A IMPORTÂNCIA DA LEITURA



Dentre as experiências de vida das pessoas, a leitura aparece como uma das mais adequadas para fazê-los viajar, conhecer e encontrar sentido na vida.
Através da leitura todos se tornam iguais, com as mesmas oportunidades. A leitura, além de tornar o homem mais livre, possibilita que ele vá a muitos lugares que sem a leitura jamais iria. Ler é estimulante. Tal como as pessoas, os livros podem ser intrigantes, melancólicos, assustadores, e por vezes, complicados. Os livros partilham sentimentos e pensamentos, feitios e interesses.

Os livros colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas, colocam-nos em situações e dilemas que nós nunca poderíamos imaginar que encontrássemos. Eles ajudam-nos a sonhar, fazem-nos pensar. Dessa forma, o único limite para a amplidão da leitura é a imaginação do leitor; é ele mesmo quem constrói as imagens acerca do que está lendo. Por isso ela se revela como uma atividade extremamente frutífera e prazerosa. Por meio dela, além de adquirirmos mais conhecimentos e cultura, temos a possibilidade de voltar no tempo ou ir para o futuro, basta para isso que escolha o que quer ler e viva uma aventura maravilhosa que só este exercício tão agradável pode promover.

Ler deriva do latim “lego legere’, que significa recolher, apanhar, escolher, captar com os olhos”. Tem importância fundamental na vida das pessoas.
A necessidade de leitura está posto entre todos, haja vista que propicia a obtenção de informações em relação a qualquer contexto e área do conhecimento, abrindo cada vez mais os horizontes do saber enriquecendo o vocabulário e a facilidade de comunicação.

A pessoa que lê conhece o mundo e conhecendo-o terá condições de atuar sobre ele modificando-o e tornando-o melhor por que a leitura é o principal aspecto constituinte do pensamento crítico.

A leitura para uns é uma atividade prazerosa para outros um desafio a conquistar, que somente será alcançado através de muito incentivo, das escolas das famílias e na sociedade.

Como já dizia (MÁRIO QUINTANA) “OS VERDADEIROS ANALFABETOS SÃO OS QUE APRENDERAM ER E NÃO LÊEM”.
Um bom leitor não é aquele que lê muitas vezes o mesmo tipo de texto, mas aquele que lê diversos tipos de texto com profundidade.
“UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E COM LIVROS” escreveu MONTEIRO LOBATO. Portanto, é de suma importância desenvolver em nós uma “cultura de leitura”, pois só assim seremos aprendizes e formadores de opinião em todo ambiente social e democrático que estivermos.

PROFESSORA
CLEIDE CRISTINA GARCIA RIBEIRO DA SILVA

Autor: cleide cristina


Artigos Relacionados


Leitura: Aliada Da Vida Profissional

A Importância Do Ato De Ler

A Indecisão Dos Adolescentes Vem Da Falta De Leitura

Da Sensação Do Místico

Mudanças Na Ortografia Da Língua Portuguesa A Partir De Janeiro 2008

O Exercício Da Leitura

A Leitura E Suas Artimanhas