A IMPORTÂNCIA DA AULA INTRODUTÓRIA



AULA INTRODUTÓRIA

A aula introdutória diz respeito à introdução de um tema novo do conteúdo programático, contido na apostila ou no livro didático

O importante dessa aula são as atividades ou a atividade que o professor deverá planejar para propor aos alunos. Tais atividades devem aproximar o cotidiano do aluno, o seu mundo real, da sala de aula.

Chamamos de atividades incentivadoras porque as mesmas deverão despertar os motivos (internos) latentes no aluno, levando-o através da indução do professor, a conceituar , exatamente, o planejado por ele. Ameta é quequando o professor apresentar o assuntona apostila ou do livro didático, o aluno já tenha conceituado, o básico do novo conteúdo, ou seja, não constará como novidade para ele

É necessário que para planejar tais atividades "incentivadoras" o professor deve adentrar ao mundo da faixa etária com a qual trabalha, como: preferências musicais, esportes, brincadeiras, vocabulário, interesses sociais e psicológicos; caso contrário, não conseguirá atingir os motivos latentes no aluno.

É fundamental para o preparo da aula introdutória: planejar e induzir. O professor será orientador da atividade incentivadora planejada e proposta por ele.

Lembrar que a importânciana exploração da apostila ou do livro didático situa-se, exatamente, nas aulas introdutórias e, na complementação do conteúdo, quando necessário

a)A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR AS AULAS INTRODUTÓRIAS

As aulas introdutórias incluem: regras, direitos, limites a todos- inclusive ao professor.

O tipo de relacionamento entre professor e aluno é um dos fatores Todos trazemos, dentro de nós uma força motivacional que se diferencia de acordo com a faixa etária na qual nos encontramos

É necessário que o professor seutilize de incentivos (externos)que vão de encontro aos motivos latentes no aluno, a fim de despertá-los. É fundamental que o professor conheça as características específicas da faixa etária com a qualatua.

Só assim, os alunos sentirão interesse pela aula.

A sala de aula deve ser um mundo próximo ao dos alunos- evidenciamos, neste caso, importância da contextualização- a utilização de fatos do cotidiano. PORÉM SEM PLANEJAR AS AULAS INTRODUTÓRIAS ISSO SE FAZ IMPOSSÍVEL

Conhecer bem o aluno, fazer pontes entre o mundo jovem e o conteúdo, conseguir disciplina por o aluno estar ativo, exige: planejamento, comprometimento e paciência, O aluno interessado nunca é indisciplinado.

O mérito do professor está em levar à aprendizagem o aluno com dificuldade pois, o bom aluno vai bem, muitas vezes, apesar do professor.

Para desenvolver competências e habilidades ( saber aplicar a teoria na prática) o professor deve usar ao máximo a interdisciplinaridade, não compartimentalizando as disciplinas.

O professor planejando- motivando- agirá como orientador e só assim terá alunos ativos.

Não podemos deixar de considerar que sociedade e família mudaram- o professor também tem que mudar, procurando não competir coma a mídia, mas, considerando-a como sua aliada é está a importância de planejar para motivar

Há necessidade pois, de mudanças na postura do professor, Este deve vencer 3 barreiras: 1-psicológica 2- biológica 3- pessoal.

Fazendo parcerias com os alunos torna-se tudo mais fácil para o professor,. Devem existir acordos que determinantes da aprendizagem.

Elevar a auto-estima do aluno, principalmente dos que sentem maiores dificuldades, ébásico para que a aprendizagem se realiza e que ocorra interesse em aula

b) Exploração da apostila ou do livro didático

Importante: observar os objetivos ali contidos para poder planejar as aula introdutórias

Planejar é estudar- assim não se prenderá às perfumarias atendo-se aos conceitos principais do assunto ( principalmente em humanas) pois, dar aula lendo a apostila ou o livro didático, leva o aluno à percepção que o professor não a preparou devidamente levando-o a criticá-lo e não o considerando uma autoridade por "prestígio".

É importantecomplementar o conteúdo das apostila ou do livro didático, colocando situações problemas nas quais o aluno deverá aplicar os conceitos aprendidos


Autor: Maria Edmir Maranhão


Artigos Relacionados


Os Dez Mandamentos Do Professor

Um Professor Disciplinado Precisa De Um Plano De Aula

A Importância Da Interdisciplinaridade E Contextualização

A Importância Dos Jogos Na Aprendizagem Matemática

Dentro Do Ambiente Da Escolar, Qual A Sua Função? Professor De Educação Física

'o Trajeto Do Conhecimento: Uma Proposta De Interdependência Entre Professor E Aluno'

A AvaliaÇÃo Do Processo Ensino-aprendizagem