O Diagnóstico de um Problema de Base Através da Análise de Vibração



A nova estratégia da manutenção moderna é acompanhar os estágios de depreciação dos equipamentos, monitorando periodicamente, através das técnicas preditivas. Porém, no passado os recursos para a realização da manutenção não eram preponderantes, pois não havia muitas limitações, devido ao menor número equipamentos.

Hoje em dia, os recursos estão mais limitados e ainda escassos, fazendo com que os profissionais busquem quebrar paradigmas. As novas experiências são sempre conflitantes, mas o profissional da manutenção deve reavaliar seu planejamento em relação aos órgãos de máquinas, levando questões relacionadas à Manutenção Preditiva.

Esse sistema, baseado na análise de vibração é uma técnica muito utilizada para o acompanhamento e interpretação dos níveis de vibração dos órgãos de máquinas, com a finalidade de perceber anormalidades, avaliando o melhor momento para intervir os equipamentos.

Como exemplo, mostraremos a análise de vibração preditiva, em um motor Weg, para evitar a parada inesperada de algum órgão, dessa máquina. Após a coleta de dados, pôde-se iniciar a análise de vibração do equipamento. Essa averiguação é um processo muito importante, para avaliar as condições de "saúde" da máquina, usando a metodologia do descarte, ou seja, identificando os problemas que, seguramente, não estavam ocorrendo, procurando características que excluíssem essas possibilidades, demonstrando as causas mais prováveis.

O espectro do gráfico1 demonstra a identificação do problema na base de alvenaria.


Gráfico1 - Espectro em velocidade RMS

Gráfico2 - Forma de onda no tempo

Baseado na evidência dos gráficos 1 e 2, foi efetuada a ordem de quebra da base de alvenaria, para que fosse construída outra base.

Gráfico3: Espectro após intervenção

Gráfico4: Forma de onda após intervenção

Observando, todas as análises, dos espectros que foram apresentados, ficou perceptível o problema de base. Porém, o analista que realizou esse diagnóstico preditivo, teve muita dificuldade para convencer o pessoal da manutenção atual, sobre a real situação do equipamento.

Foto5 - Foto da base alvenaria

Apesar da base, aparentemente, não apresentar defeito os chumbadores estavam quebrados dentro do concreto.

Foto6 - Foto da base reformada


Autor: Alcimar Nunes De Paula


Artigos Relacionados


A Morte Anunciada De Um Lóbulo

A Manutenção Preditiva E A Inspeção Sensitiva

Utilizando Análise De Vibração Para Diagnosticar Defeito No Rolamento Devido A Fuga De Corrente

Preditiva: Falhas Em Engrenagens

Utilizando A Análise De Vibração Comespectro E Forma De Onda No Tempo Para Confirmar Desalinhamento

Cultivo Mínimo Do Solo?

Caso De Vibração - Como Evitar Uma Conta De R$300.000,00 - Vibração Excessiva No Gerador