Sistema Erp Como Gestor De Informação



Eslane Pinheiro Ribeiro
FATEC – Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-SP
Avenida Vitalina Marcusso, Jd Cristal, nº 1400
[email protected]

Leandro Porceli Alaniz
FATEC – Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-SP
Avenida Vitalina Marcusso, Jd Cristal, nº 1400
[email protected]

 Vinicius Veloso Garcia
FATEC – Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-SP
Avenida Vitalina Marcusso, Jd Cristal, nº 1400
[email protected]

Resumo.  Este artigo apresenta os Sistemas ERPs (Enterprise Resource Planning) como forma de tratar as informações que circulam em uma Organização. Elaborado com base em pesquisa bibliográfica, verificou-se que é cada vez mais freqüente a utilização de ERPs, visto que sua abrangência estende-se a todos os departamentos organizacionais, gerenciando as informações que trafegam na empresa e produzindo resultados em tempo real para as tomadas de decisão.

Palavras-chave: ERP, Informação, Vantagens do ERP, Importância do ERP, Mudança Organizacional

Abstract. This article presents the ERP's (Enterprise Resource Planning) Systems as a way to treat the information that are circulating in a Organization. Elabored with basis in bibliographic resources, as time passes is visible the utilization of ERP's more often, seen that it abranges all organizationals departments, managing the informations that are vehiculated in the company and producing results in real time for the decision's making.

Keywords: ERP, Information, Advantages of the ERP, Importance of the ERP, Organizational Change

INTRODUÇÃO

A informação é algo imprescindível no mundo atual. É através dela que as empresas crescem e evoluem, e é por falta dela também que algumas empresas permanecem paradas no tempo. Como ninguém quer ficar parado no tempo, as empresas começaram a se mexer, e instalar Sistemas ERPs.

Baseado nesse fato, pode-se demonstrar a importância da informação e as vantagens de se utilizar o ERP como gestor de informação. O conteúdo desse artigo foi baseado em algumas publicações existentes sobre o assunto.

1. A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

Os avanços tecnológicos vêm criando novas possibilidades. Com o desenvolvimento da Tecnologia de Informação (TI), as empresas passaram a depender cada vez mais da informação, em tempos atuais, a utilização da informação tem significado de poder e seu uso adequado é capaz de estabelecer um diferencial competitivo e projetar uma empresa no mercado. As informações se desprendem das questões de tempo e espaço e passam a estar disponíveis em qualquer hora e lugar, dando agilidade aos processos e agregando valor e conteúdo. Como descreve GATES (1995)[2] abaixo:

À medida que os documentos ficarem mais flexíveis, mais ricos em conteúdo de multimídia e menos presos ao papel, as formas de colaboração e comunicação entre as pessoas se tornarão mais ricas e menos amarradas ao local onde estão instaladas. Quase todas as esferas de atividade – trabalho, educação e lazer – serão afetadas. A estrada da informação revolucionará as comunicações mais ainda do que vai revolucionar a computação. Isso já está começando a acontecer nos locais de trabalho.

Os Sistemas de Informação (SI) têm sido fundamentais para tratar o fluxo de informações dentro das organizações, inicialmente nas grandes corporações, mas gradativamente as micro e pequenas empresas começam a adotá-los, como diferencial competitivo, ou questão de sobrevivência, conforme afirma ALBERTÃO (2001)[1]:

A importância de um Sistema de Informação (SI) em uma Empresa está diretamente relacionada com o envolvimento dos tomadores de decisão e é fundamental para o sucesso da Empresa e do próprio sucesso dos gestores, isso porque o SI permite que as empresas aumentem seus lucros e baixem seus custos. Isto decorre de que a informação é tão mais valiosa quando ela é precisa e está no lugar certo no momento exato, ou seja, as organizações façam uso estratégico da informação. Portanto, as Empresas têm como metas principais maximizar seus lucros e permanecer competitivas no mercado.

2. O ERP E SUAS VANTAGENS

Os Sistemas ERPs (Enterprise Resource Planning) surgiram da necessidade de gerenciar de maneira completa e eficiente todas a informações que trafegam dentro de uma organização e  têm sido ferramentas importantes para tomadas de decisão, seja no planejamento estratégico, ou em questões operacionais. Os ERPs são sistemas integrados que controlam as diversas áreas da empresa, utilizando um banco de dados único, possibilitando uma visão global da organização e uma maior velocidade no tempo de resposta. A utilização de um banco de dados único é feita através da tecnologia cliente/servidor, onde o usuário utiliza uma rotina que faz a interação entre o banco de dados e os demais módulos, eliminando a redundância e preservando a integridade das informações, já que o banco de dados é alimentado uma única vez, disponibilizando as informações para todos os setores da empresa.

Pode-se dizer que o princípio básico de um Sistema ERP consiste em fornecer a informação correta na hora certa e para a pessoa certa. A utilização de ERPs pode trazer inúmeras vantagens para as organizações, entre elas destacamos a flexibilidade, economia de custos, eficiência, qualidade e consistência nos relatórios de dados, eliminação da redundância de atividades, entre outras. Em conseqüência, a empresa melhora seu processo de decisão e obtém um tempo de respostas mais rápido em relação as constantes mudanças no mercado.

A importância dos ERPs nas organizações atuais, pode ser representada pela relevância do mercado de desenvolvedores de softwares. Empresas nacionais e multinacionais disputam fatias deste mercado, onde soluções completas custam verdadeiras fortunas. Adotando estes sistemas, que podem ser padrões, ou customizados em alguns módulos, que gerenciam apenas algumas funções específicas, as instituições criam departamentos próprios, com profissionais específicos, para gerenciar a obtenção, o tráfego e o armazenamento das informações. O ERP é visto com uma solução para acabar com os vários sistemas diferentes sem nenhuma integração que são utilizados em um mesmo ambiente empresarial, fornecendo informações muitas vezes redundantes e de pouca qualidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para que o ERP funcione como um gestor de informação é preciso que haja uma mudança organizacional da empresa, analisando processos e modificando-a de maneira que se torne mais eficiente e eficaz. Mas nada disso citado acima funcionará se na empresa não houver um total comprometimento dos funcionários e da alta-direção. É de extrema importância que eles estejam envolvidos e muito bem treinados, acabando com qualquer dificuldade que possam vir a ter em relação à interface e funcionalidade do sistema. Se isso ocorrer, o ERP será de grande valia no crescimento e desenvolvimento da empresa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 [1] ALBERTÃO, Sebastião E. ERP sistemas de gestão empresarial: Metodologia para avaliação, seleção e implantação: Para pequenas e médias empresas. São Paulo: Iglu, 2001.
[2] GATES, Bill . A estrada do futuro. São Paulo: Companhia das Letras


Autor: Vinicius Veloso Garcia


Artigos Relacionados


ParÓdia: Tema : O Sol E A Terra ( Os Astros )

O Mistério Indecifrável Da Intermitência

Sorrir é Ser Feliz

Desenvolver Um Processo De Sucessão

Angústia

Dia Das MÃes (peÇa De Teatro Infantil)

O Processo Da Independência Do Brasil