vibração
A nova estratégia da manutenção moderna é acompanhar os estágios de depreciação dos equipamentos, monitorando periodicamente, através das técnicas preditivas. Porém, no passado os recursos para a realização da manutenção não eram preponderantes, pois não havia muitas limitações, devido ao menor número equipamentos.
Hoje em dia, os recursos estão mais limitados e ainda escassos, fazendo com que os profissionais busquem quebrar paradigmas. As novas experiências são sempre conflitantes, mas o profissional da manutenção deve reavaliar seu planejamento em relação aos órgãos de máquinas, levando questões relacionadas à Manutenção Preditiva.
Esse sistema, baseado na análise de vibração é uma técnica muito utilizada para o acompanhamento e interpretação dos níveis de vibração dos órgãos de máquinas, com a finalidade de perceber anormalidades, avaliando o melhor momento para intervir os equipamentos.
Como exemplo, mostraremos a análise de vibração preditiva, em um motor Weg, para evitar a parada inesperada de algum órgão, dessa máquina. Após a coleta de dados, pôde-se iniciar a análise de vibração do equipamento. Essa averiguação é um processo muito importante, para avaliar as condições de "saúde" da máquina, usando a metodologia do descarte, ou seja, identificando os problemas que, seguramente, não estavam ocorrendo, procurando características que excluíssem essas possibilidades, demonstrando as causas mais prováveis.
O espectro do gráfico1 demonstra a identificação do problema na base de alvenaria.
Gráfico1 - Espectro em velocidade RMS
Gráfico2 - Forma de onda no tempo
Baseado na evidência dos gráficos 1 e 2, foi efetuada a ordem de quebra da base de alvenaria, para que fosse construída outra base.
Gráfico3: Espectro após intervenção
Gráfico4: Forma de onda após intervenção
Observando, todas as análises, dos espectros que foram apresentados, ficou perceptível o problema de base. Porém, o analista que realizou esse diagnóstico preditivo, teve muita dificuldade para convencer o pessoal da manutenção atual, sobre a real situação do equipamento.
Foto5 - Foto da base alvenaria
Apesar da base, aparentemente, não apresentar defeito os chumbadores estavam quebrados dentro do concreto.
Foto6 - Foto da base reformada
Autor: Alcimar Nunes De Paula
Artigos Relacionados
A Morte Anunciada De Um Lóbulo
A Manutenção Preditiva E A Inspeção Sensitiva
Utilizando Análise De Vibração Para Diagnosticar Defeito No Rolamento Devido A Fuga De Corrente
Preditiva: Falhas Em Engrenagens
Utilizando A Análise De Vibração Comespectro E Forma De Onda No Tempo Para Confirmar Desalinhamento
Cultivo Mínimo Do Solo?
Caso De Vibração - Como Evitar Uma Conta De R$300.000,00 - Vibração Excessiva No Gerador