Desenho Animado e Ideologia na Segunda Guerra Mundial



O Desenho  Animado surgiu aos olhos das pessoas como mágica, impressionando todos que tiveram um primeiro contato, fosse através dos chamados brinquedos ópticos ou com o surgimento do cinema, nas telas. Hoje equivocadamente muitas pessoas acham que o Desenho Animado é coisa de criança. De fato também é, mas as primeiras animações eram direcionadas ao público adulto.

A partir da década de 40 os desenhos animados se acentuam nos cinemas e alguns deles se apresentam na televisão como vemos hoje. Mas é também na década de quarenta em meio a segunda grande guerra, que eles começam a serem utilizados como esforço de guerra ou como arma ideológica, principalmente nos Estados Unidos da América, para convencer os americanos da importância de contribuir nos impostos de guerra ou para um apoio maior da nação contra os nazistas e japoneses. Ademais de criar uma relação de paz com os países latino-americanos para angariar apoio a chamada "Democracia Norte-americana".

Nos anos 40 alguns cineastas, produtores e diretores a serviço do governo norte-americano vieram à América latina e principalmente ao Brasil para produzirem filmes que enfatizassem a boa relação dos EUA com os povos latino-americanos. Segundo o pesquisador Rodrigo Zagni em seu artigo "Imagens Projetadas do Império" publicado em 2008, esse esforço de aproximação com o sul servia "para que a política da boa vizinhança reorientasse uma nova política cultural o método utilizado foi à criação de personagens que concentrassem os traços característicos do que se pensava como uma identidade latino-americana", além de conquistar o apoio sul-americano para a entrada dos EUA na guerra.

Como nossa abordagem está ligada ao desenho animado destacamos nesse grupo Walt Elias Disney criador do Mickey e do Pato Donald, que não diferente de outros produtores de cinema veio à América do sul para criar personagens que tivessem uma imagem de amizade com os EUA. E Disney teve êxito em seu objetivo criando dois filmes. O primeiro, Saludos Amigos (Alô Amigos) de 1942, filme que apresenta Donald como turista e mostra aspectos da América latina, interpretados por Disney e seu grupo e também um novo personagem o papagaio brasileiro Zé Carioca que se torna amigo do Pato Donald. E um outro filme chamado The Three Caballeros (Você já foi à Bahia?) de 1944 que mostra Donald, Zé Carioca e o galinho mexicano Panchito, outro personagem nascido dessa viagem, como amigos representando a boa relação entre os EUA, Brasil e México.

Ainda nos anos de Guerra, os desenhos animados continuam a serem explorados para auxílio na propaganda ideológica e muitos são os desenhos produzidos com a temática bélica, desenhos como You're a Sap Mr. Jap de 1942 dos estúdios Max Fleisher que mostra o marinheiro Popeye lutando no mar contra os japoneses. O desenho The Ducktators de 1943 da Looney Tunes os mesmos produtores de Pernalonga e Cia. que na verdade é uma sátira a Hitler, Mussolini e Hirohito como patos. É notável o preconceito nos desenhos, principalmente contra os japoneses criando estereótipos e tumultuando a vida dos nipo-americanos que viviam nos EUA durante a guerra.

Os estúdios Disney produziram alguns filmes sobre a guerra, mas destacamos três que considero de importância, são eles: The Spirit Of 43 ( O espírito de 43) de 1942 e lançado oficialmente em 1943 que mostra o Pato Donald como um trabalhador americano que recebe seu salário, que fica entre duas personalidades suas o escocês poupador que guarda seu dinheiro e investe nos imposto do país para ajudar na produção de armamentos de guerra e o gastador que irá ajudar a máquina nazista, pois irá gastar o todo o dinheiro e não irá pagar os impostos . Vale ressaltar que essas personalidades do Pato Donald serão usadas no futuro pela Disney o gastador se tornará no primo sortudo Gastão e o velho escocês poupador no tio pão duro e ambicioso Patinhas.

Outro filme produzido pela Disney foi Der Führer's Face (A Face do Führer) de 1943, nesse filme o Pato Donald vive na Nazilândia, e parece ser o único morador da cidade. Todos os dias ao acordar têm que tomar um pobre café da manhã, ler o maior best-seller da Nazilândia "Meir Kampf" e depois deve trabalhar na produção de munições para as armas alemãs entre uma munição e outra fazer a saudação nazista à imagem de Hitler a ponto de ficar louco. Mas no fim Donald acorda e descobre que tudo não passou de um pesadelo e se sente feliz por ser um cidadão dos EUA.

Education For Death lançado em 15 de janeiro de 1943, baseado na obra de Gregor Ziemer de mesmo título de 1942, que apresenta a trajetória de uma criança nazista desde a escolha do nome, até sua morte no front.

Todas essas produções são repletas de símbolos para uma leitura semiótica também, e expressam que a ideologia nos desenhos animados durante essa época foi massificante.

A Produção Ideológica através dos desenhos animados também é notório nos paises do Eixo, Nimbus Libéré de 1944, foi um exemplo, essa produção alemã usa a ideologia reversa. O curta mostra uma família francesa escutando a rádio BBC de Londres na qual um locutor judeu anuncia que os aliados representados por personagens de desenhos animados dos EUA, estão chegando para libertar os franceses, eles aparecem em seus aviões bombardeando a França, enquanto os franceses escutam a frase "Estamos Chegando" no rádio uma das bombas atinge a casa matando todos.

Marilena Chauí em seu livro O que é Ideologia?, publicado em 1980 afirma que "um dos traços fundamentais da Ideologia consiste, justamente, em tomar idéias como independentes da realidade histórica e social, de modo a fazer com que tais idéias expliquem aquela realidade, quando na verdade é essa realidade que torna Compreensíveis as idéias elaboradas".

Podemos concluir com essa pequena análise que o desenho animado pode ser usado como ferramenta para imposição de ideologias e criação de esteriótipos de uma determinada cultura. A análise critica destas obras é de grande importância, se tomarmos como exemplo as largas produções atualmente em exibições em nossas televisões, assistidas todos os dias por crianças. Saber que idéias os desenhos animados expressam e quais os efeitos que causam é um objetivo para se analisar e refletir.


*Imagens retiradas da Internet.

Referências Bibliográficas.

CHAUI, M. S. O que é ideologia?.1 Brasiliense. São Paulo, 1980.

FURHAMMAR, Leif; ISAKSSON, folk. Cinema & Política. Paz e Terra: Rio de Janeiro. 1976.
ZAGNI, Rodrigo Medina . Imagens projetadas do império: O cinema hollywoodiano e a construção de uma identidade americana para a política da boa vizinhança. Cadernos PROLAM/USP, v. 01, p. 67-92, 2008.


Autor: Saulo Gomes de Sousa


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