ARTIGOS RELIGIOSOS CATOLICOS - Que força é essa?



O que acontece com as pessoas ou, com a fé das pessoas, quando, concentram toda expectativa de um pedido espiritual nos ícones simbólicos, notadamente, os chamados “bentinhos”, artigos religiosos da cultura Católica?

 Pessoas que ainda não maturaram sua própria essência interior, sua espiritualidade, atrevem-se, muitas vezes, até, a fazer julgamentos precipitados e impróprios sobre a natureza sacralizada dos artigos catolicos.

Entretanto, objetos, textos, lugares, imagens, cds veiculam essências transcendentais sagradas, subtraídas ao mundo profano. O milagre, o êxtase, acontece em nosso interior, devido ao fato desses símbolos físicos (objetos) sagrados representarem, em nosso espírito, a essência de algo muito superior: do Cristo, dos Santos, dos Anjos, ou, da Virgem. Representam a intercessão de Deus junto a nós. Por estarem impregnados do “Divino”, veiculam a essência do sagrado pelo fio condutor da fé.

Por outro lado, é preciso reconhecer o rigor e comprovação, exigidos pelo Vaticano, sobre a miraculosidade de Santos, Mártires, intercessores cristãos, para que recebam o cânone comprobatório, de que são, realmente, fiados da revelação divina.

 A ligação transcendental entre as “coisas da terra e do Céu”, que se opera pela fé, é algo tão sério, que não se deve duvidar, nem se discutir. Pois é a “força extasial” mais poderosa e mais benigna do espírito humano. E sendo essa força “imperscrutável, inalienável, inefável”, não se submete ao jugo da ciência, da matemática ou, de qualquer sistema cartesiano.

Mas, atualmente, até mesmo a ciência, tem se aproximando muito da relação Homem-Deus para tentar explicar fenômenos do divino, agindo na alma humana.

Recentemente, vem surgindo até pesquisas sobre átomos sinérgicos num local privilegiado de nosso cérebro, reservado para o Supremo.

Sim, Deus, agindo dentro de nosso cérebro, segundo a ciência.

Assim, quando nos referimos a Artigos Religiosos, entenda-se, os objetos de cultuação religiosa que carregam origens, desde a tradição abraâmica e toda revelação monoteísta de Deus, testificada por profetas, confirmada por Cristo, Santos e Mártires, pela Virgem, por Anjos, até às mais recentes taumatúrgicas revelações.

Excluem-se aqui, todos os demais ícones, fetiches e signos de recentes seitas e prescrições duvidosas, tais como, animismo, (espíritos da natureza) e de novas ideologias, sem tradição ou, interesseiras, e fora do cristianismo histórico.

Pois, só mesmo o cristianismo fiel, que, cunhou formas e idealizou imagens fidedignas de sua própria cultura simbólica, pode testemunhar eficácia extasial sagrada, e o faz através de seu referencial católico, de milênios.


Autor: T. Ranto Rochar


Artigos Relacionados


Remorso

O Verdadeiro Pai

Visitação

Tudo Que Falta Amor Nunca Será Perfeito

A Sina De Ser Mulher

Metamorfoses

Aprendendo A Perdoar