REPRESENTATIVIDADE DA CEIA



A REPRESENTATIVIDADE DA CEIA

Lucas 22.15 à 19 disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta Páscoa, antes que padeça, porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no Reino de Deus.E, tomando o cálice e havendo dado graças, disse: Tomai-o e reparti-o entre vós,porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o Reino de Deus. E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim.

Poderia aquele que não gosta de participar das duas horas de cultos, sentir-se bem pela eternidade nos céus sem que pudesse constranger-se na terra de assim o fazer?

Qual o entendimento real da participação da ceia do NOSSO SENHOR se nãoconseguimos compreender que o que nos conta verdadeiramente é a participação das coisas celestes que ainda estão por acontecer em relação a nossa propositura de vida espiritual?

A Ceia é Memorial ou Ordenança?

Entendemosque participamos da Ceia como um memorial dos feitos praticados por Cristo naqueles dias em que aconteceram o tormento das incertezas dos seus discípulos. Quando Jesus divulga que desejou muito participar com eles aquele momento, para que entendessem o que estaria por lhe acontecer.

Desta forma, deixou-lhes uma ordem até que Ele retornasse. O que nos chama a atenção.

Sendo ordenança e tendo o povo REMIDO pactuado o compromisso dele participar, diz-se mister o fazê-lo com a consciência. Isto é, de mente e espírito centrado no ato em si, não com intuito de participar apenas do ritual. Note-se a isto, as reuniões de culto no dia onde se é ministrado a Santa Ceia, onde percebe-se que muitos aparecem à igreja naquele dia, objetivando participarem do ato sagrado. Fácil constatação, a falta de estacionamento em frente às igrejas no dia da ceia. Lota-se a nave do templo.

Sendo pois ORDENANÇA de um memorial à Cristo, a ceia não é de particular domínio, como se tem percebido, quando aquele que coordena diz que ela deva ser ministrada às pessoas MEMBRAS da Igreja, desprezando a ação da SUBSTITUIÇÃO à toda igreja invisível como corpo de Cristo, onde Ele é o cabeça do seu Reino aqui na terra. E donde se crê para salvação de todos os que PROFESSAM o Seu nome como Único nome para salvação. Como pode então se dizer que a ceia é particular à denominação, se em Lucas, Coríntios, João, diz respeito aos que crêem e até que Ele venha?

Ali fala que o homem deva se examinar a si mesmo. Quem discerne, deve saber se está em paz consigo mesmo e com Seu Senhor. Ato público de interesse individual. Foi e é, o feito de Cristo em morrer na cruz, derramando sangue e doando-se em sacrifício à toda a humanidade. Trucidado na carne, pregado por escândalo, esbofeteado em seu espírito, escorraceado no profundo da sua alma, ainda assim, clama ao Pai que perdoasse os seus malfeitores. 

Será pois ofertado somente à uma denominação na Grande Ceia nos céus, ou somente a um povo escolhido, conforme a revelação ao Apóstolo João, constante no livro de Apocalipse? Absolutamente não. Eis que se assim o fosse, teria Deus, somente alguns escolhidos. Ou seria a ceia somente para aqueles dos quadros de remidos desta ou daquela denominação espiritual? A Palavra de Deus menciona que fomos todos batizados num só Espírito, num só batismo, enxertados num só corpo, implantados numa só videira, onde o cabeça ainda é Cristo.

Então sendo ORDENANÇA e em que cada um deva examinar-se, o conceito de algumas instituições religiosas, está avesso às escrituras.

A "consubstanciação" é coisa relacionada à crença em que o que dela participa, deva aperceber-se em discernir bem as coisas espirituais como à espirituais. Cremos que o Senhor que nos ministra, Jesus, participa diretamente através da ação do Espírito Santo, quanto nos estimula a relembramos por fé, e faz-nos assim, aceitar que tudo quanto foi vivenciado pelos seus discípulos, foi verdadeiro e fiel às sagradas escrituras. Não teríamos Deus por mentiroso se assim não entendêssemos? Isto inclusive, é mencionado em 1 João 5:10 Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho.Perguntando à uma pessoa não evangélica o que ela entendia com "Santa"Ceia, coube a mim ouvir, que a ceia para ela é um ato de amor de Jesus às pessoas. Perguntei-lhe novamente: Pode uma pessoa participar sem discernir o que significa participar de um momento de algo que é SANTO? Ela não me soube dizer.

Por que?

Sabemos que quem tem a mente de Cristo discerne bem todas as coisas, mas quem não tem, não consegue perceber estas coisas.

Dei-lhe como exemplo: Se alguém que vive em pecado de adultério ou fornicação, participa da SANTA CEIA, estaria trazendo bem espiritual à si mesmo? Mencionei-lhe que segundo a Palavra de Deus, esta pessoa estaria trazendo condenação sobre si

Nosso conceito é diferente do conceito do incrédulo, onde ele crê que comendo do pão está participando diretamente da carne de Cristo, que é o caso da "transubstanciação", fazendo-se assim "mais santo".

De qualquer forma, importa a nós, que o nosso nome esteja no livro da vida. Participar da ceia como que para se sentir MAIS SANTO, não faz de ninguém menos pecador, mas sim, faz-nos mais apercebidos e vigilantes no que O MEMORIAL NOS ESTIMULA a praticarmos. Anunciando assim, a CRUCIFICAÇÃO, a MORTE e a RESSURREIÇAO de Cristo até que Ele Venha buscar sua noiva AMADA, onde todos os que crêem em seu nome, CREÊM para salvação de suas vidas da condenação eterna.

Quisera pudéssemos participar todo dia do Corpo e do Sangue de Cristo, como se assim por isto, estivéssemos cônscios que não poderíamos errar. Mas Deus nos dá a possibilidade de errarmos, sabendo que se incorrermos em nossos delitos, ainda assim há um fiel advogado junto a Ele. Por isso participamos de mês a mês deste tão grandioso MEMORIAL. Deus dá-nos liberdade de vida, e nos recomenda andarmos segundo os seus mandamentos, para que por eles obtendo conhecimento, possamos progredir em nossa jornada.

Assim cremos e assim temos falado. Deus nos fortaleza a cada dia mais. Amém !

Valdir Carvalho - Cascavel- PR - 15.5.2009


Autor: Valdir Carvalho


Artigos Relacionados


Como Amar? Como Ter Paz?

AbenÇoar E Orar

Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

Sobre Homossexualismo, Você Sabia?

Madeiro Em Vão

Recado

Ser Amigo Do Senhor