MATA ATLÂNTICA



          A mata atlântica antigamente estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul e ocupava uma área de 1,3 milhões quilômetros quadrados.
         Atualmente restam apenas 6% da sua área original, sendo suas áreas mais preservadas estão na serra da Mantiqueira e na serra do mar (SP, RJ, MG, ES), isso se deve devido seu relevo acidentado sendo de difícil acesso para as maquinas.
 mais de 50% de suas árvores são endêmicas( que só ocorrem nessa área) transformando-a na floresta de maior biodiversidade de globo.
vários fatores contribuíram para esta grande diversidade entre eles estão, clima, relevo que possibilita as chuvas orográficas.
        O volume de chuva nesta mata esta entre 2000 e 3000mm ano, sendo graças a barreira que a serra constitui aos ventos que sopram do mar. outro fator que ajudou nessa diversidade, foi o solo rico em nutrientes e a ciclagem que e extremamente rápida.
As condições físicas na floresta variam muito, apesar dela esta submetida a um clima geral, ha. micro climas muitos diversos que variam de cima para baixo, os teores de oxigênio, luz, umidade e temperatura são bem definidos dependendo da camada considerada.

IMAGEM RETIRADA: sombra-verde.blogspot.com
Referencias Bibliográficas:

OLIVEIRA, Ana Maria. et al. Projeto Didático de Pesquisa. São Paulo; DCL,2007.

STORER,Tracy l., USINGER; Robert l. et al. Zoologia Geral. São Paulo; Editora nacional, 1991.

AMABIS,J.M. e MATTOS, G. R. Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo; moderna,1999.

 


Autor: jose wilian mendes rocha


Artigos Relacionados


O Processo Da Independência Do Brasil

Sonhar é Viver

O Xiita E Sua Prece

Novos Tempos

Quem Sabe ??!!....

Segunda Conjugação

Mostre Quem é Você