As 7 Chaves de Ouro para Motivar uma Equipe de Vendas
Ao contrário
do que muitos gestores pensam, motivar uma equipe de vendas não requer gastos. De
acordo com a "Teoria dos Dois Fatores” do psicólogo Frederick Herzberg, a realização,
o reconhecimento e a responsabilidade aparecem como os principais estimulantes
para um bom desempenho. O segredo está em descobrir as ferramentas necessárias
para explorar o máximo do potencial de cada um e desenvolver um ambiente
propício ao crescimento pessoal e profissional do grupo.
Confira abaixo
algumas atitudes que você pode tomar para motivar os vendedores de sua empresa:
1. Busque em
primeiro lugar o autoconhecimento e o desenvolvimento das competências
comportamentais como a habilidade de comunicação e relacionamento interpessoal.
Aspectos comportamentais valem mais do que qualquer expertise quando direcionado
a resultados.
2. Além de deixar claro aonde se
pretende chegar, é importante também mostrar a equipe os desafios que precisam
ser superados. Identifique logo o que precisa
ser feito frente a obstáculo e mobilize o grupo até que sejam superados.
3. Para
conquistar um alto grau de confiança, prestígio, respeito e autoridade como
líder, seja congruente. O líder é o reflexo e o exemplo da
equipe. O alinhamento do discurso com as atitudes é fundamental para mobilizar
o grupo às metas.
4. A flexibilidade e a humildade são habilidades-chave para
exercer a liderança de uma equipe de vendas. É fundamental se relacionar com a
equipe respeitando as diferenças e desenvolver estratégias motivacionais especificas
a cada vendedor e ao grupo.
5. Forneça e solicite feedbacks. Em vez de se referir às
pessoas, se refira aos resultados ou aos comportamentos. Avalie as pessoas de
uma forma positiva, destacando virtudes, qualidades e méritos de seus vendedores
e colaboradores.
6. Disponibilize aos seus vendedores
as ferramentas e as tecnologias necessárias para o bom desenvolvimento de suas
funções. Condições excelentes para desenvolver o trabalho geraram
resultados extraordinários.
7. Crie um ambiente
propicio ao desenvolvimento pessoal e profissional de seu colaborador. Proponha
alvos reais e dê incentivos, prêmios e brindes por metas alcançadas, isso irá
gerar mais vendas devido à sustentação do tripé: motivação,
reconhecimento e recompensa.
Autor: Diego Berro
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