O que é Educação?



1           CONCEITO DE EDUCAÇÃO

A educação existe em todas as esferas da vida do individuo. Ela existe em cada povo,ou entre povos que se encontram. A educação participa do processo de produção de crenças e idéias,de qualificações e especialidades que envolvem as trocas de símbolos, bens e poderes que, em conjunto, constroem tipos de sociedades. E esta é a sua força.
A educação existe onde não há a escola e por toda parte podem haver redes e estruturas sociais de transferências de saber de uma geração a outra, onde ainda não foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado.
Carlos Rodrigues Brandão explica:

A educação é, como outras, uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam, entre tantas outras invenções de sua cultura, em sua sociedade. Formas de educação que produzem e praticam, para que elas reproduzam, entre todos os que ensinam-e-aprendem , o saber atravessa as palavras da tribo, os códigos sociais de conduta, as regras do trabalho, os segredos da arte ou religião, do artesanato ou da tecnologia que qualquer povo precisa para reinventar, todos os dias, a vida do grupo e a de cada um de seus sujeitos, através de trocas sem fim com a natureza e entre os homens, trocas existem dentro do mundo social onde a própria educação habita, e desde onde ajuda a explicar – às vezes a ocultar, às vezes a inculcar – de geração a geração, a necessidade da existência de sua ordem (2006, p.11).

A educação está e, todos os lugares e no ensino de todos os saberes. Assim não existe modelo de educação, a escola não é o único lugar onde ela ocorre e nem muito menos o professor é seu único agente. Existem inúmeras educações e cada uma atende a sociedade em que ocorre, pois é a forma de reprodução dos saberes que compõe uma cultura, portanto, a educação de uma sociedade tem identidade própria.

A educação existe onde não há escola e por toda parte pode haver redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra, onde ainda se quer foi criada de algum modelo de ensino formal e centralizado. Porque a educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida. A vida que transporta de uma espécie para outra, dentro da história da natureza e de uma geração a outra de viventes, dentro da história da espécie, dentro dos princípios dos através dos quais a própria vida aprende e ensina a sobreviver e a evoluir em cada tipo de ser (BRANDÃO, 2006, p.12).

O ponto fraco da educação está nos seus agentes, pois, com consciência ou não, reproduzem ideologias que atendem a grupos isolados da sociedade. A educação reflete a sociedade em que ocorre, em sociedades tribais ela é comunitária e igualitária, já em nossa sociedade capitalista, é específica, isolada e desigual, trazendo conseqüências sérias para a população.

2HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Na Grécia Antiga a educação, denominada de Paidéia, se iniciou como comunitária, mas com o desenvolvimento da sociedade se tornou específica, onde havia uma educação para nobres, outra para plebeus e nenhuma para os escravos, surge à figura do pedagogo, um escravo domestico que além de conduzir as crianças nobres à escola também era responsável pela sua educação. Em todas as educações gregas o indivíduo era educado para a sociedade como um todo.
Em Roma a educação surgiu como na Grécia, comunitária, mas se desenvolveu de forma diferente, onde a formação do patriarca agricultor sobressaia sobre o cidadão. Mais tarde surge a escola primária, como a escola de primeiras letras gregas, também surge à escola gramáticos, e muito mais tarde a Lector. Havia em Roma a educação que formavam os trabalhadores na oficina ? de ? trabalho, e o cidadão era educado para também empregar seu saber na sociedade.
A escola surge com o desenvolvimento do cristianismo na Antiga Europa para uma educação que salvaria almas, e isso perdurou até o final do século XIX quando Émile Durkheim começou a ligar educação e sociedade, a educação vira fato social, pois para ele há um consenso harmônico que mantêm o ambiente social. É notório que este consenso, na verdade, a educação não aplica sua idéia, a prática é bem diferente, há uma elite capitalista que controla a educação, entretanto, ela ocorre fora das paredes da escola, na comunidade, assim a dominação capitalista encontra resistência política.
A única forma de reinventar a educação, como dizia Paulo Freire, é trazê-la ao cotidiano do aluno, fazendo com que a vivencia e as experiências do indivíduo façam parte efetiva da escola, e a educação será livre e comunitária.

3A RELAÇÃO SÓCIO-INTERACIONISTA DA EDUCAÇÃO

A educação participa do processo de produção de crenças e idéias, de qualificações e especialidades que envolvem as trocas de símbolos,bens e poderes que,em conjunto, constroem tipos de sociedades. E esta é a sua força.

A educação existe onde não há a escola e por toda parte podem haver redes e estruturas sociais de transferências de saber de uma geração a outra,onde ainda não foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado.

Brandão explica que os antropólogos pouco falam de educação, eles pouco querem falar do processo de ensino. Porque onde os andamaneses, os maori, os apaches ou os chavantes praticam, e os antropólogos identificam processos sociais de aprendizagem, não existe nenhuma situação propriamente escolar de transferência do saber tribal que vai do fabrico do arco e flecha à recitação das rezas sagradas dos deuses das tribo (BRANDÃO, 2006).

A natureza do homem,na sua dupla estrutura corpórea e espiritual,cria condições especiais para a manutenção e transmissão da sua forma particular e exige organizações físicas e espirituais, ao conjunto das quais damos o nome de educação. Na educação, como o homem a pratica, atua a mesma força vital, criadora e plástica, que espontaneamente impele todas as espécies vivas à conservação e à propagação de seu tipo. É nela, porém, que essa força atinge o seu mais alto grau de intensidade, através do esforço consciente do conhecimento e da vontade.

A educação é uma fração da experiência endoculturativa. Ela aparece sempre que há relações entre pessoas e intenções de ensinar-aprender. Intenções, por exemplo, de aos poucos ''modelar'' a criança, para conduzi-la a ser o ''modelo'' social de adolescentes, para torná-lo mais adiante um jovem e, depois,um adulto.Todos os povos sempre traduzem de alguma maneira esta lente transformação que a aquisição do saber deve operar. Ajudar a crescer, orientar a maturação, transformar em, tornar capaz, trabalhar sobre, domar, polir, criar, como um sujeito social, a obra, de que o homem natural é a matéria-prima.

A educação aparece sempre que surgem formas sociais de condução e controle da aventura de ensinar-e-aprender. O ensino formal é o momento em que a educação se sujeita à pedagogia (a teoria da educação), cria situações próprias para o seu exercício, produz os seus métodos, estabelece suas regras e tempos, e constitui executores especializados. É quando aparecem a escola, o aluno e o professor.

Em todos os cantos do mundo, primeiro a educação existe como um inventário amplo de relações interpessoais diretas no âmbito familiar, todo o saber que se transfere pela educação circula através de trocas interpessoais, de relação física e simbolicalicamente afetivas entre pessoas.

Ora, uma outra maneira de se compreender o que a educação é, ou poderia ser, procurar ver o que dizem sobre ela pessoas como legisladores, pedagogo, professores, estudantes e outros sujeitos um tanto mais tradicionalmente difíceis de entender, como filósofos e cientistas sociais.

Nos dois dicionários brasileiros mais conhecidos a educação aparece definida assim:

Ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações jovens para adaptá-las a vida social; trabalho sistematizado, seletivo, orientador, pelo qual nos ajustamos à vida, de acordo com as necessidades ideais e propósitos dominantes; ato ou efeito de educar; aperfeiçoamento integral de desumanas, polidez,cortesia" (MELHORAMENTOS, 2004, p.117).

Ao pretenderem estabelecer os fins da educação no país, nossos legisladores, pelo menos em teoria, falam sobre o que deve determinar e controlar o trabalho pedagógico em todos os seus graus e modalidade. De certo modo falam a respeito de uma educação idealizada, ou falam da educação através de uma ideologia. Mas, do outro lado do palco, intelectuais, educadores e estudantes fazem e refazem todos os dias a crítica da prática da educação no Brasil. Eles levantam questões e afirmam que, do ministério á escolinha, a educação nega no cotidiano o que afirma na lei.

De acordo com as idéias de alguns filósofos e educadores, a educação é um meio pelo qual o homem desenvolve pontencialidades biopsíquias inatas,mas que não atingiriam a sua pefeição (o seu amadurecimento,o seu desenvolvimento,etc) sem a aprendizagem realizada através de educação.

A teoria do desenvolvimento intelectual de Vygotsky, sustenta que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria, tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada, histórico-social.

4CONCLUSÃO

O livro de Carlos Rodrigues Brandão, expõe a educação de maneira neutra, onde não se toma partido para nenhuma teoria fixa. Os teóricos da educação sempre se definem na teoria do conflito ou do consenso, e Brandão mostrou a educação como ela é, aberta a todos e pertencente a todos.

Mas foi tomada uma linha, a qual se defendeu algo muito importante, o partido da educação. Esta foi apresentada do seu início, nos primórdios da humanidade, de modo a refletir sobre o que realmente vem a ser educação, libertando-se das paredes da escola, da figura do professor, e da principalmente escolaridade.

WHAT EDUCATION

Abstract

Education exists in all spheres of life of the individual. It exists in every person or social group exists. The education part of the production process of beliefs and ideas, skills and specialties that involve the exchange of symbols, goods and powers that, together, build types of companies. Education where there is no school and everywhere there may be social structures and networks for transfer of knowledge from one generation to another, where it still was not even created the shadow of some type of formal education and centralized. Discussing these ideas, I propose this article in order to average out the concept of education, its history and the social interactionist with reality.


Keyword: education, contextualization, interpersonal relationships.

REFERÊNCIAS

BRANDÃO, Rodrigues Carlos. O que é Educação. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2006, 115p.

MELHORAMENTOS. Dicionário de Língua Portuguesa. 1ª. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2004. 563p.


Autor: Osmir A. Cruz


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